KudoZ home » English to Portuguese » Linguistics

the fish is sounding

Portuguese translation: o peixe está morder

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:the fish is sounding
Portuguese translation:o peixe está morder
Entered by: António Ribeiro

23:20 Oct 18, 2004
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Linguistics / Movie
English term or phrase: the fish is sounding
the fish is sounding (qual é o verbo usado na pescaria?)
lilililica
o peixe está morder
Explanation:
Isto em pescaria e em pt-Pt.
Selected response from:

António Ribeiro
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3o peixe está morder
António Ribeiro
5mergulhando
airmailrpl
4 +1ver explicação
Céline Godinho
4 +1O peixe está no fundo
Mário Seita
4o peixe está a sondar
Ricardo Fonseca
4o peixe está a roncar, o peixe começa a roncar
camille1
4o peixe está a picar
claudia123
3está dando sinal (da presença) de peixes
Javier Ramos


  

Answers


12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
ver explicação


Explanation:
Dependendo do contexto:
-sound: soar, emitir som, celebrar, afundar, mergulhar

Se a colega explicasse melhor o contexto, talvez fosse mais fácil ajudá-la...

:)

Céline Godinho
Portugal
Native speaker of: Native in FrenchFrench, Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lys Nguyen: thanks
1 hr
  -> Thanks!

14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
O peixe está no fundo


Explanation:
Ou seja, se estivermos a pescar à linha é de tempo perdido!



--------------------------------------------------
Note added at 2004-10-18 23:35:58 (GMT)
--------------------------------------------------

\"é tempo perdido\"


Mário Seita
Ireland
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jenny Tran: thanks
1 hr

22 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
o peixe está morder


Explanation:
Isto em pescaria e em pt-Pt.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Cristina Santos: "está a morder", concordo mas era preciso mais contexto
25 mins

agree  Isabel Pinto
9 hrs

agree  Sonia Heidemann
9 hrs

neutral  airmailrpl: o que quer dizer isto??
1 day 19 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
está dando sinal (da presença) de peixes


Explanation:
provalvelmente => equipamento tipo sonar/ecobatímetro utilizado para localizar os cardumes em pescaria; o mesmo acuso um sinal quando reflete no cardume indicando a presença dos peixes! <hope it helps>

Javier Ramos
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
o peixe está a roncar, o peixe começa a roncar


Explanation:
Acho que "sounding" aqui tem a ver com o ronco de acasalamento dos peixes. Ex.:
Ao cair da noite, a piracema se inicia (identificado pelo característico ronco do Aracu-riscado) e os pescadores levam suas canoas para o meio do rio, a montante da área de acasalamento, onde a seguir soltam alguns metros de malhadeira, deixando-se levar pela correnteza.
http://www.socioambiental.org/pisci/pesca.shtm

Purina - Peixes - Boletim Nutripeixe Purina 2004
... para entender que “nem todo ronco de peixe” significa que esteja havendo reprodução,
particularmente verdadeiro no caso do ximboré, Schizodon borellii. ...
www.agribrands.com.br/produtos_peixes_boletim03.asp - 101k - Em cache - Páginas Semelhantes
..::: Cinema NET - O site de cinema :::.. (www.cinemanet.com.br)
... Está escrevendo uma cena qualquer em que ... sussurrar, azoinar, zunzum Motor - roncar,
zunir, assobiar ... pupilar Pega - palrar Peixe - roncar Pelicano - grasnar ...
www.cinemanet.com.br/somdascoisas.htm - 27k - Em cache - Páginas Semelhantes

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 52 mins (2004-10-19 01:13:10 GMT)
--------------------------------------------------

Um pouco mais de contexto ajudaria bem em clarear se \"sounding\" se relaciona com a reprodução ou, como o Javier sugeriu, com a detecção de cardumes pelo equipamento sonar.

camille1
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
o peixe está a sondar


Explanation:
no sentido em que está em volta do isco... sugestão apenas, sem certezas

Ricardo Fonseca
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 3

11 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
mergulhando


Explanation:
Fighting Big Fish - MidCurrent
... accumulated resistance. This is why a large fish sounding or getting into a deep channel can present such a difficult challenge. With ...
www.midcurrent.com/articles/ techniques/cutchin_fightingfish.aspx

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 18

13 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
o peixe está a picar


Explanation:
ou a morder a isca

claudia123
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese