KudoZ home » English to Portuguese » Management

empire building

Portuguese translation: mania de grandezas (Pt-Br); mania das grandezas (Pt-Pt); acúmulo de poder para autopromoção

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:empire building
Portuguese translation:mania de grandezas (Pt-Br); mania das grandezas (Pt-Pt); acúmulo de poder para autopromoção
Entered by: Matheus Chaud

20:35 Feb 15, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Management
English term or phrase: empire building
Alguma tradução sucinta para "empire-building"? É para legendagem de um vídeo corporativo. De preferência, não literal.

Here is an example of using your personal power.
Your company has a hiring freeze, but you're known for running a lean team.
You use your personal power to convince your manager to approve your request for a new hire.
You succeed because you have a reputation. Your boss trusts you.
On the other hand, a colleague who has a history of empire building makes a similar request and it is denied.
Matheus Chaud
Brazil
mania das grandezas, megalomania
Explanation:
Seria a minha sugestão em PT(pt)...
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
Muito obrigado a todos!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3mania das grandezas, megalomania
Teresa Borges
4 +1(com histórico de) disputa por poder
Jane Rezende
3 +1autopromoção egocêntrica
Mario Freitas
4desenvolvimento de valor pessoal
Helena Grahn
4(com histórico de) sede de poder
Eunice Brandão
3subalternizar os colegas (para/e acumular poder)
Ana Vozone
3foco na expansão
Clauwolf


Discussion entries: 4





  

Answers


17 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
desenvolvimento de valor pessoal


Explanation:
sugg.

Helena Grahn
United Kingdom
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish

34 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
autopromoção egocêntrica


Explanation:
Sugestão

Mario Freitas
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 40

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti: boa sugestão tb...
13 hrs
  -> Obrigado, Claudio!

36 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
mania das grandezas, megalomania


Explanation:
Seria a minha sugestão em PT(pt)...

Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 55
Grading comment
Muito obrigado a todos!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  ferreirac: Ou: que tem mania de grandeza
6 mins
  -> Obrigada, Cícero!

agree  Claudio Mazotti
13 hrs
  -> Obrigada, Claudio!

agree  Jonatas Ribeiro
15 hrs
  -> Obrigada, Jonatas!

39 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
(com histórico de) disputa por poder


Explanation:
Difícil achar um termo... Mas fica a sugestão - vai que alguém se inspira? abs

Jane Rezende
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 9

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Gasques: Parece ter mais sentido na traducao
8 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
subalternizar os colegas (para/e acumular poder)


Explanation:
Fica um pouco longo... mas pode ter este sentido.

Ana Vozone
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 56

22 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
foco na expansão


Explanation:
:) Só pensa naquilo (expandir)

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 109

23 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
(com histórico de) sede de poder


Explanation:
Acho que no contexto seria algo tipo o que comumente referimos como 'sede de poder' no mundo corporativo que tem uma conotação negativa referente a alguém que passaria por cima de tudo e todos só pra subir mais um degrau na empresa.

Example sentence(s):
  • Napoleão, com sua sede de poder desenfreada, conquistou mundos.
Eunice Brandão
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese