KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Instruments

plain vacuum tube

Portuguese translation: tubo de(sob) vácuo (simples)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:plain vacuum tube
Portuguese translation:tubo de(sob) vácuo (simples)
Entered by: Dora Matos

21:40 Mar 13, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Instruments
English term or phrase: plain vacuum tube
As amostras destinadas a determinações quimicas séricas devem idealmente ser colhidas directamente para um ***plain vacuum tube***

Sei o que é, não sei o nome em PT-PT. São tubos específicos para colheita de sangue para onde este flui devido a diferença de pressão (devido ao vácuo dentro do tubo).

Desde já, muito obrigada pela ajuda.
mfs_trad
Portugal
tubo de(sob) vácuo (simples)
Explanation:
tubo simples em oposição a tubos com anticoagulante, por exemplo, ou seja é só o tubo

A colheita por vácuo é a técnica mais adequada, porque garante maior higiene segurança, para o técnico que efectua a colheita e para o utente.

A principal mais-valia deste método é o tubo de vácuo. Na colheita tradicional, a diferença de pressão causada pelo deslocamento do êmbolo da seringa aspira o sangue. No sistema de vácuo, o sangue é aspirado pelo próprio tubo: a pressão no seu interior é inferior à pressão atmosférica (efeito de vácuo).
http://www.labluxor.com/htms/sistema_vacuo.htm

Retirar o sangue com seringa e agulha ou tubo de vácuo e agulha
www.lniv.min-agricultura.pt/ResourcesUser/prestacaoservicos...

Tubos de vácuo com rolha dupla ...www.prestifarma.pt/catalogo.asp?step=2&id=20&pstring=18,20

Tubos de vácuo c/ agulha para recolha de sangue
www.ensino.uevora.pt/imuno/ManualImuno.pdf -


tubos de vácuo com anticoagulante
www.fmv.utl.pt/spcv/PDF/pdf3_2004/549_41_51.pdf
Selected response from:

Dora Matos
Portugal
Grading comment
Obrigada pela sugestão Dora.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5tubo de(sob) vácuo (simples)
Dora Matos
4 +1tubo de colheita por vácuo sem anticoagulantesCatarina Maia


  

Answers


23 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
tubo de colheita por vácuo sem anticoagulantes


Explanation:
Tal como disse, trata-se de um tubo de colheita de sangue (normalmente designados pelos nomes comerciais Vaccutainer ou Monovette), sem qualquer tipo de anticoagulante (citrato, heparina, EDTA), de modo a não haver interferências químicas que possam falsear o resultado da análise das amostras.


    Reference: http://fisiologia.med.up.pt/Textos_Apoio/sangue/Hemograma.pd...
    Reference: http://www.fmv.utl.pt/labs/parasitologia/NormasParasit.pdf
Catarina Maia
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16
Notes to answerer
Asker: Obrigada pela colaboração Catarina


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia Heidemann
1 hr
  -> Obrigada!

23 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
tubo de(sob) vácuo (simples)


Explanation:
tubo simples em oposição a tubos com anticoagulante, por exemplo, ou seja é só o tubo

A colheita por vácuo é a técnica mais adequada, porque garante maior higiene segurança, para o técnico que efectua a colheita e para o utente.

A principal mais-valia deste método é o tubo de vácuo. Na colheita tradicional, a diferença de pressão causada pelo deslocamento do êmbolo da seringa aspira o sangue. No sistema de vácuo, o sangue é aspirado pelo próprio tubo: a pressão no seu interior é inferior à pressão atmosférica (efeito de vácuo).
http://www.labluxor.com/htms/sistema_vacuo.htm

Retirar o sangue com seringa e agulha ou tubo de vácuo e agulha
www.lniv.min-agricultura.pt/ResourcesUser/prestacaoservicos...

Tubos de vácuo com rolha dupla ...www.prestifarma.pt/catalogo.asp?step=2&id=20&pstring=18,20

Tubos de vácuo c/ agulha para recolha de sangue
www.ensino.uevora.pt/imuno/ManualImuno.pdf -


tubos de vácuo com anticoagulante
www.fmv.utl.pt/spcv/PDF/pdf3_2004/549_41_51.pdf

Dora Matos
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 111
Grading comment
Obrigada pela sugestão Dora.