KudoZ home » English to Portuguese » Linguistics

cipher-rod

Portuguese translation: cítala; bastão de Licurgo

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:cipher-rod; scytale
Portuguese translation:cítala; bastão de Licurgo
Entered by: Matheus Chaud

18:55 Dec 8, 2016
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Linguistics
English term or phrase: cipher-rod
It's a standard Spartan cipher-rod
Auristela Marina Genaro
cítala; bastão de Licurgo
Explanation:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cítala

https://en.wikipedia.org/wiki/Scytale

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2016-12-08 19:07:26 GMT)
--------------------------------------------------

https://en.wikipedia.org/wiki/Baton_(military)

"It is possible that the Spartan cipher rod, scytale, also had..."
Selected response from:

Matheus Chaud
Brazil
Grading comment
Obrigada a todos! :-)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +2cítala; bastão de Licurgo
Matheus Chaud
4Haste de cifra espartana
airmailrpl
4uma mensagem codificada
Raquel Vasconcellos Lopes de Azevedo
3haste codificadora espartana
Clauwolf


Discussion entries: 3





  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
haste codificadora espartana


Explanation:
:)

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 29

10 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
cítala; bastão de Licurgo


Explanation:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cítala

https://en.wikipedia.org/wiki/Scytale

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2016-12-08 19:07:26 GMT)
--------------------------------------------------

https://en.wikipedia.org/wiki/Baton_(military)

"It is possible that the Spartan cipher rod, scytale, also had..."

Matheus Chaud
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 32
Grading comment
Obrigada a todos! :-)

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  airmailrpl: cítala
5 hrs
  -> Thanks, Robert!

agree  expressisverbis
2 days 19 hrs
  -> Obrigado, Sandra!

13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
uma mensagem codificada


Explanation:
Para garantir a segurança e privacidade das mensagens, uma espécie de código secreto secreto mesmo. "message stick".


    Reference: http://mythagora.com/encyctxt/encs.html#spartan
Raquel Vasconcellos Lopes de Azevedo
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Spartan cipher-rod
Haste de cifra espartana


Explanation:
Spartan cipher-rod => Haste de cifra espartana

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs (2016-12-08 23:46:29 GMT)
--------------------------------------------------

Cítala
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Uma cítala.

Uma cítala (grego antigo: σκυτάλη, skytálē, que significa "bastão") ou bastão de Licurgo[1] é um sistema de criptografia utilizado pelos éforos espartanos para envio de mensagens secretas. A cítala é formada por duas varas de espessura variável, mas ambas de espessura semelhante) e uma tira de couro ou papiro, que também se podem denominar cítalas.

O sistema consistia em duas varas da mesma espessura que estavam cada uma na posse de um dos participantes na comunicação. Para enviar uma mensagem era enrolada uma tira de forma espiral a um dos bastões e era escrita a mensagem longitudinalmente, de forma que em cada volta da tira aparecesse uma letra de cada vez. Uma vez escrita a mensagem, a tira era desenrolada e era enviada ao receptor, que só tinha que a enrolar no bastão gémeo para ler a mensagem original.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cítala

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 18