KudoZ home » English to Portuguese » Mechanics / Mech Engineering

Start-of-run / End-of-run (catalysts)

Portuguese translation: início de campanha / fim de campanha


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Start-of-run / End-of-run (catalysts)
Portuguese translation:início de campanha / fim de campanha
Entered by: Brigith Guimarães

14:28 Dec 13, 2010
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Mechanics / Mech Engineering / Catalysts / Reactors
English term or phrase: Start-of-run / End-of-run (catalysts)
Sentence:
" Dense loading is generally preferred over manual sock loading to achieve a more densely packed and uniform homogenous bed, and to eliminate slumping with associated start-of-run and end-of-run issues."
Brigith Guimarães
Portugal
início de campanha / fim de campanha
Explanation:
Os ciclos operativos de catalisadores e similares são denominados "campanhas" na indústria petro & química. No fim de cada campanha, os catalisadores ou são regenerados, quando contém metais preciosos, como platina ou paládio, que vale a pena recuperar, ou são descartados, quando a regeneração não compensa economicamente. Veja por exemplo a tese referida no link.

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2010-12-13 16:42:37 GMT)
--------------------------------------------------

PS. Na verdade, "recuperar tem um outro sentido quando se fala de catalisadores. Depois de um certo número de campanhas, a regeneração de uma determinada carga de catalisador (contendo platina ou outros metais preciosos) passa a não ser mais tecnicamente viável. O que se faz, então, é a recuperação do metal precioso contido no catalisador velho, extraindo-o do seu material de suporte, para empregá-lo (o metal puro assim obtido) na fabricação de uma nova carga de catalisador.
Selected response from:

BV1
Brazil
Grading comment
Verifiquei posteriormente com o cliente e, de facto, esta é a opção correcta. Muito obrigada a todos e um bom Natal
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1início/fim de execuçãoWalter Moura
5início de campanha / fim de campanhaBV1
4início/fim do ciclo
Salvador Scofano and Gry Midttun


  

Answers


20 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
start-of-run / end-of-run (catalysts)
início/fim de execução


Explanation:
problemas associados com início/fim de execução

Walter Moura
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40
Notes to answerer
Asker: BV! - esqueceu-se de dizer qual é a sua sugestão, que desde já agradeço.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marlene Curtis
1 min
  -> Obrigado, Marlene.

agree  Airton J Souza: What is the meaning of SOR (Start of Run ) and EOR (End of run) condition? Particularly in naphtha hydrotreating and c5/c6 isomerisation unit when we can say catalyst EOR condition is started? Mr Virendra Kapoor, Consultant, vkkapoor9@yahoo.com A naptha
9 mins
  -> Muito obrigado, Airton

disagree  BV1: Desculpe, mas não é usada tal denominação. Eu pelo menos nunca ouvi, tenho experiência profissional na área. PS. em 22/12/10. A minha sugestão é "início de campanha / fim de campanha".
2 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
start-of-run / end-of-run (catalysts)
início/fim do ciclo


Explanation:
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
redução e na sua intervenção na catalisação dos hidratos de carbono (açúcares) e albúminas. ... uma nutrição óptima da cultura, desde o início do ciclo, o ...
www.chelal.com/filesDB/microfertilizacao milho.pdf

Resultados para reator de tanque no PatentesOnline. ... A etapa de purificação biológica (1) é alimentada uma vez ao início do ciclo. ...
www.patentesonline.com.br/patente.pesquisar.do?...reator de... - Em cache

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 2925

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
start-of-run / end-of-run (catalysts)
início de campanha / fim de campanha


Explanation:
Os ciclos operativos de catalisadores e similares são denominados "campanhas" na indústria petro & química. No fim de cada campanha, os catalisadores ou são regenerados, quando contém metais preciosos, como platina ou paládio, que vale a pena recuperar, ou são descartados, quando a regeneração não compensa economicamente. Veja por exemplo a tese referida no link.

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2010-12-13 16:42:37 GMT)
--------------------------------------------------

PS. Na verdade, "recuperar tem um outro sentido quando se fala de catalisadores. Depois de um certo número de campanhas, a regeneração de uma determinada carga de catalisador (contendo platina ou outros metais preciosos) passa a não ser mais tecnicamente viável. O que se faz, então, é a recuperação do metal precioso contido no catalisador velho, extraindo-o do seu material de suporte, para empregá-lo (o metal puro assim obtido) na fabricação de uma nova carga de catalisador.


    Reference: http://teses2.ufrj.br/Teses/COPPE_D/ChristianAlejandroQueipo...
BV1
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 52
Grading comment
Verifiquei posteriormente com o cliente e, de facto, esta é a opção correcta. Muito obrigada a todos e um bom Natal
Notes to answerer
Asker: ah, aqui está! Não tinha visto tudo, muito obrigada