KudoZ home » English to Portuguese » Mechanics / Mech Engineering

Gearboxes

Portuguese translation: redutores (válvulas)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Gearboxes
Portuguese translation:redutores (válvulas)
Entered by: Ana Carneiro

13:00 Dec 8, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Mechanics / Mech Engineering
English term or phrase: Gearboxes
Caros colegas,
No contexto de válvulas este termo poderá ser traduzido por "caixa de velocidade" ou "caixa motorizada", ou haverá um termo melhor? Um pouco de contexto:
Valves of higher torque are to have appropriate thrust bearings, slides and gearboxes to fulfill these requirements.
TIA
Ana Carneiro
Portugal
redutores
Explanation:
As "gearboxes" dos actuadores das válvulas podem ser motorizadas ou de operação manual. Outra opção seria "caixas de engrenagens", mas na indústria o termo "redutor" é mais utilizado.
O termo "caixa de velocidades" não é aplicado em actuadores de válvulas...
Selected response from:

João Roque Dias
Portugal
Grading comment
Obrigada a ambos. Logicamente a resposta seria esta, uma vez que especifiquei claramente tratar-se aqui de válvulas e não de automóveis.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5caixa de velocidades /caixa de transmissão
Maria Luisa Duarte
5 +1redutores
João Roque Dias


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
gearboxes
caixa de velocidades /caixa de transmissão


Explanation:
´+

--------------------------------------------------
Note added at 6 mins (2004-12-08 13:06:30 GMT)
--------------------------------------------------

Caixa de velocidades

Componente mecânico que faz a ligação entre o sistema de embraiagem e o veio de transmissão. É a caixa de velocidades que permite ao condutor seleccionar a melhor relação entre a rotação do motor e a rotação desejada das rodas para que se tire melhor proveito das capacidades do motor (sejam elas potência, consumos ou suavidade de condução). As caixas de velocidade podem ser manuais (sendo o condutor responsável por seleccionar a relação de caixa) ou automáticas.

http://www.xl.pt/autopedia/trans/cx_veloci.shtml

http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/indicemecanico.htm




Maria Luisa Duarte
Spain
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Tania Martins
1 min
  -> Obrigado Tania!MLD

agree  Mariana Moreira
14 mins
  -> Obrigado !MLD

agree  Roberto Cavalcanti: transmissão
15 mins
  -> Obrigado !MLD

agree  Clauwolf
2 hrs
  -> Obrigado !MLD

agree  Sonia Heidemann
8 hrs
  -> Obrigado !MLD

7 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
gearboxes
redutores


Explanation:
As "gearboxes" dos actuadores das válvulas podem ser motorizadas ou de operação manual. Outra opção seria "caixas de engrenagens", mas na indústria o termo "redutor" é mais utilizado.
O termo "caixa de velocidades" não é aplicado em actuadores de válvulas...

João Roque Dias
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 855
Grading comment
Obrigada a ambos. Logicamente a resposta seria esta, uma vez que especifiquei claramente tratar-se aqui de válvulas e não de automóveis.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Joao Vieira: Isso mesmo.
15 hrs