KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Instruments

downstream from the arterial needle

Portuguese translation: a jusante da agulha arterial


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:downstream from the arterial needle
Portuguese translation:a jusante da agulha arterial
Entered by: Marcelo Lino

20:10 Feb 17, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Instruments / needles
English term or phrase: downstream from the arterial needle
"To prevent recirculation, the venous needle must always be at least 15mm downstream from the arterial needle."
carolinamelo
Portugal
à jusante da agulha arterial
Explanation:
q:)

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2009-02-17 20:22:58 GMT)
--------------------------------------------------

...interrompendo o fluxo de sangue a montante e a jusante do cateter...
www.hospitalsiriolibanes.org.br/medicos_profissionais_saude...
Selected response from:

Marcelo Lino
Brazil
Grading comment
Obrigada a todos!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +10à jusante da agulha arterial
Marcelo Lino
4à frente da agulha arterial
Roberto Cavalcanti
3em posição oposta e abaixo/a jusante da agulha arterial.
Marcos Antonio


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +10
à jusante da agulha arterial


Explanation:
q:)

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2009-02-17 20:22:58 GMT)
--------------------------------------------------

...interrompendo o fluxo de sangue a montante e a jusante do cateter...
www.hospitalsiriolibanes.org.br/medicos_profissionais_saude...

Marcelo Lino
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Obrigada a todos!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marlene Curtis
2 mins
  -> Obrigado, Marlene!

agree  Fernando Domeniconi: Sim, mas sem crase
18 mins
  -> Obrigado, Fernando!

agree  Mariana Moreira
29 mins
  -> Obrigado, Mariana!

agree  oxygen4u: :)
33 mins
  -> Obrigado, oxygen!

agree  Teresa Borges: a jusante, sem contra(c)ção...
37 mins
  -> Obrigado, Teresa! Sim, não há crase!

agree  rhandler: Mas sem acento grave na preposição.
47 mins
  -> Obrigado, Ralph! Foi a pressa!

agree  Maria Filipe: mas: a jusante
52 mins
  -> Obrigado, Maria! Tem razão!

agree  Clauwolf
1 hr
  -> Obrigado, Clauwolf!

neutral  Mónica Brito: Lembre-se que esse 'à' é uma contracção da preposição 'a' com o artigo definido feminino 'a'. Não será 'a jusante'? :)
1 hr
  -> Sim "a jusante", não há crase neste caso, pois não cabe o artigo!

agree  Maria Meneses: a jusante, claro
6 hrs
  -> Obrigado, Maria! Sim, sem acentuação.

agree  Isabel Maria Almeida
17 hrs
  -> Obrigado, Isabel!

26 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
à frente da agulha arterial


Explanation:
diria assim

Roberto Cavalcanti
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 102

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
em posição oposta e abaixo/a jusante da agulha arterial.


Explanation:
Sug.

Encontrei este site que trata de diálise. Se este for o assunto as as agulhas são colocadas em direções opostas. Porém a distância é diferente à apresentada no texto para tradução.


- Em geral, as agulhas são colocadas em direções opostas separadas por uma distância mínima de 5 cm. A agulha arterial é inserida distalmente, em direção à anastomose, e a venosa, a favor do fluxo de sangue. Tais cuidados visam à diminuição da recirculação, ...
200.222.60.171/PDF/assistencia%20de%20enfermagem%20no.pdf

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 276