KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Pharmaceuticals

trafficking

Portuguese translation: Diapedese


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:trafficking (of blood cells)
Portuguese translation:Diapedese
Entered by: felidaevampire

00:28 Sep 3, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Pharmaceuticals
English term or phrase: trafficking
CONTEXTO: Texto sobre Imunologia.

The ability of T-cells traveling in the bloodstream to leave capillaries and enter the dermis, a process known as trafficking, is a critical step in both normal immune function (...)

CLA is an adhesion molecule that plays a key role in the first step of trafficking.
xxxPatricia PR
Brazil
Diapedese
Explanation:
Confirmei com meu livro de Imunologia. Aí vai um trecho:
"Como os monócitos, os PMN [polimorfonucleares] podem aderir a células endoteliais que revestem os vasos sanguíneos de onde também podem extravasar (...) num processo conhecido como diapedese."
Se quiser mais informações, é só dizer!
Prazer em poder ajudar! :)
Selected response from:

felidaevampire
United Kingdom
Grading comment
MUITO obrigada.
substantivo feminino
Rubrica: fisiologia.
passagem de células sanguíneas, em especial os leucócitos, através das paredes dos capilares
(dicionário Houaiss)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2Diapedesefelidaevampire
4tráfico
Dra. Teresa Bernardes
3tráfego
André Barros


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
tráfico


Explanation:
Segundo perquisa no Google

Dra. Teresa Bernardes
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 4

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
Diapedese


Explanation:
Confirmei com meu livro de Imunologia. Aí vai um trecho:
"Como os monócitos, os PMN [polimorfonucleares] podem aderir a células endoteliais que revestem os vasos sanguíneos de onde também podem extravasar (...) num processo conhecido como diapedese."
Se quiser mais informações, é só dizer!
Prazer em poder ajudar! :)

felidaevampire
United Kingdom
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 7
Grading comment
MUITO obrigada.
substantivo feminino
Rubrica: fisiologia.
passagem de células sanguíneas, em especial os leucócitos, através das paredes dos capilares
(dicionário Houaiss)

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges
5 hrs
  -> Obrigada, Teresa!

agree  Vepalm: Certo. http://pwp.netcabo.pt/sistema.imune/sistema_imunitario.htm
7 hrs
  -> Grata!

3 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
tráfego


Explanation:
Esta referência traduz "cellular trafficking" como "tráfego celular":

http://www.fct.mctes.pt/projectos/pub/2006/Painel_Result/vgl...

André Barros
Brazil
Native speaker of: Portuguese