KudoZ home » English to Portuguese » Law/Patents

telecopy

Portuguese translation: telecópia


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:telecopy
Portuguese translation:telecópia
Entered by: Marion Gorenstein

17:09 Dec 25, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents
English term or phrase: telecopy
or by e-mail, fax, telecopy, mail or telex
Marion Gorenstein
United States
telecópia
Explanation:
Fax - telecópia


Porque será que Ciberdúvidas não tem dúvida em usar a palavra fax, quando podia utilizar telecópia (…)?
É caso para dizer: «bem prega frei Tomás...».


Luís Fernandes
Portugal

Cibernota - Se o nosso prezado correspondente tivesse consultado a 7.ª edição do "Dicionário da Língua Portuguesa" (Porto Editora), encontraria:
Fax - «o m.q. telecópia e telefax. (Abrev. de telefax).»
Telecópia - «reprodução à distância de documentos manuscritos ou impressos por transmissão de sinais eléctricos através da rede telefónica; telefax; fax (de tele- + cópia, ou do fr. télécopie...).»
Telefax - «o m.q. telecópia. (De tele- + fax =fac-símile, ou do fr. téléfax...).»
Pelo modo como os dicionaristas organizaram as entradas, podemos concluir que - como acontece, por exemplo, com o dr. José Neves Henriques - preferem telecópia a telefax e fax. O que não significa que considerem impróprio o emprego das outras formas, consagradas pelo uso.

Selected response from:

Carla Araújo
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4telecópiaCarla Araújo
2fotocópia
Claudio Mazotti


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
fotocópia


Explanation:
sugerindo...

Claudio Mazotti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 5851

8 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
telecópia


Explanation:
Fax - telecópia


Porque será que Ciberdúvidas não tem dúvida em usar a palavra fax, quando podia utilizar telecópia (…)?
É caso para dizer: «bem prega frei Tomás...».


Luís Fernandes
Portugal

Cibernota - Se o nosso prezado correspondente tivesse consultado a 7.ª edição do "Dicionário da Língua Portuguesa" (Porto Editora), encontraria:
Fax - «o m.q. telecópia e telefax. (Abrev. de telefax).»
Telecópia - «reprodução à distância de documentos manuscritos ou impressos por transmissão de sinais eléctricos através da rede telefónica; telefax; fax (de tele- + cópia, ou do fr. télécopie...).»
Telefax - «o m.q. telecópia. (De tele- + fax =fac-símile, ou do fr. téléfax...).»
Pelo modo como os dicionaristas organizaram as entradas, podemos concluir que - como acontece, por exemplo, com o dr. José Neves Henriques - preferem telecópia a telefax e fax. O que não significa que considerem impróprio o emprego das outras formas, consagradas pelo uso.




    Reference: http://ciberduvidas.sapo.pt/correio/9707.html
Carla Araújo
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 323

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  António Ribeiro: .
33 mins
  -> obrigada, António

agree  Jorge Freire
1 hr
  -> obrigada, Jorge

agree  rhandler: Totalmente de acordo!
3 hrs

agree  María Leonor Acevedo-Miranda
19 hrs