KudoZ home » English to Portuguese » Medical

25

Portuguese translation: quark


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:25
Portuguese translation:quark
Entered by: DrSantos

02:34 Feb 24, 2002
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Medical
English term or phrase: 25
Why \"Quark\"?
The name \"quark\" was taken by Murray Gell-Mann from the book \"Finnegan\'s Wake\" by James Joyce. The line \"Three quarks for Muster Mark...\" appears in the fanciful book. Gell-Mann received the 1969 Nobel Prize for his work in classifying elementary particles.
alisson
quark
Explanation:
Alisson,
eu de novo. Se você quiser a tradução do parágrafo todo me diga. A coisa está bem coloquial irlandesa, como se fosse sotaque mal pronunciada. Por exemplo,
"Muster Mark", deve ser "Master Mark", e o tal de "quark" deve ter sido inventada para RIMAR com Mark.
Selected response from:

DrSantos
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement. KudoZ.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3quarkDrSantos
5 +1partícula não visível/não demonstradaDrSantos
4Quark
Sergio Artamonoff


  

Answers


4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
partícula não visível/não demonstrada


Explanation:
Alisson
Não sei bem o que você quer traduzir - o parágrafo, ou só a palavra "quark".

A palavra "quark" foi inventada e não tem tradução. O texto acima explica que foi usada pela 1a. (e única vez) no tal romance (em 1939).
RECENTEMENTE "quark" foi adotada pelos físicos nucleares como nome de uma partícula dos átomos, a qual eles "acham" que existe mas nunca foi encontrada ou demonstrada.
A palavra original em si é coisa de Irlandês, como o nosso Guimarães Rosa que "inventava" palavras que não existiam.


    Oxford Dictionary
DrSantos
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 193

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Fernanda Barao
11 hrs

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
quark


Explanation:
Alisson,
eu de novo. Se você quiser a tradução do parágrafo todo me diga. A coisa está bem coloquial irlandesa, como se fosse sotaque mal pronunciada. Por exemplo,
"Muster Mark", deve ser "Master Mark", e o tal de "quark" deve ter sido inventada para RIMAR com Mark.

DrSantos
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 193
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement. KudoZ.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Luisa Almeida
3 hrs

agree  Manuela Brehm
4 hrs

agree  José Antonio Azevedo
5 hrs

12 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Quark


Explanation:
Denominação genérica de partículas elementares hipotéticas, com cargas iguais à fração da carga elementar, e que seriam os constituintes das outras partículas elementares.



--------------------------------------------------
Note added at 2002-02-24 15:31:58 (GMT)
--------------------------------------------------

Veja em http://www.granddictionnaire.com/_fs_global_01.htm
a definição : Partículas hipotéticas com cargas elétricas 1/3 e 2/3.

Trata-se de uma tentativa de explicar as características de todas as partículas, sujeitas à uma interação forte (hadrons).

Obs.
Os físicos descobriram um quark estranho com uma carga elétrica de 1/3 ao pesquisarem a matéria, tentando reproduzir, em parte, o modelo inicial do Universo no momento do \"Big Bang\". O quark no contexto dado, talvez seja uma referência a este momento inicial da criação do nosso Universo, pelo autor.

Sergio Artamonoff
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 51