KudoZ home » English to Portuguese » Government / Politics

Swiss cheese

Portuguese translation: dessubstanciar


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:to turn into Swiss cheese
Portuguese translation:dessubstanciar
Entered by: Teresa Borges

18:37 Nov 2, 2013
English to Portuguese translations [PRO]
Government / Politics / NSA spying
English term or phrase: Swiss cheese
No mesmo artigo da pergunta anterior, aparece a frase:

The U.S. government is more than flexible with the rule of law by turning any notion of privacy into Swiss cheese.

Será que há alguma forma de dizer isto para além da literal?
Teresa Borges
Portugal
dessubstanciar
Explanation:
Dessubstanciar a noção de privacidade, enfraquecê-la, retirar-lhe substância.

--------------------------------------------------
Note added at 19 hrs (2013-11-03 14:36:52 GMT)
--------------------------------------------------

Acho que também servem minar (abrir cavidades, túneis, galerias...) ou então solapar.

--------------------------------------------------
Note added at 1 day20 hrs (2013-11-04 14:47:02 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Obrigado!
Selected response from:

BV1
Brazil
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2ao acabar com/destruir/desconsiderar qualquer noção de privacidade
Gabriel Ninô
4cheio de buracos
Nick Taylor
4por encher de lacunas qualquer noção de privacidade
Martin Riordan
4esburacando qualquer noção de privacidade
Humberto Ribas
4crivo
MLeiria
3dessubstanciarBV1


Discussion entries: 2





  

Answers


1 min   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
swiss cheese
crivo


Explanation:
Sugg.

2. [Figurado] Coisa que tem muitos buracos.

"crivo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013

MLeiria
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Notes to answerer
Asker: Boa ideia... Obrigada!


14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
by turning any notion of privacy into Swiss cheese
ao acabar com/destruir/desconsiderar qualquer noção de privacidade


Explanation:
Sugestão menos literal.

Gabriel Ninô
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Isabel Avelino: agree
7 hrs
  -> Obrigado

agree  Paulinho Fonseca
8 hrs
  -> Obrigado

52 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
swiss cheese
esburacando qualquer noção de privacidade


Explanation:
Eu traduziria tudo (turning any notion of privacy into Swiss cheese) com este sentido: esburacando qualquer noção de privacidade

Humberto Ribas
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
swiss cheese
por encher de lacunas qualquer noção de privacidade


Explanation:
"lacuna" traduz bem os buracos no queijo!

Martin Riordan
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
swiss cheese
cheio de buracos


Explanation:
cheio de buracos

Nick Taylor
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 20

19 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
swiss cheese
dessubstanciar


Explanation:
Dessubstanciar a noção de privacidade, enfraquecê-la, retirar-lhe substância.

--------------------------------------------------
Note added at 19 hrs (2013-11-03 14:36:52 GMT)
--------------------------------------------------

Acho que também servem minar (abrir cavidades, túneis, galerias...) ou então solapar.

--------------------------------------------------
Note added at 1 day20 hrs (2013-11-04 14:47:02 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Obrigado!

BV1
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Obrigada!
Notes to answerer
Asker: Boa alternativa! Tinha andado à volta de "retirar substância" mas não pensei no verbo...