KudoZ home » English to Portuguese » Investment / Securities

mortgage derivative

Portuguese translation: Derivativo Hipotecário


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:mortgage derivative
Portuguese translation:Derivativo Hipotecário

For term searches and specialty glossaries, please try the new GBK glossaries
14:17 Nov 25, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Investment / Securities
Additional field(s): Finance (general), Real Estate
English term or phrase: mortgage derivative
Definition from BusinessDictionary.com :
Security that generates income for the investor from the payments of principal and interest on the underlying pool of mortgages. Mortgage backed securities and mortgaged backed passthrough securities are mortgage derivates.

Example sentence(s):
  • This National Association of Securities Dealers arbitration involved suitability, excessive trading, and markup claims stemming from mortgage derivative security sales to a not-for-profit community hospital. ersgroup.com
  • A mortgage derivative is an investment product that really increase returns when things go well, and REALLY rack up loses when things don’t. biggerpockets.com
  • The holders of these mortgage derivatives are spread out among many buyers, who buy huge chunks at a set risk and return. There is now way these can be reset to help the defaulting mortgages. PrudentSquirrel.com
Glossary-building KudoZ




This question was created by:
Enrique
Enrique
Argentina


This question is closed

Derivativo Hipotecário
Definition:
Os problemas com estes mercados se desenvolveram quando os investidores alavancaram suas posições enormemente ao incluir derivativos hipotecários em suas carteiras.
Selected response from:

Marcio Tondin
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of translations provided
4 +2Derivativo Hipotecário
Marcio Tondin
1Títulos lastreados em hipotecasJamili Jarouche


  

Translations offered


56 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
Derivativo Hipotecário


Definition from own experience or research:
Os problemas com estes mercados se desenvolveram quando os investidores alavancaram suas posições enormemente ao incluir derivativos hipotecários em suas carteiras.

Example sentence(s):
  • Os problemas com estes mercados se desenvolveram quando os investidores alavancaram suas posições enormemente ao incluir derivativos hipotecários em suas carteiras. - Nathal & Candlesticks  

Explanation:
Derivativos Hipotecários

Algumas informações que consegui reunir, que espero, possam elucidar algumas dúvidas sobre a alavancagem sobre os créditos imobiliarios...

olha ... seriam os pacotes de crédito conhecidos como Collateralised Debt Obligation (CDOs).

Nesses emanharados contábeis ( sim... lá também tem isso !) é criado uma empresa de "propósito específico" para adquirir vários empréstimos ou bônus e passar a emitir títulos vinculados a esses créditos.

Em 2006, foram emitidos nada mais do que US$ 489 bi em papéis de CDOs (dados do Banco para Compensações Internacionais - BIS). Existem ainda estruturas de CDOs um pouco mais complexas: * as montadas não com crédito efetivo, mas com derivativos de crédito. São os chamados CDOs sintéticos:

* Há CDOs ao quadrado - os CDOs que investem em CDOs

* Ouviu falar em CDOs ao cubo, que investem em CDOs que já investiram em CDOs?

Em 2006, foram lançados US$ 450 bi em títulos de CDOs sintéticos, segundo informa o BIS. Nesses CDOs, o crédito de maior risco é o chamado de Equity, o de risco médio, de Júnior, e o de menor risco, de Sênior. No meio do Júnior e o Equity, há o Mezzanino.

Como possuem fatias de crédito de baixo risco (pulverizados), os CDOs conseguem emitir papéis com a melhor classificação de risco de crédito: "AAA".

É claro que as hipotecas de maior risco estão na categoria Equity dos CDOs.

Foi a aquisição desses títulos Equity que levou a Bears Stearns a levar dois de seus fundos de hegde virarem água e a ter a sua nota de crédito rebaixada...

Por enquanto, acho que só essa categoria foi afetada. Mas, à medida que o tempo passa, o desemprego aumenta nos Estados Unidos, mais tomadores de empréstimos no mercado hipotecário americano ficam inadimplentes, com impactos que ainda poderão ser sentidos no futuro não muito distante.

Não é à toa que o dado sobre o desemprego americano divulgado semana passada trouxe tantas tensões ao mercado internacional.

Os juros das hipotecas são ajustados em épocas determinadas (semestral/anualmente), ampliando mais a inadimplência potencial ainda não contabilizada.Portanto, se a inadimplência crescer mais, as perdas na parcela equity dos CDOs poderão contagiar as demais, afetando todo o ciclo.

O perigo é um rebaixamento nas notas de risco de crédito dos CDOs (a Moody's parece que já cogitou) o que deveria forçar os fundos mais conservadores, que compram papéis "AAA", a também acabarem tendo de contabilizar fortes perdas.
Espero poder ter ajudado !
Marcio Tondin
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Maria Carl: Eu diria mais "derivado hipotecário", ou seja produtos financeiros derivados das hipotecas
3 days2 mins

Yes  Teresa Filipe: concordo com a Maria. "derivado hipotecário"
3 days10 mins

4 hrs   confidence: Answerer confidence 1/5Answerer confidence 1/5
Títulos lastreados em hipotecas


Definition from Uol - O Globo:
Analistas do Bank of America Securities previram um cenário fraco para os bancos de investimento neste ano, por conta da desaceleração do crescimento econômico e da exposição das instituições a ativos e derivativos lastreados em hipotecas.

O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) ampliou os esforços para apoiar os mercados de crédito por meio da criação de novos programas que visam impulsionar o crédito ao consumidor e o mercado de títulos lastreados em hipotecas.

Example sentence(s):
  • O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) ampliou os esforços para apoiar os mercados de crédito por meio da criação de novos programas que visam impulsionar o crédito ao consumidor e o mercado de títulos lastreados em hipotecas. - O Globo  
Jamili Jarouche
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The glossary compiled from Glossary-building KudoZ is made available openly under the Creative Commons "By" license (v3.0). By submitting this form, you agree to make your contribution available to others under the terms of that license.
Creative Commons License