KudoZ home » English to Portuguese » Medical

specialty outpatient facilities

Portuguese translation: instalações de ambulatório especializado


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:specialty outpatient facilities
Portuguese translation:instalações de ambulatório especializado
Entered by: airmailrpl

03:42 Dec 11, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Medical
English term or phrase: specialty outpatient facilities
For the purpose of this website, health care services include: services provided to patients by hospitals and hospital chains; offices and clinics of medical doctors and other health care professionals; nursing homes and other long-term care providers; rehabilitation facilities; home health care providers; certain health maintenance organizations (HMOs); medical and dental laboratories; kidney dialysis centers; and specialty outpatient facilities.
Sidnei Arruda
Brazil
instalações de ambulatório especializado
Explanation:
specialty outpatient facilities => instalações de ambulatório especializado

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2003-12-11 03:51:11 GMT)
--------------------------------------------------

Portaria n -
... na modalidade de Hospital Dia Geriátrico, com condições técnicas, instalações físicas adequadas ... 2.2.1.3 – Ambulatório Especializado em Saúde do Idoso. ...
planeta.terra.com.br/servicos/carcereri/ alzheimer/sas249.htm

Conam - Consultoria em Administração Municipal
... cumprir com as seguintes exigências específicas: 2.2.1 - Instalações Físicas O ... 2.2.2 - Ambulatório Especializado em Tratamento da Dor O Centro deve ...
www.conam.com.br/ legislacao_conteudo.php?id_legislacao=326

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs 53 mins (2003-12-11 08:36:15 GMT)
--------------------------------------------------

define: facilities

The buildings, machines and other equipment, and furniture and fixtures needed to produce and distribute a product.
highered.mcgraw-hill.com/sites/0072497815/student_view0/full_book_glossary.html

location for treatment or services
www.co.sanmateo.ca.us/smc/department/hsa/home/0,2242,140951...

acq. A physical plant, such as real estate and improvements thereto, including building and equipment, which provides the means for assisting or making easier the performance of a system function. The facilities to which this standard applies are those in which personnel perform system operational or maintenance duties. [MIL-HDBK-1908B]
iac.dtic.mil/hsiac/Definitions.htm

All facilities required to support the core processes, including the resources to house and support information technology resources, and the other resource elements defined above.
www.ciao.gov/ciao_document_library/glossary/F.htm

Facilities include all Laboratory buildings and structures.
www.lbl.gov/Workplace/Property-Management/propguide/glossar...

Buildings and the associated supporting infrastructure such as roads, trails, and utilities.
www.nps.gov/yose/planning/yfalls/ch8.htm

A location containing the equipment, supplies, voice and data communication lines, to conduct transactions required to conduct business under normal conditions. SIMILAR TERMS: Primary Site, Primary Processing Facility, Primary Office Facility.
www.bcpconsulting.com/Glossary.html
Selected response from:

airmailrpl
Brazil
Grading comment
Obrigado a todos.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5serviços ambulatórios especializados
Jorge Freire
5 +5instalações de ambulatório especializado
airmailrpl
5 +1instalações para pacientes externos da especialidade
Teresa Cristina Felix de Sousa
5serviços de médicos especialistasAntónio Ribeiro
5ambulatórios especializados para pacientes externos
Sormane Fitzgerald Gomes
4consultas de ambulatório por especialidade
Aida Macedo
4 -1ambulatórios de especialidadeAmilcar


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
serviços de médicos especialistas


Explanation:
Eu diria assim.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
serviços ambulatórios especializados


Explanation:
É uma alternativa que me parece mais adequada

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 2004

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Almeida: Concordo inteiramente consigo
1 hr
  -> Obrigado, Ana

agree  Kathleen Goldsmith: serviços ambulatoriais especializados
2 hrs
  -> Obrigado, Kathleen, mas em português pt é "ambulatórios" e não "ambulatoriais"

agree  Deolindo
3 hrs
  -> Obrigado, Deolindo

agree  Clauwolf
4 hrs
  -> Obrigado, Cláudio

agree  lenapires: concordo plenamente.
5 hrs
  -> Obrigado, Lena

4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
instalações de ambulatório especializado


