KudoZ home » English to Portuguese » Medical

mutate into new strains

Portuguese translation: sofrem mutações originando novas cepas


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:mutate into new strains
Portuguese translation:sofrem mutações originando novas cepas
Entered by: Lilian Jimenez-Ramsey

20:21 Jan 22, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Medical
English term or phrase: mutate into new strains
flu viruses mutate into new strains every year
Adriana Ieyasu
sofrem mutações originando novas cepas
Explanation:
Cepas é o termo utilizado para "virus strains". Consultar Stedman ou vários sites em português, no Google.com
Selected response from:

Lilian Jimenez-Ramsey
United States
Grading comment
thnx :-)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3sofrem mutações originando novas cepas
Lilian Jimenez-Ramsey
5 +1cepas
Maria Eugenia Farre
5estirpes
ana claudia jorge
4mutações
P Forgas
4gerar novas cepas / variedades / variantesSerge L


  

Answers


40 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
cepas


Explanation:
A mutação faz surgir novas cepas do vírus influenza (da gripe) todos os anos.


    Reference: http://www.vigivirus.com.br/pdf/idoso_20002.pdf
    Reference: http://www.google.com/search?hl=pt&q=v%EDrus+muta%E7%E3o+cep...
Maria Eugenia Farre
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 248

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Renata Costa
19 hrs

42 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
sofrem mutações originando novas cepas


Explanation:
Cepas é o termo utilizado para "virus strains". Consultar Stedman ou vários sites em português, no Google.com

Lilian Jimenez-Ramsey
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 65
Grading comment
thnx :-)

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Elisa Capelão
3 mins

agree  Renata Costa
19 hrs

agree  José Antonio Azevedo
18 days

49 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
mutações


Explanation:
a cada ano, as mutações dos vírus da gripe produzem novas cepas

Sorte, P.

P Forgas
Brazil
Native speaker of: Spanish
PRO pts in pair: 911

49 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
gerar novas cepas / variedades / variantes


Explanation:
e.g.:

"O coordenador do Cenepe, no entanto, não acredita que o Brasil possa
ser atingido por uma epidemia de gripe nos moldes da que ocorre atualmente
na Europa e nos Estados Unidos. Barbosa lembra ainda que a cepa do vírus
da gripe, a mesma que está provocando a epidemia no Reino Unido e em
outros países europeus, já circulou no Brasil, no ano passado. Por conta disso,
segundo ele, a cepa foi incluída no imunizante da doença. "Não há motivos
para pânico", tranqüilizou Barbosa."

"Devido às mutações ocorridas durante sua replicação, o vírus influenza sofre contínuas alterações gerando novas cepas ou variantes."

HTH,

Serge L.


    Reference: http://www.usp.br/agen/12jan.htm
    Reference: http://www.vigivirus.com.br/virus.htm
Serge L
PRO pts in pair: 42

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
estirpes


Explanation:
Atenção!! Mais uma diferença entre o PT-pt e o PT-br! Se a tradução for para Portugal, diz-se estirpes; cepas parecerá muito estranho.

ana claudia jorge
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 118