KudoZ home » English to Portuguese » Management

runoff

Portuguese translation: defluvio superficial


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:runoff
Portuguese translation:defluvio superficial
Entered by: rhandler

11:47 Feb 9, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Management
English term or phrase: runoff
Helpful hints for controlling surface runoff and erosion
=============
seria o assoreamento?
É que esse termo é mais usado para águas (seria oe scoamento), é a primeira vez que encontro em texto sobre "terras, superfícies"
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
defluvio superficial
Explanation:
É o nome que se dá à parcela das águas de chuva que corre sobre a superfície da terra, em direção aos rios. Uma parte da água que cai pelas chuvas infiltra-se no solo, outra fica retida nas folhas - e, posteriormente, raízes - das plantas, outra é barrada por obstáculos naturais, e outra escorre pela superfície. Essa que escorre pela superfície é o "runoff", que em português técnico se denomina "deflúvio superficial". Veja:

[PDF] 33 Qualidade da água em bacias hidrográficas rurais: um desafio ...
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
do deflúvio superficial agrícola, ocorre, princi- ... causados pelo deflúvio superficial estão associ- ... Uma vez formado o deflúvio superficial, é ...
www.emater.tche.br/docs/agroeco/revista/ano3_n4/artigo2.pdf

[PDF] C C a a p p í í t t u u l l o o
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
deflúvio superficial (Q) como enxurrada, ou seja, água que não penetra no solo; a ... de deflúvio superficial. Interessa, portanto, a variação de ...
www.shs.eesc.usp.br/graduacao/disciplinas/shs403/download/b...

Drenagem: CAPÍTULO III-
Denomina-se deflúvio superficial direto o volume de água que escoa da superfície de uma ... Q - deflúvio superficial direto em litros por segundo; ...
www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/Dren03.html


--------------------------------------------------
Note added at 24 mins (2007-02-09 12:11:07 GMT)
--------------------------------------------------

Com acento no "u", claro: deflúvio
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Muito grata a todos
BJs
T.

4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3escoamento
Alvaro Neder, Ph.D.
5defluvio superficialrhandler


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
escoamento


Explanation:
vc está certa. run-off diz respeito ao escoamento de agua (de uma superficie de terra) , muitas vezes causando erosão.

Alvaro Neder, Ph.D.
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paula Vaz-Carreiro: That's right!
3 mins
  -> obrigado, Paula!

agree  Dora Matos: exemplos: www.ecolnews.com.br/agua/erosao-12.htm; www.pr.gov.br/mineropar/htm/glossario/e.html -
34 mins
  -> grato pelas referências, Dora!

agree  Pablo Ramalho
51 mins
  -> grato, Pablo!

23 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
defluvio superficial


Explanation:
É o nome que se dá à parcela das águas de chuva que corre sobre a superfície da terra, em direção aos rios. Uma parte da água que cai pelas chuvas infiltra-se no solo, outra fica retida nas folhas - e, posteriormente, raízes - das plantas, outra é barrada por obstáculos naturais, e outra escorre pela superfície. Essa que escorre pela superfície é o "runoff", que em português técnico se denomina "deflúvio superficial". Veja:

[PDF] 33 Qualidade da água em bacias hidrográficas rurais: um desafio ...
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
do deflúvio superficial agrícola, ocorre, princi- ... causados pelo deflúvio superficial estão associ- ... Uma vez formado o deflúvio superficial, é ...
www.emater.tche.br/docs/agroeco/revista/ano3_n4/artigo2.pdf

[PDF] C C a a p p í í t t u u l l o o
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
deflúvio superficial (Q) como enxurrada, ou seja, água que não penetra no solo; a ... de deflúvio superficial. Interessa, portanto, a variação de ...
www.shs.eesc.usp.br/graduacao/disciplinas/shs403/download/b...

Drenagem: CAPÍTULO III-
Denomina-se deflúvio superficial direto o volume de água que escoa da superfície de uma ... Q - deflúvio superficial direto em litros por segundo; ...
www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/Dren03.html


--------------------------------------------------
Note added at 24 mins (2007-02-09 12:11:07 GMT)
--------------------------------------------------

Com acento no "u", claro: deflúvio

rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 176
Grading comment
Muito grata a todos
BJs
T.