KudoZ home » English to Portuguese » Management

stands

Portuguese translation: permanece/se coloca


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:stands
Portuguese translation:permanece/se coloca
Entered by: Teresa Cristina Felix de Sousa

19:26 Mar 22, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Management / Project Management
English term or phrase: stands
It is only as a man puts off all foreign support, and stands alone, that I see him to be strong and to prevail... He who knows that power is inborn, that he is weak because he has looked [only] for good out of him and elsewhere, and so perceiving, throws himself unhesitatingly on his thought, instantly rights himself, stands in the erect position, commands his limbs, works miracles; just as a man who stands on his feet is stronger than a man who stands on his head."
-Ralph Waldo Emerson, from "Self-Reliance"
=================
Observem a comparação entre stands on his feet e stands on his head. Por que um homem que stands on his feet seria mais forte do que um homem que stands on his head? Alguém entendeu isso? Agradeço antecipadamente seus comentários.
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
permanece/se coloca
Explanation:
Teresa, o sentido geral é o de uma pessoa que permanece ou se coloca sobre seus pés ou sua cabeça. As duas acepções se aplicam, uma qualidade polissêmica (multiplos significados) da palavra no idioma. To stand on one's head or feet: uma oposição entre o cerebralismo versus a postura empírica clássica anglo-saxônica.

to stand: Of a person or animal: assume or maintain an erect attitude on the feet.

stand on one’s head: perform a gymnastic movement in which the body is supported vertically in an upside- down position by the head and hands.

stand on one’s own feet, stand on one’s own two feet: be independent or self-reliant.

--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2007-03-22 19:37:29 GMT)
--------------------------------------------------

na verdade, uma oposição entre o racionalismo francês e o empirismo anglo-saxão

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2007-03-22 23:10:06 GMT)
--------------------------------------------------

Pensando bem, embora a oposição racionalismo x empirismo seja constitutiva do pensamento anglo-saxão, acho que "standing on one's head" tem uma relação mais próxima com o Transcendentalismo de Emerson. O Transcendentalismo postulava que a Verdade só poderia ser alcançada para além do conhecimento (daí a referência à cabeça) trazido pelos sentidos, razão, lógica ou ciência. Ao invés disso, só teríamos acesso à Verdade por meio da intuição, a "Divina Intelecção". O Transcendentalismo ajudou os Românticos a se libertarem dos cânones religiosos puritanos, que opunham Deus ao Homem. Para estes, Deus estava fora do Homem. Para os Transcendentalistas, Deus estava em tudo na natureza, inclusive dentro do Homem. Assim, contra a idéia de que os recursos necessários para a força devessem ser buscados no racionalismo (na cabeça) ou no exterior, para Emerson deveriam ser buscados no próprio sujeito, daí a necessidade de plantar-se independentemente e de forma autoconfiante sobre os próprios pés, ao invés de colocar-se humildemente em adoração a uma entidade externa a ele.
Selected response from:

Alvaro Neder, Ph.D.
Grading comment
Suas explicações são por demais imprescindíveis para quem lè aquela frase. NO fundo, eu não tinha entendido patavinas naquela afirmação de Emerson sobre o homem que é mais forte se apoiado em seus pés e não na sua cabeça. Depois que li a sua nota entendi claramente o que Emerson quis dizer. Muito obrigada, Alvaro.
Abração
T.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1permanece/se coloca
Alvaro Neder, Ph.D.
4ver notamfs_trad


  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ver nota


Explanation:
Parece-me que o stands pode ter vários significados. Assim:
stands alone = fica sozinho / fica isolado
stands in the erect position, commands his limbs = mantém-se firme, comanda as suas acções
stands on his feet / stands on his head - é natural que quem se apoie no pés seja mais forte do que quem se apoie na cabeça. No entanto, talvez fosse possível neste caso usar uma expressão mais PT (mas não sei se BR) do tipo "pensar com a cabeça" (para stands on his feet) e "pensar com o coração" (para stands on his head). O problema é que neste caso a "cabeça" fica em posição trocada e pode levar a confusão!
Espero que ajude, bom trabalho.

mfs_trad
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 32

8 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
permanece/se coloca


Explanation:
Teresa, o sentido geral é o de uma pessoa que permanece ou se coloca sobre seus pés ou sua cabeça. As duas acepções se aplicam, uma qualidade polissêmica (multiplos significados) da palavra no idioma. To stand on one's head or feet: uma oposição entre o cerebralismo versus a postura empírica clássica anglo-saxônica.

to stand: Of a person or animal: assume or maintain an erect attitude on the feet.

stand on one’s head: perform a gymnastic movement in which the body is supported vertically in an upside- down position by the head and hands.

stand on one’s own feet, stand on one’s own two feet: be independent or self-reliant.

--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2007-03-22 19:37:29 GMT)
--------------------------------------------------

na verdade, uma oposição entre o racionalismo francês e o empirismo anglo-saxão

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2007-03-22 23:10:06 GMT)
--------------------------------------------------

Pensando bem, embora a oposição racionalismo x empirismo seja constitutiva do pensamento anglo-saxão, acho que "standing on one's head" tem uma relação mais próxima com o Transcendentalismo de Emerson. O Transcendentalismo postulava que a Verdade só poderia ser alcançada para além do conhecimento (daí a referência à cabeça) trazido pelos sentidos, razão, lógica ou ciência. Ao invés disso, só teríamos acesso à Verdade por meio da intuição, a "Divina Intelecção". O Transcendentalismo ajudou os Românticos a se libertarem dos cânones religiosos puritanos, que opunham Deus ao Homem. Para estes, Deus estava fora do Homem. Para os Transcendentalistas, Deus estava em tudo na natureza, inclusive dentro do Homem. Assim, contra a idéia de que os recursos necessários para a força devessem ser buscados no racionalismo (na cabeça) ou no exterior, para Emerson deveriam ser buscados no próprio sujeito, daí a necessidade de plantar-se independentemente e de forma autoconfiante sobre os próprios pés, ao invés de colocar-se humildemente em adoração a uma entidade externa a ele.

Alvaro Neder, Ph.D.
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40
Grading comment
Suas explicações são por demais imprescindíveis para quem lè aquela frase. NO fundo, eu não tinha entendido patavinas naquela afirmação de Emerson sobre o homem que é mais forte se apoiado em seus pés e não na sua cabeça. Depois que li a sua nota entendi claramente o que Emerson quis dizer. Muito obrigada, Alvaro.
Abração
T.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
26 mins
  -> obrigado, rhandler!