KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

X-ray contrast imaging

Portuguese translation: Radiografia por contraste


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:X-ray contrast imaging
Portuguese translation:Radiografia por contraste
Entered by: Sandra Baptista

23:00 Nov 20, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: X-ray contrast imaging
X-ray contrast imaging room
Sandra Baptista
Portugal
Radiografia por contraste
Explanation:
Creio que seja isso - injeta-se no paciente uma substância que interaja com os raios X de maneira diferente do corpo, para melhorar a visibilidade.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hora (2008-11-21 00:55:14 GMT)
--------------------------------------------------

Sandra, ao menos aqui no Brasil, parece que se usa "contraste" também para se referir à substância que provoca o efeito visual de contraste na radiografia:

http://www.anvisa.gov.br/DIVULGA/NOTICIAS/2004/020904.htm - "Suspensa venda de contraste radiológico suspeito de causar reações adversas graves"
Selected response from:

Bruno Parga
United States
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3Radiografia por contraste
Bruno Parga
4 +1visualização por contraste com raios X
Maria Meneses
4 +1radiografia com meio de contraste
Teresa Borges
4"sala com" sistema de diagnóstico por imagem gerada por raios-x
Marcos Antonio
4imagens radiográficas por contrasteMarlene Curtis


Discussion entries: 1





  

Answers


50 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
x-ray contrast imaging
radiografia com meio de contraste


Explanation:
Meio (produto ou substância) de contraste

Substância capaz de tornar visíveis, em radiologia, diversas estruturas do corpo por meio da produção de um contraste artificial. Este contraste pode ser opacificante, radiopaco (ex.: uma solução de sulfato de bário), por transparência (gás) ou misto (duplo contraste). Os meios de contraste são administrados por via oral, intracavitária ou parentérica. Os de uso parentérico à base de iodo são de dois tipos: iónicos (dissociação iónica do iodo) que são relativamente tóxicos e podem provocar reacções anafilácticas; não iónicos, de fraca toxicidade, mas de custo mais elevado.

Teresa Borges
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1124

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Artur Jorge Martins
14 hrs
  -> Obrigada pelo apoio e bom fim de semana...

52 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
x-ray contrast imaging
visualização por contraste com raios X


Explanation:
sug

Maria Meneses
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Artur Jorge Martins
14 hrs
  -> Do meio do Oceano, obrigada Artur

19 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
x-ray contrast imaging
Radiografia por contraste


Explanation:
Creio que seja isso - injeta-se no paciente uma substância que interaja com os raios X de maneira diferente do corpo, para melhorar a visibilidade.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hora (2008-11-21 00:55:14 GMT)
--------------------------------------------------

Sandra, ao menos aqui no Brasil, parece que se usa "contraste" também para se referir à substância que provoca o efeito visual de contraste na radiografia:

http://www.anvisa.gov.br/DIVULGA/NOTICIAS/2004/020904.htm - "Suspensa venda de contraste radiológico suspeito de causar reações adversas graves"

Bruno Parga
United States
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
14 mins
  -> Obrigado, Ralph!

agree  Isabel Maria Almeida
10 hrs
  -> Obrigado, Isabel!

agree  Maria C Dias
10 hrs
  -> Obrigado, Maria!

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
x-ray contrast imaging
imagens radiográficas por contraste


Explanation:
Ver as fotos em

http://www.google.com/search?hl=en&q=imagens de radiografia ...

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1484

11 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
x-ray contrast imaging
"sala com" sistema de diagnóstico por imagem gerada por raios-x


Explanation:
Sug.


Diria assim: Sala com sistema de diagnóstico por imagens geradas por raios-x


-Há uma entrada no Proz em que o termo "Ensemble™ Contrast Imaging" foi traduzido por "sistema de diagnóstico por imagem em contraste Ensemble™

- Imagens para Diagnóstico Médico Geradas por Raios-X. O. SCAR. K. URTZ. 1. 1. SISMED- Sistemas Médicos Comércio e Indústria Ltda. ...
www2.dcc.ufmg.br/laboratorios/npdi/workshop/wti2001/pdf/kurtz.pdf

- Radiografia: exame de diagnóstico por imagem, que utiliza raios-X, ... avaliação das estruturas de partes moles superficiais do sistema músculo-esquelético. ...
www.milton.com.br/esporte/saiba_mais/glossario.htm - 22k

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 403