Explanation:
specialty outpatient facilities => instalações de ambulatório especializado

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2003-12-11 03:51:11 GMT)
--------------------------------------------------

Portaria n -
... na modalidade de Hospital Dia Geriátrico, com condições técnicas, instalações físicas adequadas ... 2.2.1.3 – Ambulatório Especializado em Saúde do Idoso. ...
planeta.terra.com.br/servicos/carcereri/ alzheimer/sas249.htm

Conam - Consultoria em Administração Municipal
... cumprir com as seguintes exigências específicas: 2.2.1 - Instalações Físicas O ... 2.2.2 - Ambulatório Especializado em Tratamento da Dor O Centro deve ...
www.conam.com.br/ legislacao_conteudo.php?id_legislacao=326

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs 53 mins (2003-12-11 08:36:15 GMT)
--------------------------------------------------

define: facilities

The buildings, machines and other equipment, and furniture and fixtures needed to produce and distribute a product.
highered.mcgraw-hill.com/sites/0072497815/student_view0/full_book_glossary.html

location for treatment or services
www.co.sanmateo.ca.us/smc/department/hsa/home/0,2242,140951...

acq. A physical plant, such as real estate and improvements thereto, including building and equipment, which provides the means for assisting or making easier the performance of a system function. The facilities to which this standard applies are those in which personnel perform system operational or maintenance duties. [MIL-HDBK-1908B]
iac.dtic.mil/hsiac/Definitions.htm

All facilities required to support the core processes, including the resources to house and support information technology resources, and the other resource elements defined above.
www.ciao.gov/ciao_document_library/glossary/F.htm

Facilities include all Laboratory buildings and structures.
www.lbl.gov/Workplace/Property-Management/propguide/glossar...

Buildings and the associated supporting infrastructure such as roads, trails, and utilities.
www.nps.gov/yose/planning/yfalls/ch8.htm

A location containing the equipment, supplies, voice and data communication lines, to conduct transactions required to conduct business under normal conditions. SIMILAR TERMS: Primary Site, Primary Processing Facility, Primary Office Facility.
www.bcpconsulting.com/Glossary.html

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8779
Grading comment
Obrigado a todos.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sormane Fitzgerald Gomes: 'ambulatórios especializados' like the examples. Just a thought : )
21 mins
  -> of course

agree  Claudia da Matta: Também tiraria 'instalações'.
26 mins
  -> good thought

agree  Claudio Mazotti: concordo com a Claudia
41 mins
  -> concordo

agree  Marcelo Fogaccia: Sem 'instalações'.
6 hrs
  -> agradeço

agree  Cecilia Bartalotti: Concordo com os comentários, apenas "ambulatórios especializados"
10 hrs
  -> agradeço

8 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
instalações para pacientes externos da especialidade


Explanation:
Sidney, acabei de traduzir um arquivo com esse mesmo parágrafo, discorrendo sobre o tratamento de um grupo de pacientes com Interferon (Câncer, Hepatite C) para um grupo de pesquisas de um grande Laboratório na Inglaterra. Terminologia aprovada pelo cliente.

Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 2515

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia Heidemann
12 hrs

13 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
ambulatórios especializados para pacientes externos


Explanation:
If you're looking for a more literal translation.

