KudoZ home » English to Portuguese » Medical

dicortic notch

Portuguese translation: incisura dicrótica


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:dicortic notch
Portuguese translation:incisura dicrótica
Entered by: rhandler

18:15 Dec 28, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Medical
English term or phrase: dicortic notch
Tracks the pulse waveform so accurately the operator can actually see the dicortic notch, thereby providing increased confidence in the pulse signal validity.

Tradução do manual de um oxímetro. Não encontro "dicortic". Deve ser erro.
Andreia Silva
Portugal
incisura dicrótica
Explanation:
É um erro, efetivamente. A palavra é "dicrotic", assim definido pelo Webster's:

dicrotic (d kratik)
adj.
of or having a double pulse beat with each heart beat [a dicrotic artery]
dicrotism (-kre tizem)
n.

Em português, diz-se dicrótica, que o Houaiss define como "que apresenta dicrotismo", definido como "duplo batimento a cada sístole cardíaca".




--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-28 18:30:25 (GMT)
--------------------------------------------------

Alguns exemplos e referências:

Instalação de Cateter de Termodiluição - Procedimentos ...
... direito o cateter atinge a artéria pulmonar, cuja curva de pressão caracteriza-se por um aumento da pressão diastólica ea presença da incisura dicrótica. ...
www.medstudents.com.br/proced/swan-ganz/swan-ganz.htm

Efeitos da Rejeição na Reserva de Contratilidade do Enxerto ...
... A pressão sistólica final, expressa em milímetros de mercúrio (mmHg) do VE foi estimada através do valor obtido na incisura dicrótica do traçado do ...
www.epub.org.br/abc/6701/tjul5.htm

Nova pagina 1
... A ascensão da onda a ocorre antes do pulso carotideo e da primeira bulha; e o pico da onda v ocorre imediatamente após a incisura dicrótica do pulso ...
www.hcl.saude.gov.br/ada.htm
Selected response from:

rhandler
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2incisura dicróticarhandler
5 +2incisura dicrótica
José Antonio Azevedo
5 +1incisura dicrótica
ana claudia jorge


Discussion entries: 6





  

Answers


12 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
incisura dicrótica


Explanation:
É um erro, efetivamente. A palavra é "dicrotic", assim definido pelo Webster's:

dicrotic (d kratik)
adj.
of or having a double pulse beat with each heart beat [a dicrotic artery]
dicrotism (-kre tizem)
n.

Em português, diz-se dicrótica, que o Houaiss define como "que apresenta dicrotismo", definido como "duplo batimento a cada sístole cardíaca".




--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-28 18:30:25 (GMT)
--------------------------------------------------

Alguns exemplos e referências:

Instalação de Cateter de Termodiluição - Procedimentos ...
... direito o cateter atinge a artéria pulmonar, cuja curva de pressão caracteriza-se por um aumento da pressão diastólica ea presença da incisura dicrótica. ...
www.medstudents.com.br/proced/swan-ganz/swan-ganz.htm

Efeitos da Rejeição na Reserva de Contratilidade do Enxerto ...
... A pressão sistólica final, expressa em milímetros de mercúrio (mmHg) do VE foi estimada através do valor obtido na incisura dicrótica do traçado do ...
www.epub.org.br/abc/6701/tjul5.htm

Nova pagina 1
... A ascensão da onda a ocorre antes do pulso carotideo e da primeira bulha; e o pico da onda v ocorre imediatamente após a incisura dicrótica do pulso ...
www.hcl.saude.gov.br/ada.htm



    Webster's Electronic Dictionary
rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sormane Fitzgerald Gomes
8 hrs
  -> Obrigado, spgomes

agree  António Ribeiro
16 hrs
  -> Obrigado, António

12 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
incisura dicrótica


Explanation:
Fonte: Dicionário Médico Stedman Inglês-Português
27a. Edição

Você está certa, Andreia. O termo correto é "dicrotic notch", e não "dicortic notch". A incisura dicrótica é a queda aguda seguida de elevação nas curvas de pulso da pressão arterial após o pico sistólico, correspondendo à incisura do deslocamento da curva de pulso.

José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4976

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mayura Silveira
2 hrs
  -> Obrigado, Mayura.

agree  António Ribeiro
16 hrs

16 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
incisura dicrótica


Explanation:
Olá Andreia! De facto, há a troca de uma letra...tens razão!

Aqui está:
dicrotic notch - incisura dicrótica; pequeno desvio descendente no pulso arterial ou no contorno da pressão imediatamente após o fechamento das válvulas semilunares e precedendo a onda dicrótica, algumas vezes utilizado como marcador para o final da sístole ou período de ejecção.

In: Dorland (pocket) Dicionário Médico, Ed. 25, Roca

P.S. Já nasceu? Beijinhos

ana claudia jorge
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 118

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  António Ribeiro
16 hrs