KudoZ home » English to Portuguese » Law: Contract(s)

actual injury or damages

Portuguese translation: avarias/estragos ou danos efetivos (às instalações)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:actual injury or damages
Portuguese translation:avarias/estragos ou danos efetivos (às instalações)
Entered by: rhandler

13:38 Nov 2, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents - Law: Contract(s) / Audiovisual - locações
English term or phrase: actual injury or damages
O texto é um contrato referente a uma "locação" para produção audiovisual ("location", não "rental"). O contexto:

"XXX agrees to indemnify YYY for any actual injury or damages to the premises..."

Eu normalmente traduziria "damages" por "danos" e "injury" por "lesões". Porém, não só "actual injury" parece ter um sentido jurídico específico, como também parece se aplicar a coisas (as "premises" propriedade de YYY), não pessoas. Gostaria de sua ajuda.
Bruno Parga
United States
estragos ou danos efetivos (às instalações)
Explanation:
"Injury", no caso, deve ser traduzido como "estragos", pois não se causam ferimentos a coisas. Estragos e danos, claro, podem ocorrer. Veja estes exemplos:

[PDF] UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
despesas resultantes de estragos, ou danos no equipamento, ... ocupantes do quarto ou módulo responsáveis pelos estragos ou danos verificados. ...
http://aeiou.guiadoestudante.pt/sas/UNL_SAS_RegRes.pdf


[PDF] I CONDIÇÕES DE ALOJAMENTO
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
destina a caucionar quaisquer despesas resultantes de estragos, ou danos no ... solidariamente pelos estragos ou danos verificados. ...
www.fct.unl.pt/aluno/gam/mobilidade-europeia/normas_em_port...
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Obrigado ao rhandler e a todos os que responderam. Acabei optando por "avarias" e me convencendo de que não se trata de um termo jurídico específico.
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3estragos ou danos efetivos (às instalações)rhandler
5ofensas e danos efetivos
M. Celina Alonso Neves
4estragos ou danos provocados nas instalações
Maria C Dias
4prejuízos ou danos verdadeiros
Lucio Pereira
4ferimento(s) ou danos reaisMarlene Curtis
1perdas e danos
Elcio Carillo


Discussion entries: 3





  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ferimento(s) ou danos reais


Explanation:
Diria assim...

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2008-11-02 13:50:03 GMT)
--------------------------------------------------

FAVOR DESCONSIDERAR MINHA RESPOSTA. NÃO PODE HAVER FERIMENTOS EM INSTALAÇÕES

Marlene Curtis
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 844
Notes to answerer
Asker: Obrigado, Marlene!


15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
estragos ou danos efetivos (às instalações)


Explanation:
"Injury", no caso, deve ser traduzido como "estragos", pois não se causam ferimentos a coisas. Estragos e danos, claro, podem ocorrer. Veja estes exemplos:

[PDF] UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
despesas resultantes de estragos, ou danos no equipamento, ... ocupantes do quarto ou módulo responsáveis pelos estragos ou danos verificados. ...
http://aeiou.guiadoestudante.pt/sas/UNL_SAS_RegRes.pdf


[PDF] I CONDIÇÕES DE ALOJAMENTO
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
destina a caucionar quaisquer despesas resultantes de estragos, ou danos no ... solidariamente pelos estragos ou danos verificados. ...
www.fct.unl.pt/aluno/gam/mobilidade-europeia/normas_em_port...

rhandler
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 443
Grading comment
Obrigado ao rhandler e a todos os que responderam. Acabei optando por "avarias" e me convencendo de que não se trata de um termo jurídico específico.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Flavia Martins dos Santos
5 mins
  -> Obribado, Flavia, bom domingo!

agree  oxygen4u: :)
52 mins
  -> Obrigado, oxy, bom domingo!

agree  Claudio Mazotti: ótima sugestão!
1 hr
  -> Obrigado, Claudio, bom domingo.

15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
prejuízos ou danos verdadeiros


Explanation:
injury
s. ferimento; dano; injustiça; prejuízo

Creio ser isso.

Lucio Pereira
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigado, Lucio!


38 mins   confidence: Answerer confidence 1/5Answerer confidence 1/5
perdas e danos


Explanation:
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA .... VARA CÍVEL DA COMARCA .....



...................................., (qualificação), portadora da Carteira de Identidade/RG nº ...., residente e domiciliada na Rua .... nº ...., por intermédio de seu advogado (mandato incluso), com escritório profissional na Rua .... nº ...., vem respeitosamente perante V. Exa., com fulcro nos art. 274 e seguintes, art. 643 todos do Código de Processo Civil; inciso V do art. 5º da Constituição Federal, art. 159 do Código Civil e Lei nº 5.988 de 14 de dezembro de 1973, propor a presente


Exemplo real:

INDENIZAÇÃO POR PERDAS E DANOS MATERIAIS E MORAIS

em face do Jornal ...., editora ...., empresa pública de direito privado, a qual deverá ser citada na pessoa de seu representante legal, na Rua .... nº ...., pelos fatos abaixo expostos:


Elcio Carillo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16
Notes to answerer
Asker: Obrigado, Elcio!


25 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
ofensas e danos efetivos


Explanation:
Random House Webster's Unabridged Dict:

"4. Law. any wrong or violation of the rights, property, reputation, etc., of another for which legal action to recover damages may be made."

No caso, a ofensa moral seria à pessoa YYY. Os danos seriam ao patrimônio.

--------------------------------------------------
Note added at 30 mins (2008-11-02 14:09:40 GMT)
--------------------------------------------------

Que tal danos pessoais e materiais? Acho que fica melhor. Retiro "ofensas".

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2008-11-02 16:09:54 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

KKKK Você está certíssimo, Bruno. ;)



M. Celina Alonso Neves
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 80
Notes to answerer
Asker: Obrigado, Celina! Retirar ofensas sempre é uma atitude sábia ;)


23 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
estragos ou danos provocados nas instalações


Explanation:
Pessoalmente, retiraria o termo "efectivos" porque no caso de haver danos ou estragos eles já são "efectivos". Creio que é mais português traduzir apenas por estragos ou danos provocados/causados nas instalações...

Maria C Dias
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese