KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

placodal

Portuguese translation: células do placode e placode ectodérmico


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:placodal
Portuguese translation:células do placode e placode ectodérmico
Entered by: Ivan Costa Pinto

13:39 Jan 4, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general) / medicine
English term or phrase: placodal
The potential for regulation of neural crest by placodal cells
supports a closer relationship between neural crest and placodal ectoderm ...
xxxLFRodrigue
células do placode e placode ectodérmico
Explanation:
Placode é o nome dado pelo Dicionário Médico Ilustrado Blakiston, ed.1970, Organização Andrei Editora Ltda., termos em português pelo Prof.Dr.Roberto Pessôa.

O termo placóide é empregado pelo Stedman como tradução de placode (English term).

O Dicionário Houaiss ignora placóide na Medicina, porém indica-o como relativo a elementos quadrados.

Perguntada, uma médica brasileira disse-me que empregaria placoidal.

Na Internet o termo placóide é o mais empregado.
Selected response from:

Ivan Costa Pinto
United States
Grading comment
Obrigada, Ivan!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1células do placode e placode ectodérmico
Ivan Costa Pinto
5de celulas placoides
5de celulas placoides
5de celulas placoides
5de celulas placoides
5de celulas placoides
4Células do placóide
Luciana Miquelino
4células neuroectodérmicas / da placa neural
P Forgas
4placoidal
Paulo Lopes


  

Answers


21 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
placoidal


Explanation:
Although Stedman's does not bring "placodal" as such in Portuguese, it does bring "placóide" (espessamento local em uma camada epitelial embrionária), from which the adjective "placodal" seems to be a good guestimate. I also found "placodal" in two entries in Spanish, if this is of any help. A search for "placoidal" will give you the weirdest (???) results.

Paulo Lopes
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

26 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Células do placóide


Explanation:
According to Stedman,
Placóide = espessmento local de uma célula embrionária; as células do placóide constituem habitualmente um grupo primordial, a partir do qual se desenvolve posteriormente um órgão ou estrutura.
I saw several hits for placóide in Google.com.

Luciana Miquelino
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
células neuroectodérmicas / da placa neural


Explanation:
Enquanto a notocorda se desenvolve, o ectoderma embrionário sobre ela se espessa para formar a placa neural. A formação da placa neural é induzida pela notocorda em desenvolvimento. O ectoderma da placa neural (denominado neuroectoderma) origina todo o sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal).

http://66.197.144.58/medworks/Fisiologia/estrutura_e_fisiolo...


Formação da crista neural

Com a fusão das pregas neurais para formar o tubo neural, células neuroectodérmicas migram ventrolateralmente para constituírem a crista neural, entre o ectoderma superficial e o tubo neural. A crista neural logo se divide em duas massas que dão origem aos gânglios sensitivos dos nervos cranianos e espinhais. As células da crista neural dão origem a várias outras estruturas.


http://www.google.com/search?q=cache:-TPzKRdas9YC:www.logic....

Felicidades P.

P Forgas
Brazil
Works in field
Native speaker of: Spanish
PRO pts in category: 36

9 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
células do placode e placode ectodérmico


Explanation:
Placode é o nome dado pelo Dicionário Médico Ilustrado Blakiston, ed.1970, Organização Andrei Editora Ltda., termos em português pelo Prof.Dr.Roberto Pessôa.

O termo placóide é empregado pelo Stedman como tradução de placode (English term).

O Dicionário Houaiss ignora placóide na Medicina, porém indica-o como relativo a elementos quadrados.

Perguntada, uma médica brasileira disse-me que empregaria placoidal.

Na Internet o termo placóide é o mais empregado.

Ivan Costa Pinto
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada, Ivan!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Antonio Azevedo
37 days

2 days 4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
de celulas placoides


Explanation:
placoides = um espessamento em forma de placa da ectoderma de embriões, da qual se desenvove uma estrutura definitiva


Native speaker of:

2 days 4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
de celulas placoides


Explanation:
placoides = um espessamento em forma de placa da ectoderma de embriões, da qual se desenvove uma estrutura definitiva


Native speaker of:

2 days 4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
de celulas placoides


Explanation:
placoides = um espessamento em forma de placa da ectoderma de embriões, da qual se desenvove uma estrutura definitiva


Native speaker of:

2 days 4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
de celulas placoides


Explanation:
placoides = um espessamento em forma de placa da ectoderma de embriões, da qual se desenvove uma estrutura definitiva


Native speaker of:

2 days 4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
de celulas placoides


Explanation:
placoides = um espessamento em forma de placa da ectoderma de embriões, da qual se desenvove uma estrutura definitiva


Native speaker of: