KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Health Care

Health economics

Portuguese translation: economia em saúde


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Health economics
Portuguese translation:economia em saúde
Entered by: izabelsan

01:11 May 23, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Health Care / Vaccination
English term or phrase: Health economics
Healthcare systems
Health economics is a useful tool to establish priorities for scarce public health resources and allow comparisons to other vaccine and non-vaccine public health intervention
izabelsan
Brazil
economia em saúde
Explanation:
Existe até um CPES - CENTRO PAULISTA DE ECONOMIA EM SAÚDE

Algumas referências para avaliação:
Evidências.com
... ECONOMIA EM SAÚDE / Health Economics, 9. Educação Medical / Medical Education.
8.1. Aula inicial (418 Kb, pdf em 31/07/2000; Ver York, Oxford, iHEA, ...
www.evidencias.com/ - 36k - Em cache - Páginas Semelhantes

[PDF] ECONOMIA EM SAÚDE
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... Economia em Saúde. Discussão da melhor forma de financiamento dos. sistemas de
saúde ... ECONOMIA EM SAÚDE. Sistema Gerenciado de Saúde. Evidências.com ...
www.evidencias.com/eco_ini1.pdf - Páginas Semelhantes

CPES - CENTRO PAULISTA DE ECONOMIA EM SAÚDE
Programação 2005. Teses. Mestrado Profissional. MBA em Economia e Gestão em Saúde
English Version. Incorporação de Tecnologias em Saúde ...
www.cpes.org.br/ - 14k - 21 mai. 2005 - Em cache - Páginas Semelhantes

Economia da Saúde
... Para este fim, a estratégia do Projeto é disseminar informações sobre os
conhecimentos teóricos de economia em saúde e suas aplicações de forma a tornar ...
www.ipea.gov.br/economiadasaude/projeto.php?cod=5 - 28k - Em cache - Páginas Semelhantes

Universidade cria curso de economia e gestão em saúde - Jornal da ...
... Com início previsto para março, esse é o primeiro curso sobre economia em
saúde no país eo segundo mestrado voltado para formação profissional da ...
www.unifesp.br/comunicacao/jpta/ed138/ensino3.htm - 10k - Em cache - Páginas Semelhantes

Panorama - JP Informa - ano 4 - no. 50 - ago/2003
... Economia em saúde Centro capacita pós-graduandos e docentes a prestar serviços
... Mas o Centro Paulista de Economia em Saúde (CPES) quer mudar esse ...
www.unifesp.br/comunicacao/jpi/ed50/pano.htm - 24k - 21 mai. 2005 - Em cache - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de www.unifesp.br ]

::. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca .::
... Pesquisa / Economia em Saúde. Esta linha de pesquisa inclui estudos sobre
economia, sistemas de financiamento, métodos de alocação de recursos no setor ...
www.ensp.fiocruz.br/pos_pesquisas_linha.cfm?linha=6 - 15k - Em cache - Páginas Semelhantes

- | JU Online |
... dia 9/3, em Brasília, menção honrosa de prêmio na área de economia em saúde
... esse estudo é uma das poucas análises de economia em saúde elaboradas no ...
www.ju.unisinos.br/detalhes_materia. asp?editoria=pesquisapos&CodMateria=2968 - 77k - Em cache - Páginas Semelhantes

RADIOLOGY.COM.BR - Artigos/Notícias
... A Unimed de Londrina, por sua vez, desenvolveu, a partir de um trabalho
realizado pelo Centro Paulista de Economia em Saúde (CPES-UNIFESP), ...
www.radiology.com.br/materias/ rad_materias.asp?flag=1&id_materia=342 - 43k - Em cache - Páginas Semelhantes

Onco-Evidências - Curso Avançado de MBE
... Importância da economia em saúde; Principais tipos de estudo em economia em
saúde: Custo-efetividade Custo-minimização Custo-utility Custo-Benefício ...
www.evidencias.com.br/mbe.htm - 10k - Em cache - Páginas Semelhantes

--------------------------------------------------
Note added at 36 mins (2005-05-23 01:48:19 GMT)
--------------------------------------------------

Se você for levar em conta do ponto de vista da sintaxe, economia EM saúde (a partícula \"em\" rementendo à saúde economia no setor de saúde) é mais correto do que economia DA sáude que, a meu ver, pode levar a uma certa confusão. Pelo menos, é esse o meu humilde ponto de vista.

