KudoZ home » English to Portuguese » Marketing

de facto

Portuguese translation: Referência


19:56 Dec 16, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Marketing
English term or phrase: de facto
XXX IS THE DE FACTO STANDARD IN MEDIA SOLUTIONS
Erika McGovern
United States
Portuguese translation:Referência
Explanation:
The de facto - frase esquisita, mal construída, usando latim "em vão".
Não usaria, até porque está fora do contexto, a não ser para manter a incoerência do original.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-16 20:39:01 (GMT)
--------------------------------------------------

usaria apenas \"referência\"
Selected response from:

Luciana Ribeiro
Grading comment
Obrigada a todos os colegas que deram sugestões. A expressão é, de facto, muito esquisita ;-)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2de facto
Vanessa Marques
4 +2de fato
Clauwolf
5realmente, na prática
Claudia da Matta
5de facto
Elisabeth Ghysels
5 -1Referência
Luciana Ribeiro
1v
Ricardo Fonseca


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
de fato


Explanation:
:) Ainda não oficialmente aceita, mas aceita pela "galera" da área.

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14308

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Vanessa Marques: Ooops... o colega Clauwolf foi mais rápido a responder.
1 min
  -> em Portugal "de facto", no Brasil temos "de fato", a expressão traduzida (e minha sugestão) - obrigado

agree  Valeria Verona
41 mins

6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
de facto


Explanation:
norma "de facto"

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-16 20:03:29 (GMT)
--------------------------------------------------

Ooops... o colega Clauwolf foi mais rápido a responder.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-16 20:47:03 (GMT)
--------------------------------------------------

http://www.granddictionnaire.com:

norme de facto = de facto standard (computer science)

Définition :
Norme qui n\'a pas été définie ni entérinée par un organisme officiel de normalisation comme l\'ISO, l\'AFNOR, etc., mais qui s\'est imposée par la force des choses, parce qu\'elle fait consensus auprès des utilisateurs, d\'un groupe d\'entreprises ou encore d\'un consortium.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-16 20:51:48 (GMT)
--------------------------------------------------

Exemplos:

... Netiquette (Netiqueta, a Etiqueta da Net). A Netiqueta não é uma norma oficial, é uma norma \"de facto\". Nem há \"uma\" Netiqueta pois ...
www.terravista.pt/meco/3464/artigos/Microsofre4.rtf

[PDF] 5. AS NORMAS EO MERCADO DAS REDES DE COMUNICAÇÃO INDUSTRIAL
Formato de arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... Janeiro de 1996 CESE em Engenharia Informática Industrial O BITBUS, foi introduzido pela Intel em 1984, e impôs-se como uma norma de facto, tendo vendido ...
www.dei.isep.ipp.pt/~emt/infind/ii_3b.pdf

[PDF] Segurança em aplicações de correio electrónico PGP – Pretty ...
Formato de arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... apresentação do modelo OSI), introduzido em 1995 pela Netscape Communications Corp., e mais tarde adoptado pelas restantes empresas como uma norma de facto. ...
tele1.dee.fct.unl.pt/td_2002_2003/teo/td_9_segur_3.pdf

Alojamento Web Profissional
... Int.5Ch. O NetBIOS foi até há pouco a norma \"de facto\" devido à falta de outras mas, actualmente, é quase redundante. Netscape ...
www.porta80.com/home.php?meio=glossario - 77k

[PDF] Microsoft PowerPoint - cap6
Formato de arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... pelo OSI CMIP • Disponível e adoptado globalmente • Cresceu em tamanho e complexidade
• Actualmente: SNMP v3 (1998) • É a norma de facto para gestão ...
www-asc.di.fct.unl.pt/crc/aulas-teoricas/cap6.pdf

[PPT] Technologie Internet : Protocoles d ’applications (1)
Formato de arquivo: Microsoft Powerpoint 97 - Ver em HTML
... assinou m. Pretty good privacy (PGP). Mecanismo de encriptação de email da Internet, uma norma de-facto . Utiliza criptografia ...
w3.ualg.pt/~bamine/RII_Seg.ppt

Vanessa Marques
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 40

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Almeida
1 hr

agree  António Ribeiro
1 hr

7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
de facto


Explanation:
many lanquages use this Latin expression.

Greetings,

Nikolaus

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-16 20:04:42 (GMT)
--------------------------------------------------

\"Nós, os fracos, somos de facto fracos\"


    Reference: http://alunos.lis.ulusiada.pt/11081199/4Ano/Dfa/Ficheiros/un...
    Reference: http://silencio.weblog.com.pt/arquivo/017509.html
Elisabeth Ghysels
PRO pts in pair: 44

16 mins   confidence: Answerer confidence 1/5Answerer confidence 1/5
v


Explanation:
parece-me existir qualquer problema, talvez fosse: xxx is in fact the standard...

Ricardo Fonseca
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 500

34 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
Referência


Explanation:
The de facto - frase esquisita, mal construída, usando latim "em vão".
Não usaria, até porque está fora do contexto, a não ser para manter a incoerência do original.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-16 20:39:01 (GMT)
--------------------------------------------------

usaria apenas \"referência\"

Luciana Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 178
Grading comment
Obrigada a todos os colegas que deram sugestões. A expressão é, de facto, muito esquisita ;-)

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Amilcar: "De facto" (latim) nada tem de esquisito, quer em ing quer em pt, como corretamente indicado por quase todas as demais respostas. A presente opção (escolhida pela consulente ) está completamente errada.
1 day 11 hrs
  -> De facto, de facto não é esquisito, mas "the de facto" na minha opinião é, porque é gramaticalmente mal construída. Mas é sempre válido ouvir opiniões diversas das nossas

43 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
realmente, na prática


Explanation:
XXX é realmente...

XXX é, na prática, ...

de facto = really, indeed (realmente, na prática, na verdade)

--------------------------------------------------
Note added at 45 mins (2003-12-16 20:42:13 GMT)
--------------------------------------------------

IMHO, se \"de facto\" está lá no original é porque queriam dar ênfase ao \"STANDARD IN MEDIA SOLUTIONS\", portanto eu não ignoraria a expressão.

Claudia da Matta
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1365