KudoZ home » English to Portuguese » Medical

covariate

Portuguese translation: covariáveis


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:covariate
Portuguese translation:covariáveis
Entered by: Umit Altug

23:58 Jan 9, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Medical / statistics, clinical trials
English term or phrase: covariate
statistical analysis in a clinical trial
"covariates in the Cox model"
ana claudia jorge
Portugal
covariáveis
Explanation:
O Modelo de Regressão de Cox com Covariável Dependente do
Tempo: Uma Aplicação envolvendo Pacientes Infectados pelo

www.est.ufmg.br/~enricoc/publicacoes.htm
um Modelo de Sobrevivência com uma Covariável mal Classificada

www.ceaul.fc.ul.pt/en/relatorios/rel2000b1.html

Sorte, P.
Selected response from:

P Forgas
Brazil
Grading comment
creio que é isso mesmo. e ainda por cima, dá referências de Portugal, porque, às vezes, os termos são diferentes. Obrigada
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3covariáveis
P Forgas
4covariada
Elisa Capelão
4 -1CovariançaSerge L


Discussion entries: 1





  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
Covariança


Explanation:
e.g.:

"Métodos Quantitativos - 24 h/a
Matemática Financeira. Conceitos básicos e simbologia. Juros simples e compostos - conceitos. Juros simples - capitalização e descontos. Juros compostos - capitalização e descontos. Taxa de juros. Valor presente líquido e taxa interna de retorno. Equivalência de fluxos de caixa. Planos de financiamentos. Média. Desvio padrão. Distribuição normal. Variança e covariança. Valor esperado."

HTH,

Serge L.


    Reference: http://www.estacio.br/temp/juiz_de_fora/web_gesnegint.htm
Serge L
PRO pts in pair: 42

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Ricardo Savaris: se fosse assim, como traduzir covariance?
1 hr

50 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
covariáveis


Explanation:
O Modelo de Regressão de Cox com Covariável Dependente do
Tempo: Uma Aplicação envolvendo Pacientes Infectados pelo

www.est.ufmg.br/~enricoc/publicacoes.htm
um Modelo de Sobrevivência com uma Covariável mal Classificada

www.ceaul.fc.ul.pt/en/relatorios/rel2000b1.html

Sorte, P.

P Forgas
Brazil
Native speaker of: Spanish
PRO pts in pair: 911
Grading comment
creio que é isso mesmo. e ainda por cima, dá referências de Portugal, porque, às vezes, os termos são diferentes. Obrigada

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clarice Guelfi
13 mins

agree  Ricardo Savaris: concordo
54 mins

agree  José Antonio Azevedo
32 days

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
covariada


Explanation:
creio que seja este o termo que procura.


MAE-514 INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE SOBREVIVÊNCIA E ...
... paramétricos e modelos de vida acelerada. 7. Modelos não-paramétricos/ semi-paramétricos
com covariadas: o modelo de riscos proporcionais de Cox. ...
www.ime.usp.br/grad/catalogo/2000/mae/node47.html

[DOC] II. The Proportional Hazards Model
Formato de arquivo: Microsoft Word 97 for Macintosh - ver em HTML
... A principal característica que ... precisa, o modelo de Cox gera a probabilidade ... onde
. Para o modelo baseado no conjunto ... dado vetor de covariadas X fornece a ...
www.ipea.gov.br/redepesq/produtos/anpec/anpec/FRocha.doc

boa sorte!


    see above
Elisa Capelão
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 207