Taxes can be taxing

Portuguese translation: Os impostos podem pesar no bolso

English term or phrase:Taxes can be taxing
Portuguese translation:Os impostos podem pesar no bolso
Entered by: Marianna de Oliveira

17:12 Feb 2, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Marketing - IT (Information Technology)
English term or phrase: Taxes can be taxing
Configure your rates an delivery according to your location and shipping carriers.
Set Tax
Taxes can be taxing!
Configure taxes to be automatically added during checkout.
Andre Damasceno
Brazil
Os impostos podem pesar no bolso!
Explanation:
A sentença me pareceu mais descontraída, como se buscasse chamar a atenção do usuário. Digo isso por conta da pontuação. Ainda que o inglês faça uso descabido das exclamações, nesse caso o próprio jogo de palavras me pareceu levar para um tom menos sério.

Portanto, fiz uma adaptação que leva a mesma ideia ao leitor.
Selected response from:

Marianna de Oliveira
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2impostos podem ser onerosos
Lee Oliveira
4 +3Os impostos podem dar muita dor de cabeça!
Matheus Chaud
4Os impostos podem pesar no bolso!
Marianna de Oliveira
4 -1Os impostos podem ser altos
Wellington Lima
3 -1Para não deixar que os impostos comecem a impor-se!
Nuno Rosalino
3 -1as taxas de impostos podem ser uma tarefa estenuante
jorges


Discussion entries: 3





  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): -1
taxes can be taxing
Para não deixar que os impostos comecem a impor-se!


Explanation:
Uma sugestão para tentar manter o jogo de palavras.

Nuno Rosalino
Portugal
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  ulissescarvalho: ?? Impostos a impor-se? Não faz muito sentido
3 hrs
  -> https://goo.gl/mfTPgZ Usado como verbo pronominal, como na minha sugestão, o verbo impor tem uma carga de incómodo associada (ver também: https://goo.gl/YN9MUC) Mantém também o jogo de palavras. É possível que não seja é comum em pt-br.

10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
taxes can be taxing
impostos podem ser onerosos


Explanation:
taxing (British)
(ˈtæksɪŋ ) adjective

demanding, onerous, and wearing

https://www.collinsdictionary.com/dictionary/english/taxing

Lee Oliveira
Brazil
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  itineuropa
35 mins
  -> tks, itineuropa!

agree  Claudio Mazotti
2 hrs
  -> tks, Claudio!

disagree  ulissescarvalho: Falso cognato. Onerous não significa oneroso. Significa extenuante.
3 hrs
  -> https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portug...

agree  Mario Freitas: Não é onerous, Ulisses, é taxing.
4 hrs

15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
taxes can be taxing
Os impostos podem dar muita dor de cabeça!


Explanation:

https://www.collinsdictionary.com/dictionary/english/taxing
taxing =
a taxing task or problem is one that requires a lot of mental or physical effort.



taxing = difficult, and needing a lot of physical or mental effort
(MacMillan)

Matheus Chaud
Brazil
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 335

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Vozone: Isso mesmo!
1 hr
  -> Obrigado, Ana!

agree  Claudio Mazotti
2 hrs
  -> Grato, Claudio!

disagree  ulissescarvalho: O significado é esse mas perdeu o jogo de palavras entre tax e taxing
3 hrs
  -> Sim, mas pelo menos o significado foi preservado. Sabe de alguma solução que preserve o significado (que é o principal) e ainda mantém o jogo de palavras? Poderia postar para a gente, em vez de apenas criticar...

agree  Mario Freitas:
4 hrs
  -> Obrigado, Mário!

agree  Oliveira Simões: Faz sentido a sua argumentação à parte. Revi o meu voto em razão disso. Valeu!
7 hrs
  -> Agradeço, Oliveira!

34 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
taxes can be taxing
Os impostos podem ser altos


Explanation:
Uma sugestão, pelo que eu entendi, taxing pode transmitir esse sentido.

Wellington Lima
Brazil
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  ulissescarvalho: Não é esse o significado de taxing em dicionário algum.
3 hrs

2 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): -1
taxes can be taxing
as taxas de impostos podem ser uma tarefa estenuante


Explanation:
aplicar as taxas de impostos pode ser estenuante

--------------------------------------------------
Note added at 1 dia 1 hora (2018-02-03 18:21:56 GMT)
--------------------------------------------------

Pois! É 'extenuante'. Peço desculpa!

jorges
Does not meet criteria
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  ulissescarvalho: Estenuante com s não existe
1 hr

1 day 8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
taxes can be taxing!
Os impostos podem pesar no bolso!


Explanation:
A sentença me pareceu mais descontraída, como se buscasse chamar a atenção do usuário. Digo isso por conta da pontuação. Ainda que o inglês faça uso descabido das exclamações, nesse caso o próprio jogo de palavras me pareceu levar para um tom menos sério.

Portanto, fiz uma adaptação que leva a mesma ideia ao leitor.

Example sentence(s):
  • Os impostos podem pesar no bolso, evite dor de cabeça ao contratar nosso serviço.
Marianna de Oliveira
Brazil
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4