KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Pharmaceuticals

intention-to-treat

Portuguese translation: por intenção de tratamento


17:52 Mar 27, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Pharmaceuticals / clinical trials
English term or phrase: intention-to-treat
The intention-to-treat results for improvement from baseline in total...
Bernardo Wagon
Brazil
Portuguese translation:por intenção de tratamento
Explanation:
É a forma mais utilizada, referindo-se a ensaios clínicos, que também podem ser analisados "as treated" (como tratados).
Selected response from:

Carla Vorsatz
Brazil
Grading comment
the best bet
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3"intenção de tratar"
Lilian Jimenez-Ramsey
5 +2por intenção de tratamentoCarla Vorsatz
4 +1(intention-to-treat) tratamento intencionado ou deliberação de tratamento?Silvia Borges
5 -1intensão de tratar-seAntonio Costa


  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
intensão de tratar-se


Explanation:
Ok

--------------------------------------------------
Note added at 2002-03-27 20:50:56 (GMT)
--------------------------------------------------

NOTA
onde se lê intensão de tratar-se, leia-se
INTENÇÃO DE TRATAR-SE

Antonio Costa

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Mauro Lando: Antonio, em Portugal inrenção é com S ????? Aqui no Brasil é com c cedilha.
1 hr
  -> Mauro, essa foi de lascar!!! É o que dá assobiar e chupar cana ao mesmo tempo.

neutral  Carla Vorsatz: A forma mais utilizada é análise "por intenção de tratamento".
3 hrs
  -> Carla! Você "tem intenção de tratamento de um problema", ou "intenção de tratar-se de um problema?". Acho que aqui trata-se de uma pesquisa,

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
por intenção de tratamento


Explanation:
É a forma mais utilizada, referindo-se a ensaios clínicos, que também podem ser analisados "as treated" (como tratados).

Carla Vorsatz
Brazil
PRO pts in category: 8
Grading comment
the best bet

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  BrazBiz
1 hr

neutral  Antonio Costa: Acho que estamos com um problema de regência por aqui Quem tem intenção é de fazer algo (verbo) (praticar uma ação).
1 hr

agree  airmailrpl
1 day7 hrs

6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
(intention-to-treat) tratamento intencionado ou deliberação de tratamento?


Explanation:
Bernardo,

Sei que você está procurando, além de tudo, uma forma de expressar do que consiste o intento de pesquisadores de administrar um tratamento, mesmo que os pacientes não sigam o tratamento a risca, mas ai vão duas sugestões, com explicações do que é um ensaio clínico cujo tratamento é deliberado.

"An intention to treat analysis specifies how to handle noncompliant patients in a randomized control trial. This analysis requires that patients be analyzed in the groups they were randomized into, regardless of whether they complied with the treatment they were given.

At first, this seems counter-intuitive. If you are trying to see how effective a new drug might be, why would you include patients who refused to take the drug? An analysis that only includes compliant patients has two drawbacks.

Groups defined by compliance are no longer randomized and are thus subject to biases.
Groups defined by compliance may not represent the practical impact of the treatment.
The intention to treat analysis has some controversy, however. When you are examining a randomized control trial, ask yourself whether it is logical to include noncompliant patients."

http://www.cmh.edu/stats/ask/intent10.htm

"Intention to Treat is a method that includes noncompliant patients in the groups to which they were originally randomized into. There are two reasons why you might use this approach. First, intention to treat preserves the effects of randomization. Second, intention to treat often provides an assessment of the practical impact of a treatment. There are some examples, however, where intention to treat may answer a different question than the one you are interested in."

http://www.cmh.edu/stats/ask/intent40.htm

Eu deixaria o nome do método em inglês, seguido de explicação sucinta.
Ufa...
Espero que o ajude!


Silvia Borges
United States
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Rita Santiago: Mas acho que há um nome para esse tipo de estudo em Português. Sugiro pesquisar no Medline ou LILACS trabalho sobre o mesmo assunto. No entanto, não é fácil nem rápido.
1 hr

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
"intenção de tratar"


Explanation:
Ver site abaixo


    www.unifesp.br/dmed/cardio/doutorado.htm - 37k
Lilian Jimenez-Ramsey
United States
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Kathleen Goldsmith: "os resultados [do grupo] intenção de tratar quanto à melhora em relação ao [valor] basal no ____ total..." - é intenção de tratar mesmo que se usa em estudos clinicos (na análise estatística dos resultados, por exemplo)
9 hrs
  -> Obrigada, Kathleen.

agree  Martha Rosemberg: Trata-se da postura do médico em relação ao tratamento
9 hrs
  -> Obrigada, Martha.

agree  José Antonio Azevedo
1 day8 hrs
  -> Obrigada, José.