KudoZ home » English to Portuguese » Mechanics / Mech Engineering

turning gear

Portuguese translation: virador, guiador


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:turning gear
Portuguese translation:virador, guiador
Entered by: Teresa Borges

04:27 Nov 9, 2013
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Mechanics / Mech Engineering
English term or phrase: turning gear
Place unit on turning gear and observe for leaks, rubs, control defi-ciencies
Humberto Ribas
Brazil
virador, guiador
Explanation:
Diria assim em PT(PT), ver:


Domínio Electrónica e electrotécnica, Indústria mecânica
Nota sobre o domínio machines tournantes

en

Definição a manual or motor-operated device intended to rotate the rotor of a machine at low speed
Refª definição IEV 411-13-35

Termo turning gear
Fiabilidade 3 (Fiável)
Refª termo IEV 411-13-35
Variantes geográficas US
Data 24/09/2003

Termo barring gear
Fiabilidade 3 (Fiável)
Refª termo IEV 411-13-35
Data 24/09/2003

pt

Termo virador
Fiabilidade 3 (Fiável)
Refª termo UCPTE
Data 24/09/2003

Termo guiador
Fiabilidade 3 (Fiável)
Refª termo A.Pina,Ass.Eng.Elect.,UM
Data 24/09/2003
http://iate.europa.eu/iatediff/SearchByQuery.do?method=searc... gear&sourceLanguage=en&domain=0&matching=&start=0&next=1&targetLanguages=pt
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
obrigado
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5virador, guiador
Teresa Borges
4 +1aparelho de rotação
Nick Taylor
3torno giratório
elcioebel


  

Answers


3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
virador, guiador


Explanation:
Diria assim em PT(PT), ver:


Domínio Electrónica e electrotécnica, Indústria mecânica
Nota sobre o domínio machines tournantes

en

Definição a manual or motor-operated device intended to rotate the rotor of a machine at low speed
Refª definição IEV 411-13-35

Termo turning gear
Fiabilidade 3 (Fiável)
Refª termo IEV 411-13-35
Variantes geográficas US
Data 24/09/2003

Termo barring gear
Fiabilidade 3 (Fiável)
Refª termo IEV 411-13-35
Data 24/09/2003

pt

Termo virador
Fiabilidade 3 (Fiável)
Refª termo UCPTE
Data 24/09/2003

Termo guiador
Fiabilidade 3 (Fiável)
Refª termo A.Pina,Ass.Eng.Elect.,UM
Data 24/09/2003
http://iate.europa.eu/iatediff/SearchByQuery.do?method=searc... gear&sourceLanguage=en&domain=0&matching=&start=0&next=1&targetLanguages=pt

Teresa Borges
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 469
Grading comment
obrigado

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Salvador Scofano and Gry Midttun: Virador: O sistema consiste num motor eléctrico, pneumático ou hidráulico (normalmente o ultimo) que gira a turbina lentamente quando não esta em funcionamento. Isso impede que o rotor se curve pelo seu próprio peso ou por expansão térmica, na pa
38 mins
  -> Obrigada, Salvador!

agree  Paulinho Fonseca
1 hr
  -> Obrigada, Paulinho!

agree  Maria Folque
3 hrs
  -> Obrigada, Maria!

agree  Marlene Curtis
3 hrs
  -> Obrigada, Marlene!

agree  Fernando Domeniconi
4 hrs
  -> Obrigada, Fernando!

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
aparelho de rotação


Explanation:
aparelho de rotação

Nick Taylor
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 525

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti: prefiro usar dispositivo de rotação
59 mins
  -> sounds good

1 day5 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
torno giratório


Explanation:
Sugestão.

elcioebel
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 54