book-sized portfolio

Portuguese translation: portfólio do tamanho de um livro

English term or phrase:book-sized portfolio
Portuguese translation:portfólio do tamanho de um livro
Entered by: Claudio Mazotti

17:19 Oct 31, 2005
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Tech/Engineering - Mechanics / Mech Engineering
English term or phrase: book-sized portfolio
They published a book-sized portfolio of their work.
xxxKaren Sarama
portfólio do tamanho de um livro
Explanation:
...
Selected response from:

Claudio Mazotti
Brazil
Grading comment
Thanks KlausinSP.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2catálogo (OU álbum) do tamanho de um livro
rhandler
4 +2portfólio do tamanho de um livro
Claudio Mazotti
4um enorme portfólio
Clauwolf


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
portfólio do tamanho de um livro


Explanation:
...

Claudio Mazotti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 196
Grading comment
Thanks KlausinSP.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Freire
0 min
  -> obrigado!!!

agree  Amilcar: Portafólio de tamanho livro. Tamanho não significa nessariamente número de folhas, e neste caso até que pode.
2 days 6 hrs
  -> será?

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
catálogo (OU álbum) do tamanho de um livro


Explanation:
A palavra "portfolio" não existe em português. O correspondente, neste contexto, é catálogo ou álbum, assim definidos pelo Aurélio:

[Do lat. album, pelo al. album e pelo fr. album.]
S. m.
1. Tabuleta ou painel pintado de branco, no qual os romanos transcreviam, para afixar em público, éditos dos pretores, listas de juízes, etc.
2. Livro, não raro carcelado, de folhas de cartolina, de papel forte, ou de material sintético, próprio para colagem de figurinhas, recortes, etc., ou para guardar fotografias, coleção de selos, discos, gravuras, etc.
3. Livro em branco, mais ou menos luxuoso, destinado a receber autógrafos, versos, pensamentos, desenhos, etc.
4. Volume de estampas, desenhos, etc., que se publica autonomamente, com texto breve e legendas.

[Pl.: álbuns.]

[Do gr. katálogos, pelo lat. catalogu.]
S. m.
1. Relação ou lista sumária, metódica, e ger. alfabética, de pessoas ou coisas.
2. Bibliot. Lista, volume ou fichário onde estão metodicamente descritos os livros e outros documentos de uma biblioteca.

É impressionante como estamos absorvendo, desnecessariamente, palavras da língua inglêsa, para usar no lugar das nossas. A própria palavra "álbum" já passou a ser usada amplamente com o significado de coletânea de músicas num disco, como em inglês. A continuar assim, perderemos nosso mercado, como tradutores.


rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 1153

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Celestino Guimaraes
1 min
  -> Obrigado, Paulo

agree  Amilcar: Os dicionaristas são uns nabos. Muita gente usa portafólio (= ao original italiano e de linhagem impecável no pt) mas eles limitam-se aos abortos como portfólios e aos piOneses, porque é o que se ouve mais (e o que se ouve mais é asneira)
2 days 5 hrs
  -> Obrigado, Amilcar.

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
um enorme portfólio


Explanation:
:) É claro que não é do tamanho de um livro

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 46 mins (2005-10-31 19:06:13 GMT)
--------------------------------------------------

"Portfólio" está no Aurélio

Clauwolf
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1081

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  rhandler: Sim, está no Aurélio, mas significando "carteira", no contexto de economia.
2 hrs
  -> uma falha lastimável do Aurélio, o termo também tem o significado de dossiê

neutral  João Roque Dias: Claro que não é tamanho de um livro (qual é esse tamanho?). A ideia é que não é uma simples brochura ou um mísero folheto. E, se tirar o "portfólio", dou "Concordo"...
4 hrs
  -> o seu neutral já é um super agree para mim, estou muito satisfeito :))))

neutral  Amilcar: Não vale ser parcial: se temos de aceitar burrices dos dicionários então que sejam todas. Para mim não existem portfólios de espécie alguma; para V só de valores, é o que diz o Aurélio. AGORA, muito importante, que diz a autoridade máxima? (O Google.)
2 days 6 hrs
  -> mais vale a experiência de cada um que qq dicionário, acredite