KudoZ home » English to Portuguese » Human Resources

psychological withdrawal

Portuguese translation: retracção psicológica


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:psychological withdrawal
Portuguese translation:retracção psicológica
Entered by: Carla G..

21:55 Jan 15, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Human Resources
English term or phrase: psychological withdrawal
failing to give due attention to employee's well-being may lead to psychological withdrawal, which may in turn lead to lateness, absence or even sabotage, as well as resignation
Carla G..
retracção psicológica
Explanation:
sugg
Selected response from:

Freitas e Silva
Portugal
Grading comment
confirmado com psiquiatra. Obrigada
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3retraimento psicológicoMarlene Curtis
4 +1retracção psicológicaFreitas e Silva
4afastamento psicológico
Elvira Alves Barry
4alheamento
Paula Pereira Fernandes
3 +1ausência mental/psicológica
CristinaPereira
4evitar envolvimento emocional
Mrs Wood
3recolhimento psicológico
Maribel Cascão


  

Answers


1 min   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
retracção psicológica


Explanation:
sugg

Freitas e Silva
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 145
Grading comment
confirmado com psiquiatra. Obrigada

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Humberto Ribas: Retraçao (Pt-Br). E que venha o Acordo.
11 hrs
  -> Obrigado, Humberto.

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
retraimento psicológico


Explanation:
VEJA on-line- [ Translate this page ]O declínio progressivo da saúde de Beethoven ocorria paralelamente ao seu crescente retraimento psicológico e ao aprofundamento da sua ansiedade. ...
veja.abril.com.br/idade/exclusivo/081204/trecho_beethoven.html - 18k - Cached - Similar pages - Note this

.: Libertas :.- [ Translate this page ]O trabalhador, vítima de um acidente de trabalho grave ou exposto a situações de perda e danos, pode vir a desenvolver sintomas de retraimento psicológico e ...
www.libertas.com.br/index.php?central=noticia&canal=noticia... - 53k


--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2008-01-15 22:07:58 GMT)
--------------------------------------------------

Psicologia: ciência e profissão - Sintomatologia depressiva em ...As situações de perda podem, por meio do retraimento, causar danos ..... pela Universidade Aberta de Lisboa - Portugal, Departamento de Psicologia, ...
pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932007000200005&lng=pt&nrm=iso - 59k -


Marlene Curtis
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 684

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Almeida: Quando eu estudei psicologia, eu vi muito essa expressão. Entre as oferecidas pelos membros do site , pra mim essa é a mais adequada.
3 hrs
  -> Grata Marcelo! Pesquiso bastante antes de dar uma respota.

agree  Humberto Ribas
11 hrs
  -> Grata.

agree  Marcella Lang
11 hrs
  -> Grata Marcela!

41 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
recolhimento psicológico


Explanation:
É uma hipótese.

http://www.psicologia.com.pt/artigos/imprimir_o.php?codigo=A...


Maribel Cascão
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

42 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
ausência mental/psicológica


Explanation:
No sentido de que o funcionário está fisicamente presente no local de trabalho, mas desmotivado... mentalmente ausente. Não sei se será isto, mas espero que ajude!

[PDF] (Microsoft Word - livrar-se do medo na sua empresa e aumentar o ...Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
—ausência mental“nas suas organizações. Muitos gestores simplesmente não sabem que ... uma alta taxa de ausência mental,motivação de pessoallimitada, ...
www.gesventure.pt/newsletter/artnews.asp?uid=2&aid=331 - Páginas semelhantes

Newsletter Gesventure Nº 21Ou seja a generalidade dos gestores, nomeadamente os de recursos humanos, não estão em condições de medir o impacto deste fenómeno de “ausência mental” nas ...
www.gesventure.pt/newsletter/newsletter_n21.htm - 40k - Em cache - Páginas semelhantes
Mais resultados de www.gesventure.pt »

[PDF] Espiritualidade nas organizações, positividade e desempenhoFormato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
Comprometimento organizacional e ausência psicológica: Afinal, quantas dimensões? Revista de Administração de Empresas, 43(4), 25-35. ...
www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/cog/v13n1/v13n1a02.pdf - Páginas semelhantes


CristinaPereira
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 97

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
1 hr
  -> Obrigada, Ralph

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
evitar envolvimento emocional


Explanation:
4. withdrawal - avoiding emotional involvement

http://www.thefreedictionary.com/withdrawal

Mrs Wood
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
alheamento


Explanation:
Eu diria simplesmente assim.

Exemplo (se bem que é um blog, mas pode servir de referência...):

* Troll Urbano *: Eleições na Autoeuropa
... por cartão partidário alguns há duas decadas,são estes burocratas que infelizmente têm conduzido à desmotivação e alheamento dos trabalhadores. ...
troll-urbano.weblog.com.pt/arquivo/2006/03/eleicoes_na_aut.html


Paula Pereira Fernandes
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 24

14 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
afastamento psicológico


Explanation:
exemplo:

http://www.netprof.pt/netprof/servlet/getDocumento?id_versao...

Elvira Alves Barry
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 4