KudoZ home » English to Portuguese » Government / Politics

senior investigating officer

Portuguese translation: investigador (da polícia)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:senior investigating officer
Portuguese translation:investigador (da polícia)
Entered by: Manuela Brehm

18:24 Dec 30, 2003
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Government / Politics
English term or phrase: senior investigating officer
police department
Manuela Brehm
investigador de polícia
Explanation:
PT-Brasil
Selected response from:

Paulo Celestino Guimaraes
Grading comment
Quero agradecer a todos as respostas dadas. Foi difícil optar por uma delas. Depois de falar com um agente da PJ, optei apenas por "investigador".
Um óptimo 2004 para vocês todos!
2 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +6investigador sênior
Claudia da Matta
5 +2oficial (agente) superior de investigaçãoAntónio Ribeiro
5investigador-chefe
Tania Marques-Cardoso
5investigador de polícia
Paulo Celestino Guimaraes
3investigador sênior
Clauwolf


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
investigador sênior


Explanation:
:)

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 66

30 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
oficial (agente) superior de investigação


Explanation:
Eu diria assim.

António Ribeiro
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 52

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Amilcar: Mas investigador / detetive superior (ou sinónimo, e.g., graduado) basta, e é mais claro. Em pt isso sugere imed o que faz as averiguações criminais, etc.
11 mins

agree  Mafalda d'Orey de Faria: ou chefe de investigação
1 hr

19 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
investigador de polícia


Explanation:
PT-Brasil

Paulo Celestino Guimaraes
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Grading comment
Quero agradecer a todos as respostas dadas. Foi difícil optar por uma delas. Depois de falar com um agente da PJ, optei apenas por "investigador".
Um óptimo 2004 para vocês todos!

1 day 6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
investigador-chefe


Explanation:
Olá!

Seguem, abaixo, alguns exemplos de uso:

Castelo MacWacko Highlander Brasil
... suspeita que o assassino, por saber o endereço da casa secreta, é da própria polícia.
Seguindo as pistas, acaba chegando ao Investigador-Chefe Andrew Ballin ...
geocities.yahoo.com.br/akadraven/hlts012.html - 6k - Em cache - Páginas Semelhantes

Policia
... O investigador-chefe, Ricardo Mendes, que junto com os policiais Olívio Bento e ... A
polícia tem a informação de que foi mesmo Jefferson quem praticou o roubo ...
www.estanciadeguaruja.com.br/ anteriores/4567/policia.html - 12k - Em cache - Páginas Semelhantes

Verbo Jurídico - Legislação - Estatuto da Polícia Judiciária ...
... que superiormente forem determinadas pelo director da Polícia Judiciária Militar. ... compostas
por dois militares, sendo um oficial investigador chefe de equipa ...
www.verbojuridico.net/legisl/2001/dl01_200.html - 51k - Em cache - Páginas Semelhantes

{ Revista TRIP }
... Volta o investigador-chefe: “É lenda, não existe nenhum desafeto que tenha
saído da prisão nos últimos tempos”. A polícia tem nas mãos apenas a ...
www2.uol.com.br/trip/109/sabotage/01.htm - 12k - Em cache - Páginas Semelhantes

Todo Dia
... Segundo a Polícia Militar, que fez o socorro, nenhuma testemunha foi ... Claudiney
Albino Xavier, solicitou o comparecimento do investigador chefe da Dise ...
www2.uol.com.br/tododia/ano2001/ maio/310501/policia.htm - 14k - Em cache - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de www2.uol.com.br ]

DENARC - Departamento de Investigações sobre Narcóticos
... Os policiais do investigador-chefe Oswaldo Cardenuto observaram toda a movimentação
no ferro velho para identificar os ... Assim, a Polícia pode centrar sua ...
www.policia-civ.sp.gov.br/denarc/news20030814.htm - 14k - Em cache - Páginas Semelhantes

Bom trabalho e um ótimo 2004 para você, Manuela!

Tania Marques-Cardoso
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Claudia da Matta: Não se sabe se ele é chefe. "Sênior" refere-se ao nível de experiência numa determinada função. Ele pode não ser o chefe.
6 mins
  -> É verdade, Cláudia, mas tanto a definição da função em inglês quanto a nomenclatura da carreira de investigador no Brasil indicam que se trata, sim, de um investigador-chefe. E, na hierquia empresarial, um gerente sênior está sempre acima de um júnior...

4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +6
investigador sênior


Explanation:
Minha sugestão.

--------------------------------------------------
Note added at 6 mins (2003-12-30 18:30:29 GMT)
--------------------------------------------------

Referências:


Ano 4, N. 207 - 07 de março de 2003.
... Atualmente é Professor Emérito da Escola de Comunicações e Artes da Universidade
de São Paulo; Investigador Senior do Laboratório de Jornalismo da ...
www.metodista.br/unesco/JBCC/jbcc207.htm - 47k - Em cache - Páginas Semelhantes

iG - NY TIMES
... circulação\", disse o dr. Mark T. Gladwin, investigador-sênior do centro
clínico do NIH, e autor do relatório. \"O nitrito não era ...
ultimosegundo.ig.com.br/useg/nytimes/ artigo/0,,1401964,00.html - 23k - Em cache - Páginas Semelhantes

Central de Softwares
... prática. \"É a mesma tecnologia que produz vídeos, cds e softwares\",
acredita o investigador sênior da BSA, Ralph Chiocco. \"O ...
www.softwares.com.br/noticias.asp?codnoticia=167 - 8k - Em cache - Páginas Semelhantes

Administração On Line FECAP - O Método do Estudo de Caso - ...
... O objetivo do treinamento e da preparação é o de criar condições para que
o investigador possa atuar como um Investigador Senior e, uma vez no campo ...
www.fecap.br/adm_online/art11/flavio.htm - 66k - Em cache - Páginas Semelhantes

FCE - Gestão de Riscos no Brasil
... e crédito. Atuou também como investigador sênior da BARRA, Inc.
em Berkeley, Califórnia, USA (1992-1995). Professor Visitante ...
www.fce.com.br/livroriscos/ texto_livroriscos_autores.htm - 101k


--------------------------------------------------
Note added at 1 day 9 mins (2003-12-31 18:33:02 GMT)
--------------------------------------------------

iG - Último Segundo
... quatro pessoas presas, duas teriam tido participação direta na morte do investigador.
As outras duas, entre elas a mulher, teriam escondido a arma do crime. ...
ultimosegundo.ig.com.br/useg/brasil/ artigo/0,,1426126,00.html - 41k - Em cache

Claudia da Matta
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Fogaccia
2 mins
  -> Obrigada, Marcelo.

agree  Henrique Serra
4 mins
  -> Obrigada, Henrique.

agree  Mayura Silveira
4 hrs
  -> Obrigada, Mayura.

agree  rhandler
5 hrs
  -> Obrigada, rhandler

agree  Sormane Fitzgerald Gomes
8 hrs
  -> Obrigada, spgomes

neutral  Tania Marques-Cardoso: Em todos os exemplos mencionados, "investigador" é sinônimo de "pesquisador" e está inserido em contextos acadêmicos.
23 hrs
  -> O termo usado no Brasil é 'investigador'. 'Sênior' entra para mencionar o nível de experiência do investigador.

neutral  António Ribeiro: Concordo totalmente com a Tânia. Os exemplos não são adequados à pergunta.
1 day 23 hrs
  -> O termo usado no Brasil é 'investigador' e não há como discutir. 'Sênior' entra para mencionar o nível de experiência do investigador.

agree  Claudio Mazotti
3 days 16 hrs
  -> Obrigada, klausinSP