KudoZ home » English to Portuguese » Medical

biological commons

Portuguese translation: patrimônio biológico da humanidade


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:biological commons
Portuguese translation:patrimônio biológico da humanidade
Entered by: Edilaine Grandolpho

14:19 Jan 16, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Medical / Texto sobre clonagem humana
English term or phrase: biological commons
highlighting the drawbacks to certain medical research...such as its patenting of the biological commons...
Edilaine Grandolpho
Brazil
patrimônio biológico da humanidade
Explanation:
não é que a resposta do Tomás esteja errada, mas dizer simplesmente 'comum' não esclarece se é comum às empresas envolvidas, ao povo do país onde foi feita a descoberta, etc

EURODICAUTOM

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-16 15:15:18 (GMT)
--------------------------------------------------



(1)
TERM commons

Reference see NL

FR
(1)
TERM patrimoine de l\'humanité

NL
Definition Dit zijn hulpbronnen die onder het gezamenlijke beheer van een groep of organisatie vallen en waarop geen afgebakende rechten bestaan.Voorbeelden zijn oceanen,atmosfeer,ozonlaag,biodiversiteit,etc.

Reference Nationale Adviesraad voor Ontwikkelingssamenwerking



--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-16 15:25:22 (GMT)
--------------------------------------------------

Tradução da definição em holandês acima:

São recursos naturais que passam a ser controlados conjuntamente por um grupo ou organização e sobre os quais não existem direitos definidos. São exemplos os oceanos, a atmosfera, a camada de ozônio, a biodiversidade, etc.

Referência Conselho Consultivo Nacional para a Colaboração no Desenvolvimento

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-16 15:27:00 (GMT)
--------------------------------------------------

Tradução da definição em holandês acima:

São recursos naturais que passam a ser controlados conjuntamente por um grupo ou organização e sobre os quais não existem direitos definidos. São exemplos os oceanos, a atmosfera, a camada de ozônio, a biodiversidade, etc.

Referência Conselho Consultivo Nacional para a Colaboração no Desenvolvimento

Em outras palavras, são um patrimônio (comum) da humanidade que cai sob o controle de grupos, embora sem nenhum fundamento legal
Selected response from:

João Carlos Pijnappel
Grading comment
Obrigada pela ajuda de todos!!!

Abraços,

Edilaine
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2patrimônio biológico comum
Tomás Rosa Bueno
5estou com o João nessa
Clauwolf
5patrimônio biológico da humanidade
João Carlos Pijnappel


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
patrimônio biológico comum


Explanation:
Deve ser uma referência às empresas qe patenteiam as seqüências de DNA que identificam, sem sequer saber para que servem, reservando-se o direito de receber royalties por qualquer utilização futura dessas seqüências.

Parece absurdo, mas é comum, e permitido por lei.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-16 14:33:03 (GMT)
--------------------------------------------------

O \"commons\", neste caso, é uma alusão direta às \"commons\", terras coletivas cuja \"privatização\", nos primórdios do capitalismo, foi causa da expulsão dos camponeses para as cidades, onde foram compor a mão-de-obra barata para a indústria nascente. Há quem fale inclusive de \"enclosure of the biological commons\", e referência clara às cercas erguidas em torno às terras comuns.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-16 15:33:22 (GMT)
--------------------------------------------------

O João pode ter razão, embora o original tampouco afirme que \"commons\" seja relativo a toda a humanidade.

Tomás Rosa Bueno
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in pair: 748

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  PatriciaS
51 mins
  -> Obrigado, Patricia.

agree  xxxluisantos
3 hrs
  -> Obrigado, Luis.

neutral  João Carlos Pijnappel: a tradução em francês no Eurodic é 'patrimoine de l'humanité', e em holandês 'erfgoed van de mensheid', que significa o mesmo.
3 hrs
  -> Eu indiquei na minha resposta (ver acima) que talvez a sua resposta fosse melhor.

50 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
patrimônio biológico da humanidade


Explanation:
não é que a resposta do Tomás esteja errada, mas dizer simplesmente 'comum' não esclarece se é comum às empresas envolvidas, ao povo do país onde foi feita a descoberta, etc

EURODICAUTOM

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-16 15:15:18 (GMT)
--------------------------------------------------



(1)
TERM commons

Reference see NL

FR
(1)
TERM patrimoine de l\'humanité

NL
Definition Dit zijn hulpbronnen die onder het gezamenlijke beheer van een groep of organisatie vallen en waarop geen afgebakende rechten bestaan.Voorbeelden zijn oceanen,atmosfeer,ozonlaag,biodiversiteit,etc.

Reference Nationale Adviesraad voor Ontwikkelingssamenwerking



--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-16 15:25:22 (GMT)
--------------------------------------------------

Tradução da definição em holandês acima:

São recursos naturais que passam a ser controlados conjuntamente por um grupo ou organização e sobre os quais não existem direitos definidos. São exemplos os oceanos, a atmosfera, a camada de ozônio, a biodiversidade, etc.

Referência Conselho Consultivo Nacional para a Colaboração no Desenvolvimento

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-16 15:27:00 (GMT)
--------------------------------------------------

Tradução da definição em holandês acima:

São recursos naturais que passam a ser controlados conjuntamente por um grupo ou organização e sobre os quais não existem direitos definidos. São exemplos os oceanos, a atmosfera, a camada de ozônio, a biodiversidade, etc.

Referência Conselho Consultivo Nacional para a Colaboração no Desenvolvimento

Em outras palavras, são um patrimônio (comum) da humanidade que cai sob o controle de grupos, embora sem nenhum fundamento legal

João Carlos Pijnappel
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 492
Grading comment
Obrigada pela ajuda de todos!!!

Abraços,

Edilaine

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Clauwolf: mas só você pode dizer se a tradução do holandês está certa...
2 hrs

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
estou com o João nessa


Explanation:
:)

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14326