KudoZ home » English to Portuguese » Livestock / Animal Husbandry

Sandtampans

Portuguese translation: Carrapato de galinha


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Sandtampans
Portuguese translation:Carrapato de galinha
Entered by: Marcelo Lino

14:41 Feb 3, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Livestock / Animal Husbandry / Vermes, Parasitas
English term or phrase: Sandtampans
Gostaria de saber a melhor tradução, do inglês para o português, do termo Sandtampans. Trata-se de um verme que infesta o gado cujo nome científico é Ornithodoros savignyi, e busco seu nome vulgar.
Marcelo Lino, mais uma vez, apelo para sua expertise. Depois desse termo, só falta mais um...
Agradeço desde já, a valiosíssima contribuição dos colegas.
Irene B
Carrapato de galinha
Explanation:
Ornithodoros savignyi não é um verme, é um ácaro, um ectoparasita. Ele não existe no Brasil, mas temos parentes da família Argasidae. Um deles é o carrapato-de-galinha (ou erroneamente chamado de "piolho-de-galinha") Argas miniatus.

O Ornithodoros savignyi é chamado de sand tampan; tampans são ácaros que atacam aves que transmitem diversas doenças e de picada dolorosa.

Tampans são traduzidos no Merrian-Webster como "fowl-ticks" (carrapatos de galinhas)
http://dev.m-w.com/medical/tampan
Selected response from:

Marcelo Lino
Brazil
Grading comment
Agree!!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4Carrapato de galinha
Marcelo Lino
4carraças ("moles") sul-africanas "sandtampans"
Artur Jorge Martins
3 -1Febre maculosa
Marcos Antonio


Discussion entries: 4





  

Answers


46 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): -1
sandtampans
Febre maculosa


Explanation:
Sug.


- A febre maculosa brasileira (FMB) é uma doença zoonótica que tem como agente ...... and attractant to the sand tampan, Ornithodoros savignyi (Audouin). ...
libdigi.unicamp.br/document/?down=vtls000316909

- focal de Febre Maculosa, computou um total de 43217 carrapatos, .... Em um estudo sobre transpiração e estruturas da epicutícula de Ornithodoros ...
ged1.capes.gov.br/CapesProcessos/919706-ARQ/919706_5.PDF

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Marcelo Lino: A febre maculosa brasileira é transmitida por outra espécie de carrapato (Amblyoma cajenense - carrapato-estrela) de outra família (Ixiodidae)
5 hrs

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
sandtampans
carraças ("moles") sul-africanas "sandtampans"


Explanation:
Não encontrei uma tradução para "sandtampan", mas descobri alguma informação a seu respeito, que incluo na esperança de que le possa ser útil. Ver ligações.

http://parasitology.informatik.uni-wuerzburg.de/login/n/h/12...

http://www.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/tese/carrapato/02rev...

http://www.psq.pt/carracas.htm

http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/a_carraca_como_transmissora_...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carraça

http://www.biology-online.org/dictionary/Tampan

Artur Jorge Martins
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
sandtampans
Carrapato de galinha


Explanation:
Ornithodoros savignyi não é um verme, é um ácaro, um ectoparasita. Ele não existe no Brasil, mas temos parentes da família Argasidae. Um deles é o carrapato-de-galinha (ou erroneamente chamado de "piolho-de-galinha") Argas miniatus.

O Ornithodoros savignyi é chamado de sand tampan; tampans são ácaros que atacam aves que transmitem diversas doenças e de picada dolorosa.

Tampans são traduzidos no Merrian-Webster como "fowl-ticks" (carrapatos de galinhas)
http://dev.m-w.com/medical/tampan

Marcelo Lino
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 60
Grading comment
Agree!!
Notes to answerer
Asker: Muito obrigada, mais uma vez, Marcelo, e a todos os colegas que carinhosamente me ajudaram. O que seria de mim sem vocês? Grande abraço a todos!!!