KudoZ home » English to Portuguese » Internet, e-Commerce

quid pro quo

Portuguese translation: reciprocidade das obrigações contratuais


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:quid pro quo
Portuguese translation:reciprocidade das obrigações contratuais
Entered by: Laerte da Silva

00:05 May 17, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents - Internet, e-Commerce / internet
English term or phrase: quid pro quo
Jurisdictional Quid Pro Quo and the Law of Cyberspace
Laerte da Silva
Brazil
reciprocidade das obrigações contratuais
Explanation:
Law Dictionary
Maria Chaves de Mello
Editora Pergaminho

Selected response from:

Mirjam6
Grading comment
To the point! Many tx!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +10EquívocoAntónio Ribeiro
5 +3reciprocidade das obrigações contratuaisMirjam6
4 +1equivalência
Roberto Cavalcanti
4compensação
Emilia Carneiro


  

Answers


17 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
equivalência


Explanation:
Quid Pro Quo é latim e significa: uma coisa pela outra
No Roget's Thesaurus temos: equivalent, compensation, consideration

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-18 19:33:57 (GMT)
--------------------------------------------------

qüiproquó é um termo em português derivado do latim Quid Pro Quo.
Segundo o Houaiss era o título de um livro que havia nas farmácias, que indicava as substâncias equivalentes, que poderiam ser usadas para substituir as receitadas pelo médico caso a farmácia não as possuisse.
A acepção de confusão ou engano para este termo veio por extensão e por metáfora: a confusão causada pelo engano no uso do livro.
Portanto não se pode dizer que qüiproquó seja a tradução de Quid Pro Quo partindo do inglês.

Roberto Cavalcanti
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 32

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Brazman
56 mins
  -> Thks

32 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +10
Equívoco


Explanation:
A palavra "quiproquó" existe em português e significa: erro de interpretação, equívoco, confusão.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-18 21:59:24 (GMT)
--------------------------------------------------

Para o Robcav:

Mais uma vez peço desculpa por o contrariar. O trema, é um sinal ortográfico que já não se usa em Portugal. Para esclarecimento sobre a LÍNGUA PORTUGUESA, queira por favor referir-se ao Prontuário Ortográfico que indiquei numa das minhas respostas anteriores.
Não quero com isto dizer que o Robcav está errado. O colega só tem que admitir que eu sou Português e que dou respostas em português (europeu). Por consequência ( e não conseqüência), discordar e escrever \"qüiproquó com trema\", não foi na realidade a melhor opção.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 17

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  mary bueno
33 mins

agree  Gino Amaral: Sugiro ainda engano ou mal-entendido.
56 mins

agree  Jorge Freire
4 hrs

agree  Ligia Dias Costa
7 hrs

agree  Pedro Sítima
8 hrs

agree  Ivone Dias
8 hrs

agree  Gabriela Frazao
10 hrs

agree  Toze
10 hrs

agree  José Antonio Azevedo
16 hrs

agree  PauloPereira
21 hrs

agree  Karin Usher
22 hrs

disagree  Roberto Cavalcanti: qüiproquó com trema
1 day18 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
compensação


Explanation:
Michaelis Dictionary:
n Latim quiproquó: uma coisa pela outra, compensação.

Microsoft Bookshelf explanation:

quid pro quo (kwîd´ pro kwo´) noun
plural quid pro quos or quids pro quo
An equal exchange or substitution.



Emilia Carneiro
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

8 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
reciprocidade das obrigações contratuais


Explanation:
Law Dictionary
Maria Chaves de Mello
Editora Pergaminho



Mirjam6
PRO pts in category: 4
Grading comment
To the point! Many tx!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  ana_brum
40 mins

agree  Ana Rita Santiago: Black's Law Dic.: mutual consideration which passes between the parties to a contract, and which renders it valid and binding.
2 hrs

agree  Regina Boltz
15 hrs