KudoZ home » English to Portuguese » Insurance

ship's protest

Portuguese translation: protesto do mar/do navio


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:ship's protest
Portuguese translation:protesto do mar/do navio
Entered by: CicaBarth

19:20 Sep 6, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Insurance
English term or phrase: ship's protest
Pode ser também: "sea protest" e "captain protest".
Em espanhol, é "protesta de mar"
CicaBarth
protesto do mar/do navio/relatório de mar
Explanation:
Definição Relatório feito por escrito perante um notário público, uma autoridade marítima ou uma entidade consular, pelo Comandante de um navio, à chegada a um porto, na qual se declara que o navio se encontrou perante circunstâncias fora do seu controlo, tais como mau tempo, as quais se supõem ter causado danos ao navio ou à sua carga e que a tripulação empregou todas as diligências para evitar tais danos.
Refª definição Sociedade de Geografia de Lisboa. Secção de Transportes - Glossário Marítimo Comercial . Lisboa : Sociedade de Geografia , 2003

Termo protesto de mar
Fiabilidade 3 (Fiável)
Refª termo Sociedade de Geografia de Lisboa. Secção de Transportes - Glossário Marítimo Comercial . Lisboa : Sociedade de Geografia , 2003
Nota sobre o termo Há modelos consagrados que auxiliam a elaborar este documento.;REF:Sociedade de Geografia de Lisboa. Secção de Transportes - Glossário Marítimo Comercial . Lisboa : Sociedade de Geografia , 2003
Data 24/09/2003

Termo protesto do navio
Fiabilidade 3 (Fiável)
Refª termo Sociedade de Geografia de Lisboa. Secção de Transportes - Glossário Marítimo Comercial . Lisboa : Sociedade de Geografia , 2003
Nota sobre o termo Há modelos consagrados que auxiliam a elaborar este documento.;REF:Sociedade de Geografia de Lisboa. Secção de Transportes - Glossário Marítimo Comercial . Lisboa : Sociedade de Geografia , 2003
Data 24/09/2003

Termo relatório de mar
Fiabilidade 3 (Fiável)
Refª termo Sociedade de Geografia de Lisboa. Secção de Transportes - Glossário Marítimo Comercial . Lisboa : Sociedade de Geografia , 2003
Nota sobre o termo Há modelos consagrados que auxiliam a elaborar este documento.;REF:Sociedade de Geografia de Lisboa. Secção de Transportes - Glossário Marítimo Comercial . Lisboa : Sociedade de Geografia , 2003
Data 24/09/2003

Termo protesto
Fiabilidade 3 (Fiável)
Refª termo Sociedade de Geografia de Lisboa. Secção de Transportes - Glossário Marítimo Comercial . Lisboa : Sociedade de Geografia , 2003
Nota sobre o termo Há modelos consagrados que auxiliam a elaborar este documento.;REF:Sociedade de Geografia de Lisboa. Secção de Transportes - Glossário Marítimo Comercial . Lisboa : Sociedade de Geografia , 2003
Data 24/09/2003

Fonte: IATE
Selected response from:

Mariana Moreira
Portugal
Grading comment
Obrigada, Mariana!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2protesto do mar/do navio/relatório de mar
Mariana Moreira
3Atestado/Declaração dos riscos da viagem (periculosidade da viagem)
Marcos Antonio


  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
protesto do mar/do navio/relatório de mar


Explanation:
Definição Relatório feito por escrito perante um notário público, uma autoridade marítima ou uma entidade consular, pelo Comandante de um navio, à chegada a um porto, na qual se declara que o navio se encontrou perante circunstâncias fora do seu controlo, tais como mau tempo, as quais se supõem ter causado danos ao navio ou à sua carga e que a tripulação empregou todas as diligências para evitar tais danos.
Refª definição Sociedade de Geografia de Lisboa. Secção de Transportes - Glossário Marítimo Comercial . Lisboa : Sociedade de Geografia , 2003

Termo protesto de mar
Fiabilidade 3 (Fiável)
Refª termo Sociedade de Geografia de Lisboa. Secção de Transportes - Glossário Marítimo Comercial . Lisboa : Sociedade de Geografia , 2003
Nota sobre o termo Há modelos consagrados que auxiliam a elaborar este documento.;REF:Sociedade de Geografia de Lisboa. Secção de Transportes - Glossário Marítimo Comercial . Lisboa : Sociedade de Geografia , 2003
Data 24/09/2003

Termo protesto do navio
Fiabilidade 3 (Fiável)
Refª termo Sociedade de Geografia de Lisboa. Secção de Transportes - Glossário Marítimo Comercial . Lisboa : Sociedade de Geografia , 2003
Nota sobre o termo Há modelos consagrados que auxiliam a elaborar este documento.;REF:Sociedade de Geografia de Lisboa. Secção de Transportes - Glossário Marítimo Comercial . Lisboa : Sociedade de Geografia , 2003
Data 24/09/2003

Termo relatório de mar
Fiabilidade 3 (Fiável)
Refª termo Sociedade de Geografia de Lisboa. Secção de Transportes - Glossário Marítimo Comercial . Lisboa : Sociedade de Geografia , 2003
Nota sobre o termo Há modelos consagrados que auxiliam a elaborar este documento.;REF:Sociedade de Geografia de Lisboa. Secção de Transportes - Glossário Marítimo Comercial . Lisboa : Sociedade de Geografia , 2003
Data 24/09/2003

Termo protesto
Fiabilidade 3 (Fiável)
Refª termo Sociedade de Geografia de Lisboa. Secção de Transportes - Glossário Marítimo Comercial . Lisboa : Sociedade de Geografia , 2003
Nota sobre o termo Há modelos consagrados que auxiliam a elaborar este documento.;REF:Sociedade de Geografia de Lisboa. Secção de Transportes - Glossário Marítimo Comercial . Lisboa : Sociedade de Geografia , 2003
Data 24/09/2003

Fonte: IATE

Mariana Moreira
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 56
Grading comment
Obrigada, Mariana!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Isabel Maria Almeida
13 hrs
  -> Isabel, obrigada

agree  Luciana Roppa
11 days
  -> Luciana, obrigada

22 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Atestado/Declaração dos riscos da viagem (periculosidade da viagem)


Explanation:
Opção

Creio ser algo neste sentido. É atestado os riscos da viagem e exime o comandante/tripulação por qualquer tipo de acidente.

- PROTEST, mar. law. A writing, attested by a justice of the peace or a consul, drawn by the master of a vessel, stating the severity of a voyage by which a ship has suffered, and showing it was not owing to the neglect or misconduct of the master. Vide Marsh. Ins. 715, 716. See 1 Wash. C. R. 145; Id. 238; Id. 408, n.; 1 Pet. C. R. 119; 1 Dall. 6; Id. 10; Id. 317; 2 Dall. 195; 3 Watts & Serg. 144; 3 Binn. 228, n.; 1 Yeates, 261. (The freedictionary)

- A ship captain's Protest is a formal security measure taken by him to eliminate any suspicion or suggestion that his crew, he or his ship's officers have been negligent or that their conduct has caused damage or loss to his ship or cargo during the course of its voyage under his command. www.publicnotary.com.au/ - 17k

- A sea protest protects the charterer or shipowner from claims of damage caused by the perils of the sea. Once clear of the customs the next duty of the ...
en.wikipedia.org/wiki/Sea_protest - 16k

-


Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 22