KudoZ home » English to Portuguese » Medical

complexing

Portuguese translation: formando complexos

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:complexing
Portuguese translation:formando complexos
Entered by: xxxManzoni

11:14 Jan 13, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Medical / Quimica/Chemistry
English term or phrase: complexing
"The peptide bonds of protein react with the
copper II ions in alkaline solution to form a blue-violet complex (the
so-called biuret reaction), each copper ion complexing with 5 or 6 peptide
bonds."
xxxManzoni
Portugal
formando complexos
Explanation:
"As ligações peptídicas da proteína reagem com os íons de cobre II em solução alcalina para formar um complexo azul-violeta (a chamada reação do biureto), onde cada íon de cobre forma complexos com 5 ou 6 ligações peptídicas" [é a "complexação" - veja em http://www.uac.pt/~mmcosta/bq1_teoria_protocolos.htm]
http://www.poliuretanos.com.br/Cap6/61Introducao.htm
Selected response from:

Kathleen Goldsmith
Brazil
Grading comment
Thank you all for your help with this one!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +5formando complexos
Kathleen Goldsmith
5 +1conmplexando
lenapires
4complexado
CristinaPereira


  

Answers


13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
complexado


Explanation:
...complexado com 5 ou 6...

a quantidade de taninos complexada geralmente aumenta ...
www.dq.ua.pt/download/Compostos_fenolicos/ Compostos%20fenólicos%20do%20vinho%20tinto.pdf

..ou elemento presente numa amostra através de uma reacção química característica e ... que apresenta cores diferentes na forma livre e complexada, o que ...
zabrantes.no.sapo.pt/tres.doc - Resultado suplementar

Verifica-se que o boro é complexado pelos polióis e seus derivados que ...
azolla.fc.ul.pt/aulas/BiologiaCelular/ docs/Lenhinas_e_Polifenois.pdf

Boa sorte!

CristinaPereira
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 1687

13 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
conmplexando


Explanation:
Veja estas referências:
Intercuf - Growmaster Nitratos
... GROWMASTER CaB, é um fertilizante foliar tecnicamente produzido, complexando
o Boro ao Nitrato de Cálcio, o que permite excelente penetração e ...
www.intercuf.com.br/grownitratos.htm - 65k - Em cache - Páginas Semelhantes

"Splicing"
... última etapa de processamento do mRNA que, com o "cap" na extremidade 5' ea cauda
de poli A, na extremidade 3' vai para o citoplasma, onde, complexando-se com ...
www.virtual.epm.br/cursos/biomol/ transcri/html/splic.htm - 2k - Em cache - Páginas Semelhantes



--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-13 11:32:17 (GMT)
--------------------------------------------------

[PDF] Padr.o QUI - vers.o para Internet.p65
Formato de arquivo: PDF/Adobe Acrobat
... (valor: 4,0 pontos) c) Tratar a amostra com EDTA, que age complexando o íon Ca
2+ , inibindo assim a formação dos fosfatos; ou, utilizar uma chama de óxido ...
www.inep.gov.br/download/enc/2002/ padrao_resposta/quimica_2002.pdf - Páginas Semelhantes

cada ião de cobre complexando-se com 5 ou 6 ...

Espero que ajude

lenapires
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1369

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  perry: agree, complexando-se
11 mins
  -> Obrigado perry. Agora fico mais segura do termo.

23 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +5
formando complexos


Explanation:
"As ligações peptídicas da proteína reagem com os íons de cobre II em solução alcalina para formar um complexo azul-violeta (a chamada reação do biureto), onde cada íon de cobre forma complexos com 5 ou 6 ligações peptídicas" [é a "complexação" - veja em http://www.uac.pt/~mmcosta/bq1_teoria_protocolos.htm]
http://www.poliuretanos.com.br/Cap6/61Introducao.htm


    Reference: http://www.uac.pt/~mmcosta/bq1_teoria_protocolos.htm
    Reference: http://www.poliuretanos.com.br/Cap6/61Introducao.htm
Kathleen Goldsmith
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 101
Grading comment
Thank you all for your help with this one!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf
11 mins
  -> Thank you, Clauwolf!

agree  Henrique Serra: Another fly dies without even knowing what hit him... (Kathleen's rifle, of course)
23 mins
  -> Wow! Thank you, Henrique!

agree  Claudia da Matta: Good job, it's perfect.
6 hrs
  -> Thank you, Claudia!

agree  António Ribeiro
11 hrs
  -> Thank you, Antonio!

agree  rhandler
13 hrs
  -> Thanks rhandler!