--------------------------------------------------
Note added at 51 mins (2005-05-23 02:02:31 GMT)
--------------------------------------------------

Existe ainda os termos \"economia em turismo\", \"economia em hotelaria\", entre outros.
Selected response from:

Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Grading comment
GRATA !!!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5economia da saúde
Carlos Angelo
5economia em saúde
Paulo Celestino Guimaraes
4estudos económicos em saúdeAntónio Ribeiro


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
health economics
economia da saúde


Explanation:
Nome de uma área do conhecimento.

--------------------------------------------------
Note added at 2005-05-23 01:39:33 (GMT) [[utf-8]]
--------------------------------------------------

* Referência:
Página da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES):
http://www.abres.fea.usp.br/

* Definições:
Economia da saúde é o estudo de como indivíduos e sociedade exercem a opção de escolha na locação dos escassos recursos destinados à área da saúde entre as alternativas que competem pelo seu uso e como esses escassos recursos são distribuídos entre os membros da sociedade.
http://www.diabetes.org.br/apresentacoes/documents/impacto.p...

A Economia da Saúde é um dos ramos da economia direccionado para o estudo da formação de preços, de formas de gestão organizacional do lado da oferta e da procura, do mercado de trabalho, de reformas fiscais, entre outras, na área da saúde.
http://demoliberal.com.pt/noticias.php?noticia=353

A economia da saúde é um campo de produção científica e ação governamental bastante desenvolvido na Europa, Canadá, Estados Unidos e Austrália, contando com programas específicos de pós-graduação e de pesquisa em universidades, associações profissionais atuantes e revistas eletrônicas especializadas na web. No Brasil, organiza-se a partir da criação da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES) em 1989, com a colaboração das Associações Portuguesa e Espanhola de Economia da Saúde, quando o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) promovia atividades sobre essa temática no âmbito de um Acordo de Cooperação Brasil-Portugal (http://www.abres.fea.usp.br).
http://www.scielo.br/pdf/csc/v8n2/a01v08n2.pdf

* Abonações:
... comunicações apresentadas no 2º Forum de Economia da Saúde, Porto, ...
Portuguesa de Economia da Saúde e pela Associação Nacional de Sistemas de Saúde. ...
http://ppbarros.fe.unl.pt/textos-saude.html

... A Comissão Julgadora do Prêmio em Economia da Saúde foi composta por grandes ... Já está disponível no site Economia da saúde o texto: "Uma Análise da ...
http://www.ipea.gov.br/economiadasaude/

... O Projeto "Economia da Saúde: Fortalecendo Sistemas de Saúde para Reduzir ...
e confiáveis divulgadas no Brasil e no exterior sobre Economia da Saúde. ...
http://www.ipea.gov.br/economiadasaude/projeto.php?cod=5

... Atualizado em: 05 abr 2005 Centro Paulista de Economia da Saúde Copyright © 2001- CPES. Todos os direitos reservados. E-mail:economiadasaude@epm.br.
http://www.cepes.com.br/

... usar conceitos e princípios associados à gestão e à economia da saúde; ...
um estudo empírico de um tópico relevante para a gestão e a economia da saúde. ...
http://www.fe.uc.pt/pt/tchfrm/mastership/mes_sau.htm

... UC tem como principais objectivos dinamizar a investigação em Economia da Saúde,
... organizações interessadas no desenvolvimento da Economia da Saúde. ...
http://www.fe.uc.pt/PT/IANDD/IDS/CEISUC.HTM

... Uma visão geral da economia da saúde 2. Produção, demanda dos serviços de saúde perigo moral à pagar 3. Saúde pública, epidemiologia e economia política ...
http://www.unb.br/face/eco/mesp/optativas/saude.htm

... da área de Economia da Saúde nos países de América Latina e Caribe. ...
Congresso diz respeito à: "A Contribuição da Economia da Saúde para o alcance da ...
http://www.unesco.org.br/eventos/economiasaude/mostra_evento

... por intermédio do Departamento de Economia da Saúde - DES (apoio do DFID),
encaminha ofício (em ... 02/08/2004 - Economia da Saúde: últimas notícias ...
http://www.conasems.org.br/mostraPagina.asp?codServico=294

... (Cadernos de Economia da Saúde; 1 / Série J. Cadernos; n.4). 1. Saúde –
Recursos – Brasil. 2. Emenda Constitucional n.º 29/2000. ...
http://siops.datasus.gov.br/Documentacao/Estimativas de Impa...

... criada e coordenada pelo Departamento de Economia da Saúde, é tornar-se ...
Instituições de origem das pessoas integrantes da Rede de Economia da Saúde: ...
http://dtr2001.saude.gov.br/sctie/portal_des/rede_economia_s...


