KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

dual x-ray absorptiometry

Portuguese translation: Densitometria óssea


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:dual x-ray absorptiometry
Portuguese translation:Densitometria óssea
Entered by: Salvador Scofano and Gry Midttun

20:58 Nov 18, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: dual x-ray absorptiometry
Este é um exame que avalia a composição corporal. Nao conheço o termo em Português, e também gostaria de saber como é feita essa avaliação.
BelMom
Brazil
Densitometria óssea
Explanation:
Veja:
Inglês:
http://en.wikipedia.org/wiki/Dual_energy_X-ray_absorptiometr...

e para o mesma expressão a tradução em Português:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Densitometria_óssea
Selected response from:

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Grading comment
Obrigada, amigos. O texto em inglês da Wikipedia me elucidou que este exame tambem avalia a composiçao corporal e conteudo de gordura - eu apenas conhecia como avaliador de densidade óssea. Isto me foi de grande ajuda. Sucesso para vocês!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3densitometria por absorção de raios-X de dupla energia
Teresa Borges
4 +2absortiometria de raios-X de dupla energia
Marcos Antonio
5Densitometria óssea
Salvador Scofano and Gry Midttun
4 +1absorciometria de raios X dupla
Ligia Dias Costa


Discussion entries: 2





  

Answers


1 min   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
absortiometria de raios-X de dupla energia


Explanation:
Sug.



- Palavras-chave: Impedância bioelétrica, absortiometria de raios-X de dupla energia, antropometria, massa livre de gordura, massa de gordura, DPOC. ...
www.alanrevista.org/ediciones/2005-2/analise_comparativa_co... - 14k -

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 403

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lúcia Leitão
58 mins
  -> Obrigado, Lúcia.

agree  Maria C Dias
20 hrs
  -> Obrigado, Maria Dias.

2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
absorciometria de raios X dupla


Explanation:
Utilização da Absorciometria de energia dupla de Raios-x (DEXA) na avaliação do índice de. massa corpórea. CENTRO. Centro de Tecnologia e Geociências ...
www.proext.ufpe.br/BEX 2005/Saude/Utilizacao.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 2 minutos (2008-11-18 21:00:52 GMT)
--------------------------------------------------

DeCS/2008 PortuguêsAbsorciometria de Feixe Único de Energia . Absorciometria por Raios X . Densitometria por Raios X . Medida de Absorção do Raio X de Dupla Energia . ...
trigramas.bireme.br/cgi-bin/mx/cgi=@1?collection...Diagnóstico%20Radiológico%20p... - 54k - Em cache - Páginas semelhantes
Nós e as RadiaçõesA correlação entre BMC-AU e BMC do antebraço determinada com absorciometria dupla de raios-X foi boa (r = 0887) e aquela entre BMC-AU com peso de cinza nas ...
www.shopping1.radiologico.nom.br/osteo/abstract.htm - 54k - Em cache - Páginas semelhantes
Boletim INFOSaudeA tomografia computadorizada quantitativa da coluna lombar, sem absorciometria dupla com raios-x, é um preditor independente de fraturas vertebrais ...
www.bibiff.cict.fiocruz.br/infosaude/refs07200301.htm - 27k - Em cache - Páginas semelhantes

Ligia Dias Costa
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 113

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marlene Curtis
4 mins
  -> Obrigada, Marlene

neutral  Joon Oh: 'absorciometria de raios x de energia dupla´ seria mais completa frase
27 mins
  -> Obrigada

13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
densitometria por absorção de raios-X de dupla energia


Explanation:
Diria assim...

Example sentence(s):
  • A densitometria por absorção de raios-X de dupla energia (DEXA), é atualmente considerada a técnica padrão-ouro para a medida da massa óssea, em função da sua precisão, duração, segurança e custo.

    Reference: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004...
Teresa Borges
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1124

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria Meneses
1 hr
  -> Obrigada!

agree  rhandler
2 hrs
  -> Obrigada!

agree  Alexandra Gouveia
14 hrs
  -> Obrigada, Alexandra!

47 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Densitometria óssea


Explanation:
Veja:
Inglês:
http://en.wikipedia.org/wiki/Dual_energy_X-ray_absorptiometr...

e para o mesma expressão a tradução em Português:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Densitometria_óssea

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1035
Grading comment
Obrigada, amigos. O texto em inglês da Wikipedia me elucidou que este exame tambem avalia a composiçao corporal e conteudo de gordura - eu apenas conhecia como avaliador de densidade óssea. Isto me foi de grande ajuda. Sucesso para vocês!