... âmbito da Medicina Tropical, através de ambulatórios especializados e de visitas ... as atividades de atendimento aos pacientes internos e externos nas áreas ...
www.rondonia.ro.gov.br/secretarias/sesau/atribuicoes2.htm  -  52k .
. Ic Características Assistenciais: O Setor de Oncologia Cínica mantém um ambulatório
para atendimento de pacientes externos e um sistema de interconsultas ...
www.unifesp.br/centros/gmo/mcmed.htm  -  28k

... Edgard Santos - HUPES; Pavilhão Prof. Francisco Magalhães Neto Destina-se
a atenção à saúde para pacientes externos (ambulatório ) do HUPES. ... www.ufba.br/servicos.html  -  9k

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-11 17:13:16 (GMT)
--------------------------------------------------

Just adding to airmailrpl\'s answer.
In my opinion, the word \'facilities\' should not be translated alone.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-11 17:20:51 (GMT)
--------------------------------------------------

I meant to say was that AIRMAILRPL deserves all the credit. I was just adding to his answer.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-11 17:27:27 (GMT)
--------------------------------------------------

What I meant to say...
Geez...need a break.

Sormane Fitzgerald Gomes
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 802

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia Heidemann
7 hrs

disagree  Aida Macedo: ambulatórios e doents externos é redundante. Ambulatório quer dizer assistência a pacientes externos, como se vê no seu 2º exemplo.
3 days 15 hrs

13 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
ambulatórios de especialidade


Explanation:
Ambulatório já é uma instalação para atendimento de doentes externos (não internados, em regime anbulatório).

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-11 17:14:28 (GMT)
--------------------------------------------------

Specialty = de especialidade
Specialized = especializados

Parecidas, mas não idênticas



--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-12 11:21:00 (GMT)
--------------------------------------------------

Porto Editora

substantivo masculino

secção de hospital para atendimento de doentes que se podem deslocar pelos seus próprios meios ...

O Editora acrescenta \"*e* onde são prestados os primeiros socorros\"; mas essa qualificação, a ser vista como limitação, não é necessária, nem corresponde à realidade actual. Primeiros socorros são prestados nas secções de emergência. Quanto ao corpo principal da definição tem de tomar-se cum grano salis. Um doente ambulatório é o que eles dizem em conceito raiz, mas claro que a divisão funcional dentro dum hospital não é baseada diretamente em capacidade locomotora: para tais efeitos um doente ambulatório é exatamente o mesmo que \"out-patient\" em ing, e assim é há muito tempo.



Amilcar
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 275

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Aida Macedo: Veja, por favor, a justificação na nota que acrescentei.
1 day 10 hrs

1 day 38 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
consultas de ambulatório por especialidade


Explanation:
ou serviços de ambulatório por especialidade

Sul
... ICGZS sente a necessidade de tudo fazer para que a especialidade de Clínica ... 5.2.2
Colaborar e/ou efectuar consultas de ambulatório com autonomia progressiva. ...
www.icgzn.pt/sul.htm - 81k - Em cache - Páginas Semelhantes

[PDF] norte médico
Formato de arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
Page 1. 3 Editorial Miguel Leão Política de Saúde 4 As Contas
da Nossa Saúde Dados económicos e estatísticos sobre o custo ...
www.ordemdosmedicos.pt/ie/institucional/ SRN/revista/pdf/nortemedico_003.pdf - Páginas Semelhantes


QCAIII Apresentação - B.5 – SAÚDE
... e competências de cada hospital, tanto ao nível dos serviços de ambulatório como
de ... de saúde, o aumento do número de consultas de especialidade eo apoio ...
www.qca.pt/acessibilidade/qca/html/pg013.html - 17k - Em cache - Páginas Semelhantes





--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-13 03:28:49 (GMT)
--------------------------------------------------

De facto, não aconselho o uso do SUBSTANTIVO \"ambulatórios\", como consta na resposta do Amilcar. O que quer dizer? Serviços ambulatórios? Ou doentes/médicos/centros/tratamentos/cuidados de saúde ambulatórios?! Resumindo, ambulatórios deve ser utilizado como qualificativo. E mesmo assim eu continuo a preferir \"de ambulatório\".

Aida Macedo
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 84

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Amilcar: Onde estão as consultas no original? Facilities são InstalaçõeS. A segunda versão serve mas ... mais palavreado para menos precisão. O original não foca serviços, foca InstalaçõeS.
7 hrs
  -> Facility designa também uma FUNÇÃO. O que julga que significa, p.ex., spell-check facility?