KudoZ home » English to Portuguese » Medical

Allopheresis

Portuguese translation: Aférese alogenêica


13:14 Dec 17, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Medical
English term or phrase: Allopheresis
Texto sobre doação de sangue e células-tronco:

Donors = 18 for Allopheresis PBSC.

se apheresis = aférese então allopheresis = aloaférese?
Lincoln Carvalho
Brazil
Portuguese translation:Aférese alogenêica
Explanation:
"O transplante pode ser autólogo onde as células utilizadas são as do próprio paciente ou alogenêico onde as células são, geralmente, de um doador relacionado, habitualmente irmãos. Desde março de 1986, o serviço realiza todo o procedimento de coleta, congelamento e infusão da medula. Até o presente momento foram realizados cerca de 100 transplantes."


--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-17 13:24:53 (GMT)
--------------------------------------------------

allo - abreviação para allogeneic
\"Using various animal models, allogeneic (allo) BMT has been found to be useful in the treatment of various autoimmune diseases.\"
http://www.blackwellpublishing.com/abstract.asp?ref=1091-666...

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-17 13:25:33 (GMT)
--------------------------------------------------

Lincoln, não encontrei nenhuma referência abreviada, melhor manter por extenso.
Selected response from:

Luciana Ribeiro
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5Aferése
Sonia Heidemann
4 +1Aférese alogenêica
Luciana Ribeiro


Discussion entries: 1





  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Aférese alogenêica


Explanation:
"O transplante pode ser autólogo onde as células utilizadas são as do próprio paciente ou alogenêico onde as células são, geralmente, de um doador relacionado, habitualmente irmãos. Desde março de 1986, o serviço realiza todo o procedimento de coleta, congelamento e infusão da medula. Até o presente momento foram realizados cerca de 100 transplantes."


--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-17 13:24:53 (GMT)
--------------------------------------------------

allo - abreviação para allogeneic
\"Using various animal models, allogeneic (allo) BMT has been found to be useful in the treatment of various autoimmune diseases.\"
http://www.blackwellpublishing.com/abstract.asp?ref=1091-666...

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-17 13:25:33 (GMT)
--------------------------------------------------

Lincoln, não encontrei nenhuma referência abreviada, melhor manter por extenso.


    Reference: http://www.hcanc.org.br/dmeds/bsang/bsang1.html
Luciana Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 178

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Kathleen Goldsmith
1 hr
  -> thnx

9 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Aferése


Explanation:


Perguntas mais frequentes

O que é a medula óssea?
Qual a probabilidade de encontrar um dador compatível?
Pode um dador desistir do processo após saber que é compatível com um doente?
Quem paga o processo da doação?
Só se pode dar medula óssea uma vez?



O que é a medula óssea?

A medula óssea é um tecido de consistência mole que preenche o interior dos ossos longos e as cavidades esponjosas de ossos, como por exemplo os da bacia. É nesse tecido que existem células progenitoras, ou seja, com capacidade para se diferenciarem e dar origem a qualquer célula do sangue periférico, as chamadas stem cell dos autores ingleses ou células progenitoras / estaminais em português. Estas células renovam-se constantemente mantendo um número relativamente constante em qualquer momento.

Apesar de genericamente se falar de transplantação de medula óssea, de facto o que se faz é uma reinfusão ou transfusão no doente de células progenitoras retiradas da medula do dador.

Estas células saudáveis vão substituir as células doentes e são responsáveis pela formação de novas células saudáveis.

Contudo, para que o transplante tenha sucesso, as células saudáveis devem ser o mais possível compatíveis com as células do doente.

Existem dois processos de colheita de células para transplantação de medula:

Colheita a partir da Medula Óssea:
Células progenitoras colhidas do interior dos ossos pélvicos. Requer geralmente anestesia geral e uma breve hospitalização.

Células de células Progenitoras Periféricas:
Colheita feita no sangue periférico, através de um processo chamado aférese, em que o dador tem de tomar previamente um medicamento que é um factor de crescimento que vai fazer aumentar a produção de células progenitoras no sangue.

Além destes dois métodos, existe, ainda, outra fonte de células progenitoras que são as células do cordão umbilical. Neste caso, após consentimento prévio da mãe, quando o bebé nasce são colhidas do cordão umbilical. O cordão umbilical tem uma percentagem muito elevada de células progenitoras mas como a quantidade geralmente é pequena, são utilizadas, sobretudo, na transplantação de crianças.



Qual a probabilidade de encontrar um dador compatível?

Considerando todas estas abordagens, aproximadamente 80% de todos os doentes têm, pelo menos, um potencial dador compatível.

Esta percentagem subiu significativamente (em 1991 era 41%) depois do esforço que foi feito mundialmente no recrutamento de dadores.

No entanto, é preciso notar que nem todos os doentes para os quais foi identificado um dador idêntico chegam à fase do transplante.



Pode um dador desistir do processo após saber que é compatível com um doente?

Um potencial dador com compatibilidade com um doente que necessite de transplante de medula pode por diversas razões retirar-se do processo. Como voluntário o dador não tem nenhuma obrigação legal. As decisões individuais serão sempre respeitadas.

Contudo, uma decisão tardia relativamente à desistência pode ter riscos muito graves para o doente. Uma mudança de atitude no final do processo pode ser fatal para um doente que aguarda pelo transplante de medula.

É perfeitamente natural que apareçam duvidas e hesitações ou mesmo recusas quando um dador é contactado mas logo que ponderados todos os prós e contras, deverá tomar uma decisão e saber que, se for alterada tardiamente, irá afectar não só o próprio mas também o doente.



Quem paga o processo da doação?

Todos os procedimentos médicos que envolvem a doação são cobertos pelo subsistema de saúde do doente, bem como as viagens e outros custos não médicos.

Os únicos custos que poderão vir a ser imputados ao dador são os referentes ao tempo que necessita despender no processo de doação.



Só se pode dar medula uma vez?

Não, a medula é um tecido que se regenera rapidamente, pelo que é possível fazer mais do que uma dádiva.







--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-17 22:50:46 (GMT)
--------------------------------------------------

AFERESE - Processo de separação de um componente específico do sangue.

AFERESE DE DADORES - Recolha de um componente específico do sangue (plasma ou um dos tipos de células sanguíneas), com o retorno dos restantes componentes do sangue ao dador.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-17 22:54:26 (GMT)
--------------------------------------------------

http://orbita.starmedia.com/paulorobertomedula/

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-17 23:00:49 (GMT)
--------------------------------------------------

http://orbita.starmedia.com/paulorobertomedula/

Sonia Heidemann
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 266
Grading comment
usei aloférese. De qq forma obrigado
The asker has declined this answer
Comment: usei aloférese. De qq forma obrigado