KudoZ home » English to Portuguese » Law (general)

Overarching Principle

Portuguese translation: Princípio fundamental


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Overarching Principle
Portuguese translation:Princípio fundamental
Entered by: xxxsflor

17:59 Feb 21, 2012
English to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents - Law (general) / Code of Conduct
English term or phrase: Overarching Principle
Qual a melhor tradução para PT-PT a aplicar num texto como este: Princípios Básicos ou Princípios Fundamentais?
Haverá outra melhor?
Obrigada!
xxxsflor
Princípio fundamental
Explanation:
Penso ser a que é usada nas traduções oficiais da UE.
"Recorda o princípio fundamental, sublinhado pelo Tratado e pelo Tribunal, de que o Estado-Membro em cujo território são prestados os cuidados de saúde é plenamente responsável por estabelecer as regras e por assegurar o cumprimento destes princípios comuns.
http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?pubRef=-//EP//...
First, it clarifies and reaffirms the common principles of all EU health systems: universality, equity, access to good-quality health care, and solidarity. It recalls the overarching principle underlined by the Treaty and the Court that the Member State on whose territory the health care is provided is fully responsible for setting the rules and ensuring compliance with these common principles.
http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?pubRef=-//EP//...

--------------------------------------------------
Note added at 21 mins (2012-02-21 18:21:28 GMT)
--------------------------------------------------

http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:C:2...
Selected response from:

Antonio Barros
Brazil
Grading comment
Fiquei-me mesmo pelo "fundamental", como tinha já pensado.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4Princípio fundamental
Antonio Barros
4 +1princípio geral
MLeiria
4Princípio universalFrancisco César Manhães Monteiro


Discussion entries: 3





  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
overarching principle
princípio geral


Explanation:
Sugg.

--------------------------------------------------
Note added at 3 mins (2012-02-21 18:03:37 GMT)
--------------------------------------------------

overarching [ˌəʊvərˈɑːtʃɪŋ]
adj
overall; all-encompassing; an overarching concept

MLeiria
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 66
Notes to answerer
Asker: Obrigada MLeiria.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Leonor Machado
43 mins
  -> obrigado :-)

19 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
overarching principle
Princípio fundamental


Explanation:
Penso ser a que é usada nas traduções oficiais da UE.
"Recorda o princípio fundamental, sublinhado pelo Tratado e pelo Tribunal, de que o Estado-Membro em cujo território são prestados os cuidados de saúde é plenamente responsável por estabelecer as regras e por assegurar o cumprimento destes princípios comuns.
http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?pubRef=-//EP//...
First, it clarifies and reaffirms the common principles of all EU health systems: universality, equity, access to good-quality health care, and solidarity. It recalls the overarching principle underlined by the Treaty and the Court that the Member State on whose territory the health care is provided is fully responsible for setting the rules and ensuring compliance with these common principles.
http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?pubRef=-//EP//...

--------------------------------------------------
Note added at 21 mins (2012-02-21 18:21:28 GMT)
--------------------------------------------------

http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:C:2...

Antonio Barros
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 93
Grading comment
Fiquei-me mesmo pelo "fundamental", como tinha já pensado.
Notes to answerer
Asker: Obrigada António.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  ghostwriter-BR
1 hr
  -> Obrigado, Ghostwriter!

agree  Teresa Borges: Também se usa princípio primordial, princípio basilar, etc. (trabalhei muito para a UE)...
1 hr
  -> Obrigado, Teresa Borges! Com certeza há variantes, mas, d.v., sem passar genérico... Básico, basilar, por aí...

agree  Ivan Rocha, CT
2 hrs
  -> Obrigado, Ivan Rocha!

agree  connie leite
3 hrs
  -> Obrigado, Connie Leite!

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
overarching principle
Princípio universal


Explanation:
"Seems like there must be an overarching (universal) frame of reference that physics follow to limit anything to move at less than the speed of light;"

http://www.physicsforums.com/showthread.php?t=409831

"O artigo distingue duas fórmulas do princípio do Direito em Kant; mostra que na primeira delas o Princípio Universal do Direito é formulado como um principium diiudicationis e na segunda a Lei Universal do Direito como um principium executionis das ações conforme ao Direito"

http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/7470/filo...



Francisco César Manhães Monteiro
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigada Francisco