KudoZ home » English to Portuguese » Medical

conformal

Portuguese translation: radioterapia tridimensional


19:36 Sep 30, 2001
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Medical
English term or phrase: conformal
conformal radiation is the utilization of high-dose external beam radiation
rosa
Portuguese translation:radioterapia tridimensional
Explanation:
Three Dimensional Conformal Radiation Therapy and Virtual Simulation offered by our State-of-the-Art Radiation Oncology Centers


EM PORTUGUÊS:

Embora tenha uso em muitas situações, a RADIOTERAPIA TRIDIMENSIONAL (CONFORMACIONAL) é aplicada mais frequentemente nos tumores da próstata.

A ENCARTA refere-se a CONFORMAL:

1. MATHEMATICS maintaining the same angles: used to describe a mathematical transformation that leaves the angles between intersecting curves unchanged

espero que os sites abaixo te ajudem

Vivian
Selected response from:

Vivian
United States
Grading comment
todas as respostas foram plenamente satisfatórias, agradeço a todas que responderam. a minha escolha foi baseada na explicação, que foi mais abrangente.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5radioterapia tridimensional
Vivian
5Irradiação conformacional
airmailrpl
4ConformacionalVeronica Ovadia


  

Answers


2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Conformacional


Explanation:
A radioterapia beneficiou-se, sobremaneira, com a utilização de softwares que possibilitam a realização de planejamentos computadorizados tridimensionais, a chamada radioterapia conformacional. Estes sistemas permitem que o médico defina com maior precisão o volume-alvo, bem como estruturas normais a serem irradiadas e, com isso, aumente as doses no tumor e restrinja ao máximo as doses nos tecidos saudáveis.

Veronica Ovadia
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Worklog: Both have simular answers, but i would use this one
10 hrs

disagree  Deolinda Neves: radioterapia "direcionada"
11 hrs

6 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Irradiação conformacional


Explanation:
Irradiação conformacional

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8799

16 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
radioterapia tridimensional


Explanation:
Three Dimensional Conformal Radiation Therapy and Virtual Simulation offered by our State-of-the-Art Radiation Oncology Centers


EM PORTUGUÊS:

Embora tenha uso em muitas situações, a RADIOTERAPIA TRIDIMENSIONAL (CONFORMACIONAL) é aplicada mais frequentemente nos tumores da próstata.

A ENCARTA refere-se a CONFORMAL:

1. MATHEMATICS maintaining the same angles: used to describe a mathematical transformation that leaves the angles between intersecting curves unchanged

espero que os sites abaixo te ajudem

Vivian


    Reference: http://ebroc.com/
    Reference: http://www.corradioterapia.com.br/radio3d.htm
Vivian
United States
PRO pts in pair: 194
Grading comment
todas as respostas foram plenamente satisfatórias, agradeço a todas que responderam. a minha escolha foi baseada na explicação, que foi mais abrangente.