KudoZ home » English to Portuguese » Government / Politics

blunt veto player

Portuguese translation: (exercício do) veto da minoria


13:18 Dec 23, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents - Government / Politics
English term or phrase: blunt veto player
Texto de ciência política, onde são descritos os diferentes tipos de legislaturas. Contexto:

Reactive obstructionist legislatures can be more active in policymaking, but their role is mainly one of a BLUNT VETO PLAYER, generally either blocking or appproving initiatives by the Executive branch.

Muito obrigado!
Marsel de Souza
Brazil
Portuguese translation:(exercício do) veto da minoria
Explanation:
Este tipo de legislatura não formula políticas; apenas reage às iniciativas do executivo, bloqueando-as ou sancionando-as. Age como (mesmo não sendo exatamente) uma representação minoritária (p.ex, 40%) em um sistema que exigisse, p.ex., 2/3 dos votos para aprovação. Mais ou menos: você tem mais poder que eu, mas precisa de mim para exercê-lo.



--------------------------------------------------
Note added at 9 hrs 33 mins (2005-12-23 22:52:30 GMT)
--------------------------------------------------

As a consequence, The Argentine Congress works more As a blunt veto player, rather
than As The originator of policies and Policy initiatives. ...
www.clas.berkeley.edu:7001/Events/ fall2000/09-20-00-spiller/index.html - 33k - Resultado Adicional -

(2000) well describe, the Congress foregoes specialization, which in turns
relegates the Congress to act mostly as A “blunt veto player.” ...
www.amherst.edu/~jcorrale/LASA 2001 paper.doc - Resultado Adicional -

The self-enforcing character of the system makes the reform of the Senate
impracticable, and makes that the Senate continues as a “blunt veto player”. ...
coase.org/2003budapestabstracts.htm - 65k -

--------------------------------------------------
Note added at 9 hrs 46 mins (2005-12-23 23:05:25 GMT)
--------------------------------------------------

Este "veto de minoria" é uma forma pejorativa - e não literal - de se referir ao Poder Legislativo quando este não assume um papel ativo na condução das políticas do país. Assim aplicada, essa expressão não significa que tal legislativo 'tem o poder de veto de minoria', e sim que ele '(só)age como uma minoria com poder de veto'.
Selected response from:

xxxMarttim
Grading comment
Muito obrigado a todos pela ajuda!
2 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4(exercício do) veto da minoriaxxxMarttim
4participação inopinada/não esperada/imprevista
Clauwolf


  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
participação inopinada/não esperada/imprevista


Explanation:
:) "Veto" omitido, pois o contexto também admite aprovação

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 66

48 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
(exercício do) veto da minoria


Explanation:
Este tipo de legislatura não formula políticas; apenas reage às iniciativas do executivo, bloqueando-as ou sancionando-as. Age como (mesmo não sendo exatamente) uma representação minoritária (p.ex, 40%) em um sistema que exigisse, p.ex., 2/3 dos votos para aprovação. Mais ou menos: você tem mais poder que eu, mas precisa de mim para exercê-lo.



--------------------------------------------------
Note added at 9 hrs 33 mins (2005-12-23 22:52:30 GMT)
--------------------------------------------------

As a consequence, The Argentine Congress works more As a blunt veto player, rather
than As The originator of policies and Policy initiatives. ...
www.clas.berkeley.edu:7001/Events/ fall2000/09-20-00-spiller/index.html - 33k - Resultado Adicional -

(2000) well describe, the Congress foregoes specialization, which in turns
relegates the Congress to act mostly as A “blunt veto player.” ...
www.amherst.edu/~jcorrale/LASA 2001 paper.doc - Resultado Adicional -

The self-enforcing character of the system makes the reform of the Senate
impracticable, and makes that the Senate continues as a “blunt veto player”. ...
coase.org/2003budapestabstracts.htm - 65k -

--------------------------------------------------
Note added at 9 hrs 46 mins (2005-12-23 23:05:25 GMT)
--------------------------------------------------

Este "veto de minoria" é uma forma pejorativa - e não literal - de se referir ao Poder Legislativo quando este não assume um papel ativo na condução das políticas do país. Assim aplicada, essa expressão não significa que tal legislativo 'tem o poder de veto de minoria', e sim que ele '(só)age como uma minoria com poder de veto'.

xxxMarttim
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 6
Grading comment
Muito obrigado a todos pela ajuda!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Hari Cavalcante
4 mins
  -> Obrigado, Hari.

agree  Claudio Mazotti: gostei...
12 mins
  -> Obrigado, Klausin.

agree  tania nogueira
25 mins
  -> Obrigado, Tânia.

agree  Marco Schaumloeffel
15 hrs
  -> Obrigado, Marco.