KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Pharmaceuticals

double-masked

Portuguese translation: duplo-mascarado


17:57 Mar 27, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Pharmaceuticals / clinical trials
English term or phrase: double-masked
This was an open-label, double-masked, randomized study
Bernardo Wagon
Brazil
Portuguese translation:duplo-mascarado
Explanation:
ver site abaixo
Selected response from:

Lilian Jimenez-Ramsey
United States
Grading comment
ok, grato
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4duplo-mascarado
Lilian Jimenez-Ramsey
5 +1de dupla máscaraAntonio Costa
5duplo-cego
airmailrpl
4 +1oculto para ambos ladosSilvia Borges
4 +1duplo-cego
P Forgas
4proponho pesquisar mais
Mauro Lando
4duplamente disfarçado (ou oculto)
mary bueno


  

Answers


13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
duplo-cego


Explanation:
Delineamento. Randomizado, duplo-cego, controlado por placebo Randomizado,
duplo-cego, controlado por placebo. Seguimento. 33 meses. Pacientes. ...
www.cardiol.br/publicacao/gestudos/artigo.asp?ID=25

Page 2. Responsável Título Colaborador(es) Caio Rosenthal Estudo randomizado,
duplo-cego, de equivalência comparando Emtricitabina à Estavudina em esquema ...
www.emilioribas.sp.gov.br/Pesquisa/AIDS Antirretroviral Tre...

--------------------------------------------------
Note added at 2002-03-27 18:51:04 (GMT)
--------------------------------------------------

cometi um terrível engano, desculpe

double-masked = mascaramento duplo

double blind = duplo-cego

http://latina.obgyn.net/portugues/articles/aoda.htm

P Forgas
Brazil
Native speaker of: Spanish
PRO pts in category: 20

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Celestino Guimaraes
3 hrs

neutral  airmailrpl: duplo-cego = two blind guys
1 day11 hrs

58 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
de dupla máscara


Explanation:
Ok

Antonio Costa

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Dr. Chrys Chrystello
45 mins
  -> Thank you Dr. Chrys

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
oculto para ambos lados


Explanation:
It is a double-blind study conducted so neither the subject nor the observer know the identity of the control or variable.

Hope this helps you Bernie!


--------------------------------------------------
Note added at 2002-03-27 21:25:50 (GMT)
--------------------------------------------------

Esquecí da referência:
Double-masked experiment:
http://cancerweb.ncl.ac.uk/cgi-bin/omd?double-masked experim...

Silvia Borges
United States
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Rita Santiago: Não sei se o nome usado em português é esse, mas com certeza a explicação está correta.
6 hrs

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
proponho pesquisar mais


Explanation:
Bernardo - te sugiro consultar alguém da àrea médica para saber se double masked e double blind são a mesma coisa. É bem possivel que haja uma diferença sutil entre ambas. Cuidado.
Saudações.
Mauro.


Mauro Lando
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
duplamente disfarçado (ou oculto)


Explanation:
a idéia de máscara ou disfarce está explícita no texto. Creio que deva ser levada em consideração.

mary bueno

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
duplo-mascarado


Explanation:
ver site abaixo


    Reference: http://www.hcnet.usp.br/dirclinica/cappesq/pesquisas/pesquis...
Lilian Jimenez-Ramsey
United States
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
ok, grato

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Kathleen Goldsmith
9 hrs
  -> Obrigada, Kathleen.

agree  Theodore Fink: Nao se pode duvidar. Conforme o site, eh isso mesmo.
9 hrs
  -> Obrigada, Theodore.

agree  Paulo Celestino Guimaraes
13 hrs
  -> Obrigada, Paulo.

neutral  airmailrpl: duplo-mascarado = zorro e batman
1 day3 hrs
  -> Gostei! Infelizmente, são essas as belezas que, na maioria das vezes, encontramos nos textos traduzidos e que começam a ser "oficializados", como é o caso do "randomizado".

agree  José Antonio Azevedo
1 day9 hrs
  -> Obrigada, José.

1 day11 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
duplo-cego


Explanation:
please excuse the jokes, P.Forgas answer is correct as proved by google searches on duplo-cego and double masked

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 52