KudoZ home » English to Portuguese » Mechanics / Mech Engineering

radiator cooler

Portuguese translation: sistema de arrefecimento do radiador


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:radiator cooler
Portuguese translation:sistema de arrefecimento do radiador
Entered by: Aida Gabriel

16:34 Sep 2, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Mechanics / Mech Engineering
English term or phrase: radiator cooler
A frase é:
"the radiator coolers of an engine is shown in the attachment"

Obrigado pela vossa ajuda
Aida Gabriel
Portugal
Trocador de calor do radiador -
Explanation:
Opção

Diria assim ou "sistema de arrefecimento do radiador"

- Cooler
1. A device for cooling hot liquid or air by passing air through the Vanes of a heat sink.
2. Heat exchanger which removes heat from a substance.
Selected response from:

Marcos Antonio
Grading comment
Optei por esta opção.
Obrigado a todos!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4ventoinhas do radiador
Fernanda Rocha
5 +1RADIADOR / RESFRIADOR DE RADIADOR
erik b
4Trocador de calor do radiador -
Marcos Antonio
4arrefecedor do radiadorElizabeth Braga
4refrigerador do radiador
Maria Meneses
1refrigeração por radiador
Fernando Guimaraes


Discussion entries: 1





  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
arrefecedor do radiador


Explanation:
outra sugestão

Elizabeth Braga
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
RADIADOR / RESFRIADOR DE RADIADOR


Explanation:
Ventoinha quer dizer em inglês FAN.

COOLER é um trocador de calor, no caso, um RESFRIADOR. Existem diversas formas de resfriar um fluido, por exeplo:


About Dry coolers - the most natural solution

Air cooling of liquids
Dry coolers are a natural supplement to our programme of Wacond Standard and Module cooling towers. In a cooling tower the water is in direct contact with the air. Cooling of the water happens by evaporation. It is the wet bulb temperature which is the lower limit and in practice the water can be cooled down under the ambient air temperature.

In a dry-cooler there is a finned tube wall between water and air and cooling of the water is made by heating up the air. In this case the air temperature is the lower cooling limit.

Os exemplos dados não fazem nenhuma relação entre COOLER e VENTOINHA!!! De tal forma que TAMPA DO RADIADOR também poderia ser, pela mesma lógica usada, um COOLER.... :-)


--------------------------------------------------
Note added at 1 hora (2008-09-02 18:01:08 GMT)
--------------------------------------------------

Repito: Numa COOLING TOWER a água está em contato DIRETO com o ar, como uma CASCATA (por exemplo).
Num RADIADOR a água passa por um CANO FINO. NÃO há contato direto.

Ambos são COOLER!!! (e existem outros tipos de COOLERm também)

--------------------------------------------------
Note added at 1 hora (2008-09-02 18:18:54 GMT)
--------------------------------------------------

A respeito da pergunta da Fernanda: NÃO, a ventoinha faz o ar aquecido se movimentar! Quando um veículo está em movimento ela pode ser desligada, e o radiador continua a esfriar do mesmo jeito, porque o ar em torno do tubo onde circula a água aquecida está sempre se renovando.


    Reference: http://www.vestas-aircoil.com/link.asp?menu=108&submenu=0&hi...
erik b
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in FrenchFrench
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
7 hrs

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
ventoinhas do radiador


Explanation:
Sug. :))

"Re: [BX] Ventoinha do radiador. A ventoinha no BX 14 é controlada por um termocontacto, enroscado no radiador. A partir de determinada temperatura de água, ..."
br.groups.yahoo.com/group/Citroen-portugal/message/33616

Hope it helps. :))

--------------------------------------------------
Note added at 14 mins (2008-09-02 16:48:45 GMT)
--------------------------------------------------

Ou DE (ao invés de DO).

"Compre ou troque Ventoinha de radiador de novo corsa - motor vhc em Rio de janeiro."
www.permutalivre.com.br/29008/ventoinha-de-radiador-de-novo...

