KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Instruments

thumb knob

Portuguese translation: botão recartilhado


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:thumb knob
Portuguese translation:botão recartilhado
Entered by: João Roque Dias

16:15 Feb 18, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Instruments
English term or phrase: thumb knob
Contexto: Dispositivo médico, microeléctrodos

...includes extra thumb knobs, extra hex head fixing screws for adapters and bushings, and hex wrench.
Fernando Brum
Portugal
botão recartilhado
Explanation:
Já que todos os botões são de operação manual...

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 5 hrs 5 mins (2005-02-19 21:21:09 GMT)
--------------------------------------------------

De um modo estrito, recartilhado é knurled. Só que os dois termos são quase intermutáveis e, por vezes, até aparecem juntos:

http://www.bolts-nuts-washers.com/Knurled thumb knob male th...

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 5 hrs 6 mins (2005-02-19 21:22:47 GMT)
--------------------------------------------------

E um excelente \"botão recartilhado\" brasileiro em

http://www.baquelitell.com.br/portugues/manipux.htm

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 5 hrs 7 mins (2005-02-19 21:23:28 GMT)
--------------------------------------------------

E mais um botõezinhos do mesmo tipo em

http://www.centerrol.com.br/cent05.htm
Selected response from:

João Roque Dias
Portugal
Grading comment
O formato do botão dos links apresentados assemelha-se ao da imagem de que disponho. Por essa razão e à falta de outro termo "concreto" em PT vou assumir a designação. Obrigado.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5botão recartilhado
João Roque Dias
4 +1botão de regulagem manual
Clauwolf
5botão giratório
Carlos Angelo
4botão operado pelo (dedo) polegarAntónio Ribeiro


  

Answers


15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
botão de regulagem manual


Explanation:
:)

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs 41 mins (2005-02-18 18:57:37 GMT)
--------------------------------------------------

Existem botões de regulagem por pressão (que não são manuais)

E recartilha em inglês é \"knurl\"

Clauwolf
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 165

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mariana Moreira
6 hrs

6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
botão operado pelo (dedo) polegar


Explanation:
Como não se está a tratar de ir à loja e comprar uma coisa dessas (já alguém me fez uma observação destas!!!!) eu optaria por uma tradução mais longa e explicativa do tipo de botão que se trata. Na realidade não conheço um termo curto e preciso para defenir este tipo de botão.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 55

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
botão recartilhado


Explanation:
Já que todos os botões são de operação manual...

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 5 hrs 5 mins (2005-02-19 21:21:09 GMT)
--------------------------------------------------

De um modo estrito, recartilhado é knurled. Só que os dois termos são quase intermutáveis e, por vezes, até aparecem juntos:

http://www.bolts-nuts-washers.com/Knurled thumb knob male th...

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 5 hrs 6 mins (2005-02-19 21:22:47 GMT)
--------------------------------------------------

E um excelente \"botão recartilhado\" brasileiro em

http://www.baquelitell.com.br/portugues/manipux.htm

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 5 hrs 7 mins (2005-02-19 21:23:28 GMT)
--------------------------------------------------

E mais um botõezinhos do mesmo tipo em

http://www.centerrol.com.br/cent05.htm

João Roque Dias
Portugal
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 16
Grading comment
O formato do botão dos links apresentados assemelha-se ao da imagem de que disponho. Por essa razão e à falta de outro termo "concreto" em PT vou assumir a designação. Obrigado.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  António Ribeiro: Não encontro nada em Pt-Pt que apoie a sugestão.
5 hrs
  -> E "botão operado pelo dedo polegar", encontra?

3 days3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
botão giratório


Explanation:
Em inglês, o “thumb knob” tem esse nome por ser acionado entre o polegar e o indicador, distinguindo dos “knobs” acionados com a mão inteira (maçanetas).
Em português não ocorre essa confusão, mas ocorre outra: como todos os botões são acionados com os dedos, é necessário especificar que é giratório para distinguir do botão de pressão.

Abonações:
Quando o comando é manual por botão giratório, a temperatura deve aumentar girando o botão para a direita, quase ...
http://www2.uol.com.br/bestcars/servico/comandos-2.htm

À esquerda, um botão giratório seleciona entre transmissão normal, reduzida, reduzida com bloqueio do diferencial central e tudo isso mais o bloqueio do ...
http://www2.uol.com.br/bestcars/testes2/touareg-2.htm

A regulagem dos encostos poderia ser milimétrica, por botão giratório em vez de alavanca.
http://www2.uol.com.br/bestcars/testes/blazer-1.htm

Há vários outros bons detalhes: teto solar com comando elétrico e prático botão giratório, limpador de pára-brisa automático, porta-copos e porta ...
http://www2.uol.com.br/bestcars/testes/147-3.htm

[Defeitos apresentados ] O botão giratório do controle de ventilação parou de funcionar com menos de uma semana de uso do carro.
http://www2.uol.com.br/bestcars/tl2/montana.htm


--------------------------------------------------
Note added at 6 days (2005-02-25 12:48:11 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Muitos desses botões são recartilhados, justamente para facilitar o manuseio com os dedos, da mesma forma e pelo mesmo motivo que outros desses botões são emborrachados, mas isso é apenas uma característica acessória do botão.

Carlos Angelo
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 111