KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

foveolus

Portuguese translation: fovéola


21:08 Sep 20, 2007
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Medical - Medical (general) / gastric glands
English term or phrase: foveolus
The foveolus (gastric pit) of the stomach consists of an epithelium which is predominantly composed of mucous neck cells

Como no texto já está dito que o tal "foveolus" é a papila gástrica, não posso usar essa tradução. não encontrei nada em português...

alguém pode ajudar?

obrigada
angela
Portuguese translation:fovéola
Explanation:
depressão diminuta em alguma estrutura anatômica

concavidade diminuta que se forma em qualquer órgão

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2007-09-20 21:19:56 GMT)
--------------------------------------------------

Só complementando, encontrei o termo "fovéola" no Dicionário Houaiss.

--------------------------------------------------
Note added at 13 mins (2007-09-20 21:21:55 GMT)
--------------------------------------------------

Também pode ser "fóvea"
substantivo feminino
1 depressão em forma de taça
2 Derivação: por extensão de sentido. Rubrica: anatomia geral.
depressão existente em várias estruturas anatômicas, como nos ossos, cartilagens, e esp. na retina
Selected response from:

Elizabeth Braga
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4fovéolaElizabeth Braga
4foveoloMarlene Curtis


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
foveolo


Explanation:
"The pollen grains are (7)-9-colporated and the exotesta of the seed show foveolo-papilated cells. In the Mitracarpus species it was based on habit..."

--------------------------------------------------
Note added at 7 mins (2007-09-20 21:15:47 GMT)
--------------------------------------------------

Desculpe...

fovéolo

Sementes planoconvexas, castanho-escuras a nigrescentes, semi-elípticas, oblongas a obovais, de face dorsal microscopicamente fovéolo-papilada




Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1484

3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
fovéola


Explanation:
depressão diminuta em alguma estrutura anatômica

concavidade diminuta que se forma em qualquer órgão

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2007-09-20 21:19:56 GMT)
--------------------------------------------------

Só complementando, encontrei o termo "fovéola" no Dicionário Houaiss.

--------------------------------------------------
Note added at 13 mins (2007-09-20 21:21:55 GMT)
--------------------------------------------------

Também pode ser "fóvea"
substantivo feminino
1 depressão em forma de taça
2 Derivação: por extensão de sentido. Rubrica: anatomia geral.
depressão existente em várias estruturas anatômicas, como nos ossos, cartilagens, e esp. na retina


Elizabeth Braga
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Obrigada!