"Radiator AK 171 BLRadiator AK171BLRadiatorAK 171BLRadiatorAK171 BLRadiatorAK 171 ... Ver o top Ventoinhas (coolers) · Quem somos · Fale connosco ..."
www.izideal.pt/product/11-599315/

"14 Mar 2008 ... Pois, é como diz o título, as ventoinhas do radiador não disparam, já substitui a válvula e já comprei um relé, mas continuam sem disparar. ..."
ladaniva4x4.net/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=359&forum=7&post_id=2752

"Primeiro - Ventoinhas do Radiador: Bem as minhas só ligam quando ligo o ar ... welson.. uma ventoinha eh do radiador e outra do ar, a minha do radiador liga ..."
mitsumania.com/forum2/viewtopic.php?p=141588&sid=7ad2074019dc1b9c2c9854d8091c5b04

--------------------------------------------------
Note added at 23 mins (2008-09-02 16:58:14 GMT)
--------------------------------------------------

Kashew's question is very important: singular or plural?

*the radiator coolers of an engine ARE shown in the attachment*
OR
*the radiator COOLER of an engine is shown in the attachment*

"Comprar e vender Escort - Ventoinha do radiador com motor - 84 a 92 e Hobby - R$ 40.00. Acessórios para Veículos Peças para Carros Motores e Partes ..."
produto.mercadolivre.com.br/MLB-77274652-escort-ventoinha-do-radiador-com-motor-84-a-92-e-hobby-_JM



--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2008-09-02 18:22:57 GMT)
--------------------------------------------------

"That is, the fan, radiator and oil cooler are aligned in "stacked" relationship behind the engine. This arrangement, however, is relatively bulky, ..."
www.freepatentsonline.com/4696361.html

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2008-09-02 18:45:37 GMT)
--------------------------------------------------

Então: ventoinha/ventoinhas. :-D

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2008-09-02 18:57:31 GMT)
--------------------------------------------------

"Ventoinha - força a passagem do ar pelo radiador, resfriando mais rapidamente o líquido "
http://willedu.wordpress.com/2007/06/13/

~Existe também:
"Radiador de resfriamento - colméia por onde passa o líquido, responsável por dissipar seu calor ao meio ambiente"
Pode ser esse o caso... essa página trata exatamente de sistemas de arrefecimento. Quem sabe não é esse otermo que você procura?...
http://willedu.wordpress.com/2007/06/13/

Enfim, só estou tentando ajudar!



Fernanda Rocha
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Notes to answerer
Asker: No texto aparece no singular e no plural


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mary Palmer
6 mins
  -> Thanks, Mary. Have a nice week. :))

agree  Maria José Tavares
8 mins
  -> Thanks, Maria José. Have a nice week. :))

agree  Kadja Bless
17 mins
  -> Thanks, Kadja. Have a nice week. :))

agree  Ligia Dias Costa
42 mins
  -> Thanks, Ligia. Have a nice week. :))

disagree  erik b: Ventoinha é RADIATOR FAN, e não COOLER,
1 hr
  -> Thanks, erik. Só fiquei na dúvida: qual é a função de uma ventoinha? não é resfriar? Então... que imagem deve ser essa?? De um líquido resfriador? Um líquido pode ser considerado parte integrante de um motor?

agree  Zornitsa Antonova
8 hrs
  -> Thanks, Zornitsa. :))

2 hrs   confidence: Answerer confidence 1/5Answerer confidence 1/5
refrigeração por radiador


Explanation:
"A refrigeração por radiador de um motor......

Fernando Guimaraes
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 34

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Trocador de calor do radiador -


Explanation:
Opção

Diria assim ou "sistema de arrefecimento do radiador"

- Cooler
1. A device for cooling hot liquid or air by passing air through the Vanes of a heat sink.
2. Heat exchanger which removes heat from a substance.

Marcos Antonio
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 709
Grading comment
Optei por esta opção.
Obrigado a todos!

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
refrigerador do radiador


Explanation:
peça do motor

Maria Meneses
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 103