KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Health Care

one-time use dialyser

Portuguese translation: dialisador descartável


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:one-time use dialyser
Portuguese translation:dialisador descartável
Entered by: rhandler

16:26 Apr 9, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Health Care / medical company
English term or phrase: one-time use dialyser
Contexto: "They use physiologic bicarbonate solution and one-time use dialysers based on modern synthetic membranes.". PT-PT de preferência.
Alexandre Batista
Portugal
dialisador descartável
Explanation:
Veja estes exemplos:

Currículo do Sistema de Currículos Lattes (José Francisco Biscegli)
Desenvolvimento de um Dialisador de Bobina tipo Coil, descartável (rim artificial). Desenvolvimento de um Sistema de Diálise com Máquina Hemodialisadora ...
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=...

[PDF] SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA SAÚDE INSTITUTO NACIONAL DE ...
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
Material descartável: Dialisador de membrana de poliaclilonitrila (custo unitário). Linhas de sangue (custo unitário). Isolador de pressão (custo unitário) ...
www.incl.rj.saude.gov.br/incl/administracao/editais/recente...

Baxter Brasil
Em 1956, a Baxter projetou e fabricou o primeiro dialisador completamente descartável e o primeiro equipamento completo para hemodiálise. ...
www.latinoamerica.baxter.com/brasil/servicos/servico_tecnic...



--------------------------------------------------
Note added at 19 mins (2007-04-09 16:45:56 GMT)
--------------------------------------------------

Mas parece que a palavra "dialisador" é também usada em Portugal, veja: 57 Portuguese pages for "dialisador" site:.pt.

Alguns exemplos:

Biblioteca » Legislação ACESSIBILIDADE Unidades Privadas de Saúde ...
1 - Cada dialisador apenas pode ser usado num mesmo doente, ... 2 - Em cada dialisador deve estar inscrito de forma indelével o nome do doente que o utiliza ...
www.pcd.pt/biblioteca/imprimir.php?action=completo&id=182&i...

MorDebe - Base de Dados Morfológica de Português
... começa com, termina com. pesquisa avançada. dialisador - substantivo. masculino. Singular, dialisador. Plural, dialisadores. comentários e sugestões.
www.iltec.pt/mordebe/?action=lemma&lemma=42587

Fenómenos de Transferência III
Considere um rim artificial (dialisador) constituído por um feixe de ... O volume de solução salina no dialisador é muito maior do que o volume de sangue. ...
http://https://fenix.ist.utl.pt/publico/executionCourse.do?e...


Selected response from:

rhandler
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5dialisador descartávelrhandler
5 +4aparelho/dispositivo de diálise de utilização única
Mariana Moreira
4 +2dialisador de uso único/descartávelCatarina Maia
4ddd - dispositivo descartável de diálise
Wolf Kux


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
aparelho/dispositivo de diálise de utilização única


Explanation:
é como normalmente traduzo

:)

Mariana Moreira
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 124

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Madalena Ribeiro
1 min
  -> Obrigada, Madalena

agree  Jorge Freire
2 hrs
  -> Obrigada, Jorge

agree  Cristina Santos
3 hrs
  -> Obrigada, Cristina

agree  Sonia Heidemann
23 hrs
  -> Obrigada, Sónia

7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
dialisador de uso único/descartável


Explanation:
Um dialisador é um filtro com permeabilidade e fluxo variáveis, celulósico
ou sintético, usado na hemodiálise convencional. Pode vir esterilizado de origem, e ser descatável após uso (uso único, como é o caso).


    Reference: http://www.spnefro.pt/Html/Pdfs/ANEXOII.pdf
Catarina Maia
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  amatos amatos: portaria 60/94 e 360/94
15 mins
  -> Obrigada pela dica do uso da palavra "dialisador" no texto da lei!

agree  Gisele Goldstein
58 mins
  -> Obrigada!

11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
dialisador descartável


Explanation:
Veja estes exemplos:

Currículo do Sistema de Currículos Lattes (José Francisco Biscegli)
Desenvolvimento de um Dialisador de Bobina tipo Coil, descartável (rim artificial). Desenvolvimento de um Sistema de Diálise com Máquina Hemodialisadora ...
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=...

[PDF] SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA SAÚDE INSTITUTO NACIONAL DE ...
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
Material descartável: Dialisador de membrana de poliaclilonitrila (custo unitário). Linhas de sangue (custo unitário). Isolador de pressão (custo unitário) ...
www.incl.rj.saude.gov.br/incl/administracao/editais/recente...

Baxter Brasil
Em 1956, a Baxter projetou e fabricou o primeiro dialisador completamente descartável e o primeiro equipamento completo para hemodiálise. ...
www.latinoamerica.baxter.com/brasil/servicos/servico_tecnic...



--------------------------------------------------
Note added at 19 mins (2007-04-09 16:45:56 GMT)
--------------------------------------------------

Mas parece que a palavra "dialisador" é também usada em Portugal, veja: 57 Portuguese pages for "dialisador" site:.pt.

Alguns exemplos:

Biblioteca » Legislação ACESSIBILIDADE Unidades Privadas de Saúde ...
1 - Cada dialisador apenas pode ser usado num mesmo doente, ... 2 - Em cada dialisador deve estar inscrito de forma indelével o nome do doente que o utiliza ...
www.pcd.pt/biblioteca/imprimir.php?action=completo&id=182&i...

MorDebe - Base de Dados Morfológica de Português
... começa com, termina com. pesquisa avançada. dialisador - substantivo. masculino. Singular, dialisador. Plural, dialisadores. comentários e sugestões.
www.iltec.pt/mordebe/?action=lemma&lemma=42587

Fenómenos de Transferência III
Considere um rim artificial (dialisador) constituído por um feixe de ... O volume de solução salina no dialisador é muito maior do que o volume de sangue. ...
http://https://fenix.ist.utl.pt/publico/executionCourse.do?e...




rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 128
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paula Delgado: também pode ser aparelho de diálise descartável
1 min
  -> Sim, Paula, também pode, se não se usar "dialisador" em Portugal. Obrigado!

agree  Gisele Goldstein
54 mins
  -> Obrigado, Gisele!

agree  catarinawaraujo
3 hrs
  -> Obrigado, catarinawaraujo!

agree  Vepalm
7 hrs
  -> Obrigado, Vepalm!

agree  xxxInes Cas
17 hrs
  -> Obrigado, Ines!

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ddd - dispositivo descartável de diálise


Explanation:
.

Wolf Kux
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in GermanGerman, Native in PortuguesePortuguese