KudoZ home » English to Portuguese » Medical

folk illnesses

Portuguese translation: doenças do povo


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:folk illnesses
Portuguese translation:doenças do povo
Entered by: Andera

22:51 Dec 5, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Medical / Problemas de ansiedade
English term or phrase: folk illnesses
If sufficiently rare or exotic, anxiety disorders can include both specific symptoms and presumed etiologies, such that they may even be designated as folk illnesses or culture bound syndromes, ...
Andera
Portugal
doenças do povo
Explanation:
Concordo com todas as outras sugestões mas porque não ser literal?
Selected response from:

Ricardo Fonseca
Portugal
Grading comment
Também concordo com todas as outras sugestões mas prefiro, sem dúvida, a tradução mais literal.

Obrigada a todos!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +6doenças com componentes sócio-culturaisAntónio Ribeiro
5 +4doenças folclóricasrhandler
4doença endémica ou doença regional
Ana Almeida
4doenças ligadas a superstiçõesxxx00000000
3 +1doenças folclóricas
Erika McGovern
1doenças do povo
Ricardo Fonseca


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
doenças folclóricas


Explanation:
Veja e visite o sitio do exemplo abaixo (primeira referência):

mulher
... é visto como uma coisa tão importante que mulheres que têm problemas em conceber são consideradas como portadoras de uma doença folclórica - única no ...
www.belezanegra.com/pages/mulher.html

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-05 22:59:04 (GMT)
--------------------------------------------------

O parágrafo inteiro do exemplo acima diz o seguinte:

\"Dar a luz é visto como o início da vida adulta para as mulheres e novas mães são mimadas por semanas. Ter filhos é visto como uma coisa tão importante que mulheres que têm problemas em conceber são consideradas como portadoras de uma doença folclórica - única no Haiti. Elas são consideradas curadas depois de ter um filho.\"


    Reference: http://www.belezanegra.com/pages/mulher.html
rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Erika McGovern: :)
0 min
  -> Obrigado, Erika. Chegamos quase juntos.

agree  Maria Henna
5 mins
  -> Obrigado, Maria

agree  Javier Ramos: doenças folclóricas parece uma boa opção
33 mins
  -> Obrigado, Javier

agree  xxx00000000
1 hr
  -> Thank you, Esther, and also for your support in that other matter.

5 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
doenças folclóricas


Explanation:
-

Erika McGovern
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 263

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria Henna
5 mins
  -> Obrigada, Maria Henna :)

44 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +6
doenças com componentes sócio-culturais


Explanation:
Eu diria assim.

Ver:

http://eutopia.f2g.net/figit.htm



António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti
3 mins

agree  CristinaPereira: A melhor sugestão até agora
10 mins

agree  Jorge Freire: É isso mesmo!
1 hr

agree  Claudio Mazotti: good job!!!
5 hrs

agree  Claudia da Matta
7 hrs

agree  Kathleen Goldsmith
2 days 12 hrs

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
doenças ligadas a superstições


Explanation:
=

xxx00000000
Native speaker of: Native in FrenchFrench, Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 54

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
doença endémica ou doença regional


Explanation:
"Endemia, s. fem. O m. q. doença endémica ou doença regional. Doença, infecciosa ou não, que predomina numa determinada região, constantemente ou por surtos."
http://www.bpb.uminho.pt/enciclopedia/00.asp?P=Encina,

Endemia = presença habitual de uma doença numa dada região geográfica que nela se manifesta de forma constante ou em épocas determinadas
in Dicionário Médico, L. Mauila e outros


Ana Almeida
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 1129

12 hrs   confidence: Answerer confidence 1/5Answerer confidence 1/5
doenças do povo


Explanation:
Concordo com todas as outras sugestões mas porque não ser literal?


Ricardo Fonseca
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 500
Grading comment
Também concordo com todas as outras sugestões mas prefiro, sem dúvida, a tradução mais literal.

Obrigada a todos!