KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

Tumor Registry

Portuguese translation: Registo Oncológico


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Tumor Registry
Portuguese translation:Registo Oncológico
Entered by: Marta Marques

04:26 Feb 16, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: Tumor Registry
All Hospital patients who are monitored by the Bone Marrow Transplant Annual Follow-up Clinic or by the Hospital ***Tumor Registry*** will be invited to take part in the study.
Lincoln Carvalho
Brazil
Registo Oncológico
Explanation:
Numa linguagem mais clínica utiliza-se este termo.
Selected response from:

Marta Marques
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +7Registo Oncológico
Marta Marques
5 +2(serviço de) registro de tumoresAntónio Ribeiro
5Departamento de Registo de Tumores
telefpro
4registro de pacientes com tumores
Roberto Cavalcanti
3registro hospitalar de câncer
Ketty Ortolani


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
tumor registry
(serviço de) registro de tumores


Explanation:
Eu diria assim, com uma opção entre parênteses.

--------------------------------------------------
Note added at 3 mins (2006-02-16 04:29:59 GMT)
--------------------------------------------------

*cadastro de tumores* - poderia ser outra opção.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 145

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lúcia Lopes
10 mins

agree  Tania Marques-Cardoso
7 hrs

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +7
tumor registry
Registo Oncológico


Explanation:
Numa linguagem mais clínica utiliza-se este termo.


    Reference: http://www.freipedro.pt/tb/141200/soc2.htm
Marta Marques
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  António Ribeiro: Concordo com a linguagem clínica mas, não é essa a linguagem do texto apresentado.
49 mins
  -> Mesmo não sendo, considero o termo mais usual. Fica ao critério do Lincoln.

agree  Claudio Mazotti: mais técnico com certeza
1 hr
  -> Obrigada, KlausinSP.

agree  Julieta Almeida
3 hrs
  -> Obrigada, Julieta.

agree  Marco Schaumloeffel
7 hrs
  -> Obrigada, Marco.

agree  AnaCarla
8 hrs
  -> Obrigada, Ana Carla.

agree  Roberto Cavalcanti
9 hrs
  -> Obrigada, Roberto.

agree  Madalena Ribeiro: É o da minha mãe também!
12 hrs
  -> Obrigada, Madalena. (bonito nome, é o da minha filha :0)

agree  raynsagalvao: Raynsa Galvao
10 days

9 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
tumor registry
registro hospitalar de câncer


Explanation:
Louisiana Tumor Registry (LTR): Mission Statement
The mission of the Louisiana Tumor Registry is to describe the burden of cancer in Louisiana by collecting complete and high quality cancer data and by compiling timely statistics so that data-driven, evidence-based cancer prevention and control programs can be implemented in the state to reduce cancer morbidity and mortality.
http://publichealth.lsuhsc.edu/tumorregistry/

REGISTRO HOSPITALAR DE CÂNCER - APRESENTAÇÃO
Um dos principais objetivos do Registro Hospitalar de Câncer é cadastrar todos os casos novos de câncer matriculados e a partir daí conhecer a assistência prestada a esses pacientes. Este conhecimento pode trazer melhorias significativas na atenção médica dispensada e ainda servir como fonte de informações para o planejamento administrativo da Instituição. Possibilita ainda um controle eficiente do seguimento dos pacientes atendidos, podendo contribuir na formação de profissionais de nível superior e técnico da Instituição e até mesmo na melhoria da qualidade do prontuário médico, utilizado como principal fonte de dados para o RHC.
A Portaria nº 3.535 de 02/09/98, do Ministério da Saúde, estabelece como um dos critérios para cadastramento de um hospital como Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) a implantação e manutenção do funcionamento do Registro Hospitalar de Câncer na Instituição.
No Estado de São Paulo, por atribuição da Secretaria de Estado da Saúde, através da Resolução SS 15, de 28/01/2000, cabe à Fundação Oncocentro a coordenação, reestruturação e processamento do Registro Hospitalar de Câncer.
Neste sentido a FOSP desenvolveu projeto com objetivo de reorganizar o Registro Hospitalar de Câncer no Estado de São Paulo, mantendo um banco de dados de pacientes com câncer de abrangência estadual.
Para tanto, trabalhou-se na criação de novos instrumentos de coleta de dados, na padronização de conceitos e rotinas para implantação e funcionamento do RHC e no desenvolvimento de um software, para processamento das informações distribuído a todos os hospitais nos quais o RHC se implanta.http://www.fosp.saude.sp.gov.br/html/rhc_sat.html
...

Os dados apresentados são os referentes à base estadual do Registro Hospitalar de Câncer, contemplando a somatória dos casos novos diagnosticados em 2.000 e 2.001. Inicialmente, porém, merecem ser pontuados alguns cuidados necessários quando da análise dos dados:
1. o RHC é um sistema dinâmico e predominantemente retrospectivo de coleta de dados. Desta forma, a base de dados, mesmo de períodos anteriores, pode aumentar a cada envio de registros pelos hospitais, o que é feito trimestralmente;
2. o RHC tem como base o registro de tumores; desta forma o total de registros acumulados diz respeito a tumores registrados, e não a pacientes. Apesar disto optamos por considerar a análise dos registros considerando-os como pacientes, pois 98,2% dos pacientes da base de dados apresentavam somente um tumor;
3. os dados do RHC dizem respeito somente aos casos novos registrados pelos hospitais que participam do projeto, não se prestando, desta forma, para eventuais cálculos ou estimativas de incidência de câncer. ...
http://www.fosp.saude.sp.gov.br/html/cd_rhc.html


Ketty Ortolani
Brazil
Native speaker of: Italian

13 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
tumor registry
registro de pacientes com tumores


Explanation:
opção

Roberto Cavalcanti
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 181

3 days12 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
tumor registry
Departamento de Registo de Tumores


Explanation:
Prefereria dizer assim

telefpro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish