KudoZ home » English to Portuguese » Government / Politics

drive out the chaff

Portuguese translation: separar o joio


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:drive out the chaff
Portuguese translation:separar o joio
Entered by: Carla Selyer

12:42 Nov 10, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Government / Politics / text on political situation in Zimbabwe
English term or phrase: drive out the chaff
launching of an operation called 'Gukurahundi' meaning, 'drive out the chaff' - this operation was aimed at driving out dissidents from the Matabeleland area.
Carla Selyer
separar o joio
Explanation:
Da expressão "separar o trigo do joio".
Selected response from:

Isabel Peck
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +8separar o joio
Isabel Peck
3 +2remover a escória, separar (remover) o joio
Salvador Scofano and Gry Midttun
4expulsar o traste (indivíduo inútil)
Joon Oh
4acabar com a brincadeirarhandler
4separar o refugo
Flavio Steffen


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +8
separar o joio


Explanation:
Da expressão "separar o trigo do joio".

Isabel Peck
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Artur Jorge Martins
5 mins

agree  Vasco DUARTE-PACHECO
23 mins

agree  Isabel Maria Almeida
25 mins

agree  Carlos Quandt
27 mins

agree  Alexandra Gouveia
55 mins

agree  Lúcia Leitão
2 hrs

agree  airmailrpl: -
4 hrs

agree  Luciana Roppa
2 days4 hrs

2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
separar o refugo


Explanation:


--------------------------------------------------
Note added at 4 mins (2008-11-10 12:47:10 GMT)
--------------------------------------------------

Chaff é palha que sobra da colheita de cereais e outras plantas alimentícias; ou seja, o que é descartado, refugado.



Flavio Steffen
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

4 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
remover a escória, separar (remover) o joio


Explanation:
:)

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 139

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Carlos Quandt: o termo "remover" talvez esteja mais alinhado com o espírito da operação...
27 mins
  -> Obrigado

agree  airmailrpl: separar (remover) o joio
4 hrs
  -> Obrigado

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
acabar com a brincadeira


Explanation:
Assim o diria, para usar uma expressão bem comum em português. Veja estes exemplos:

Querem acabar com a brincadeira?
Isto é assim.... Muitos users daqui vao para o VideoGamer-pt só spammar, triplas contas, fazer asneiras portanto, eu como mod de lá, aviso: O próximo que ...
www.dragonball-pt.com/querem-acabar-com-a-brincadeira-t-351...

acabar com a brincadeira: blogs, artigos, filmes, pessoas e sites ...
O maior site de indexação, ranking e busca de blogs do Brasil. O seu guia na blogosfera para encontrar os melhores blogs, weblogs, fotologs, ...
http://blogblogs.com.br/tag/acabar com a brincadeira

O Acidental: Vamos lá a acabar com a brincadeira
Vamos lá a acabar com a brincadeira. Eis mais um. É para ser como os outros também, não é, Bruno? Amanhã já cá estás outra vez. ...
http://oacidental.blogspot.com/2005/02/vamos-l-acabar-com-br...

rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 68

14 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
expulsar o traste (indivíduo inútil)


Explanation:
sugestão:


to drive out
1 expelir, expulsar, fazer sair. 2 sair ou passear em carro, etc.
(http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php?lingua=...

chaff1
n 1 debulha, moinha, palhiço. 2 alimpa­dura, resíduos dos cereais. 3 fig droga, traste.
(http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php?lingua=...

Joon Oh
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in KoreanKorean, Native in PortuguesePortuguese