KudoZ home » English to Portuguese » History

some (books) did give a feel for the period

Portuguese translation: alguns representam bem o clima do período


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:some (books) did give a feel for the period
Portuguese translation:alguns representam bem o clima do período
Entered by: Nicole Rodrigues

19:27 Dec 25, 2010
English to Portuguese translations [PRO]
History
English term or phrase: some (books) did give a feel for the period
Neither these books nor the others that might have been read at those libraries gave any of the pertinent obscure facts reported. Some did give a feel for the period 50 years prior to Antonia's life, and for the conflicts of that time.
Nicole Rodrigues
Ireland
alguns representam bem o clima do período
Explanation:
Me parece que com "give a feel" o autor quer dizer que os livros dão/criam uma sensação de saber como era viver àquela época. Não encontro expressão exata em português.
Selected response from:

Eduardo Matos
Grading comment
Gostei bastante da sua solução. Obrigada.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1alguns representam bem o clima do períodoEduardo Matos
4 +1alguns (livros) deram uma impressão do períodoMarlene Curtis
4Alguns (livros) conseguiram dar uma noção/visão da época
Nick Taylor
4alguns dão uma ideia sobre o período...mfs_trad
4alguns (livros) fizeram sentir o clima do períodoFernando Okabe Biazibeti


  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
alguns representam bem o clima do período


Explanation:
Me parece que com "give a feel" o autor quer dizer que os livros dão/criam uma sensação de saber como era viver àquela época. Não encontro expressão exata em português.

Eduardo Matos
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Gostei bastante da sua solução. Obrigada.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Salvador Scofano and Gry Midttun: Boa solução.
15 hrs
  -> thanks!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
alguns (livros) deram uma impressão do período


Explanation:

feel
s. sensação, tato, impressão; sentido de realização, toque (gíria

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 80

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  tfaulkner
39 mins
  -> Grata!

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
alguns dão uma ideia sobre o período...


Explanation:
"dar uma ideia" é uma expressão comum em PT-PT
Ser ter disponível mais texto, penso que na frase em causa o verbo fica melhor no presente

mfs_trad
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
alguns (livros) fizeram sentir o clima do período


Explanation:
Prefiro assim.

Fernando Okabe Biazibeti
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 7

2 days 5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Alguns (livros) conseguiram dar uma noção/visão da época


Explanation:
Alguns (livros) conseguiram dar uma noção/visão da época

Nick Taylor
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 8