Carlos Angelo
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 52

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Rodrigues
18 mins

agree  xxxBarbaraFreit
5 hrs

agree  Carla Araújo
10 hrs

agree  Kathleen Goldsmith
10 hrs

agree  Claudia Costa
12 hrs

16 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
health economics
economia em saúde


Explanation:
Existe até um CPES - CENTRO PAULISTA DE ECONOMIA EM SAÚDE

Algumas referências para avaliação:
Evidências.com
... ECONOMIA EM SAÚDE / Health Economics, 9. Educação Medical / Medical Education.
8.1. Aula inicial (418 Kb, pdf em 31/07/2000; Ver York, Oxford, iHEA, ...
www.evidencias.com/ - 36k - Em cache - Páginas Semelhantes

[PDF] ECONOMIA EM SAÚDE
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... Economia em Saúde. Discussão da melhor forma de financiamento dos. sistemas de
saúde ... ECONOMIA EM SAÚDE. Sistema Gerenciado de Saúde. Evidências.com ...
www.evidencias.com/eco_ini1.pdf - Páginas Semelhantes

CPES - CENTRO PAULISTA DE ECONOMIA EM SAÚDE
Programação 2005. Teses. Mestrado Profissional. MBA em Economia e Gestão em Saúde
English Version. Incorporação de Tecnologias em Saúde ...
www.cpes.org.br/ - 14k - 21 mai. 2005 - Em cache - Páginas Semelhantes

Economia da Saúde
... Para este fim, a estratégia do Projeto é disseminar informações sobre os
conhecimentos teóricos de economia em saúde e suas aplicações de forma a tornar ...
www.ipea.gov.br/economiadasaude/projeto.php?cod=5 - 28k - Em cache - Páginas Semelhantes

Universidade cria curso de economia e gestão em saúde - Jornal da ...
... Com início previsto para março, esse é o primeiro curso sobre economia em
saúde no país eo segundo mestrado voltado para formação profissional da ...
www.unifesp.br/comunicacao/jpta/ed138/ensino3.htm - 10k - Em cache - Páginas Semelhantes

Panorama - JP Informa - ano 4 - no. 50 - ago/2003
... Economia em saúde Centro capacita pós-graduandos e docentes a prestar serviços
... Mas o Centro Paulista de Economia em Saúde (CPES) quer mudar esse ...
www.unifesp.br/comunicacao/jpi/ed50/pano.htm - 24k - 21 mai. 2005 - Em cache - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de www.unifesp.br ]

::. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca .::
... Pesquisa / Economia em Saúde. Esta linha de pesquisa inclui estudos sobre
economia, sistemas de financiamento, métodos de alocação de recursos no setor ...
www.ensp.fiocruz.br/pos_pesquisas_linha.cfm?linha=6 - 15k - Em cache - Páginas Semelhantes

- | JU Online |
... dia 9/3, em Brasília, menção honrosa de prêmio na área de economia em saúde
... esse estudo é uma das poucas análises de economia em saúde elaboradas no ...
www.ju.unisinos.br/detalhes_materia. asp?editoria=pesquisapos&CodMateria=2968 - 77k - Em cache - Páginas Semelhantes

RADIOLOGY.COM.BR - Artigos/Notícias
... A Unimed de Londrina, por sua vez, desenvolveu, a partir de um trabalho
realizado pelo Centro Paulista de Economia em Saúde (CPES-UNIFESP), ...
www.radiology.com.br/materias/ rad_materias.asp?flag=1&id_materia=342 - 43k - Em cache - Páginas Semelhantes

Onco-Evidências - Curso Avançado de MBE
... Importância da economia em saúde; Principais tipos de estudo em economia em
saúde: Custo-efetividade Custo-minimização Custo-utility Custo-Benefício ...
www.evidencias.com.br/mbe.htm - 10k - Em cache - Páginas Semelhantes

--------------------------------------------------
Note added at 36 mins (2005-05-23 01:48:19 GMT)
--------------------------------------------------

Se você for levar em conta do ponto de vista da sintaxe, economia EM saúde (a partícula \"em\" rementendo à saúde economia no setor de saúde) é mais correto do que economia DA sáude que, a meu ver, pode levar a uma certa confusão. Pelo menos, é esse o meu humilde ponto de vista.

--------------------------------------------------
Note added at 51 mins (2005-05-23 02:02:31 GMT)
--------------------------------------------------

Existe ainda os termos \"economia em turismo\", \"economia em hotelaria\", entre outros.

Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 15
Grading comment
GRATA !!!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
health economics
estudos económicos em saúde


Explanation:
Eu diria "estudos económicos".

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 83