KudoZ home » English to Portuguese » Law (general)

substantial shareholder

Portuguese translation: Acionista Qualificado / Titular de Participações Qualificado


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:substantial shareholder
Portuguese translation:Acionista Qualificado / Titular de Participações Qualificado
Entered by: xxxsflor

16:28 Feb 22, 2012
English to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents - Law (general) / Companies
English term or phrase: substantial shareholder
Sei que "major shareholder" é "accionista maioritário" ou "principal accionista".
Será que o termo em questão tem o mesmo sentido?
É que "accionista importante, substancial ou considerável" não me parece que seja uma boa tradução.
Para pt-pt, por favor. Muito obrigada.
xxxsflor
Acionista Qualificado / Titular de Participações Qualificado
Explanation:
São normalmente designados assim os accionistas que de acordo com os estatutos da sociedade têm capacidade para votar em Assmbleias Gerais.

A minha modesta contribuiçãos
Selected response from:

Andre Ramos
Grading comment
Obrigada pela ajuda! Foi muito útil.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2um dos principais acionistas
Joao Marcelo Trovao
4 +1Accionista importante / detentor de quantidade considerável de acções
Ivan Rocha, CT
3 +2accionista relevante
MLeiria
4Acionista Qualificado / Titular de Participações Qualificado
Andre Ramos


Discussion entries: 7





  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
accionista relevante


Explanation:
"substantial shareholding" pressupõe a posse de uma determinada percentagem relevante para algo, mas esta pode depender da situação concreta

MLeiria
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 66
Notes to answerer
Asker: Obrigada MLeiria. 10% ou mais que este accionista tem.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  ghostwriter-BR
39 mins
  -> obrigado :-)

agree  Daniel Tavares
1 day2 hrs
  -> obrigado :-)

7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Accionista importante / detentor de quantidade considerável de acções


Explanation:
Nada obstante você já ter excluído "accionista importante", é a opção que eu usaria. Não se pode inferir que esse acionista seja o majoritário ou principal; alguém pode deter um sem-número de ações de uma companhia, e ainda assim não ser o acionista majoritário.

Ivan Rocha, CT
Canada
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 95
Notes to answerer
Asker: Obrigada Ivan. A sua segunda sugestão é boa.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Daniel Tavares
1 day2 hrs

16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
um dos principais acionistas


Explanation:
Bom exemplo de adaptação ao texto de chegada

Joao Marcelo Trovao
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 75
Notes to answerer
Asker: Obrigada João, mas com mais um "c" para ser um bom exemplo de adaptação ao texto de chegada ;)


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Rebelo Júnior
49 mins

agree  Daniel Tavares
1 day2 hrs

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Acionista Qualificado / Titular de Participações Qualificado


Explanation:
São normalmente designados assim os accionistas que de acordo com os estatutos da sociedade têm capacidade para votar em Assmbleias Gerais.

A minha modesta contribuiçãos

Example sentence(s):
  • Ver exemplo da EDP no link abaixo

    Reference: http://www.edp.pt/pt/investidores/accaoedp/estruturaaccionis...
Andre Ramos
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16
Grading comment
Obrigada pela ajuda! Foi muito útil.
Notes to answerer
Asker: Muito obrigada pela sua contribuição, André. Até agora foi a mais representativa do conceito. Obrigada pelo "link" que foi muito útil!