International Translation Day 2017

Join ProZ.com/TV for a FREE event on September 26-27th celebrating International Translation Day! 50+ hours of content, Chat, Live Q&A & more. Join 1,000's of linguists from around the globe as ProZ.com/TV celebrates International Translation Day.

Click for Full Participation
KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

bulkier methionine side chain

Portuguese translation: a cadeia lateral mais robusta da metionina


19:04 Feb 9, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: bulkier methionine side chain
The bulkier methionine side chain confers drug resistance to the tumour cells by sterically hindering the access of TKIs to the ATP binding site.
CicaBarth
Portuguese translation:a cadeia lateral mais robusta da metionina
Explanation:
O carbono α também é ligado a um hidrogênio e a uma cadeia lateral, que é representada pela letra R. O grupo R determina a identidade de um aminoácido específico

http://pt.wikipedia.org/wiki/Proteína
Selected response from:

Adriana Baldino
Brazil
Grading comment
Obrigada, Neves!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +5a cadeia lateral mais robusta da metioninaAdriana Baldino
4 +4cadeia lateral mais volumosa da metionina
Ricardo Dannemann
4 +2cadeia lateral mais extensa de metionina
Marcos Antonio


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +5
a cadeia lateral mais robusta da metionina


Explanation:
O carbono α também é ligado a um hidrogênio e a uma cadeia lateral, que é representada pela letra R. O grupo R determina a identidade de um aminoácido específico

http://pt.wikipedia.org/wiki/Proteína

Adriana Baldino
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 11
Grading comment
Obrigada, Neves!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Henrique Moreira
5 mins

agree  Maria Filipe
7 mins

agree  rhandler
40 mins

agree  felidaevampire: Esta e aquela. :)
10 hrs

agree  Humberto Ribas
1 day12 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
cadeia lateral mais volumosa da metionina


Explanation:
The term "volumosas" would suit this context in a more appropriate fashion.

Example sentence(s):
  • A elevada estabilidade destes três compostos – comparativamente aos demais derivados que possuíam um grupo metila ou etila na mesma posição – pode ser devida ao efeito estérico causado pelas suas cadeias mais volumosas.

    Reference: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-93322008000300004&...
Ricardo Dannemann
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 15

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Artur Jorge Martins
1 hr

agree  Marcelo Lino: Impedimento estérico: Obstáculo a aproximação entre reagentes, ou a movimento molecular, causado pelo volume espacial ocupado por átomo (ou grupo de átomos) de uma molécula, e que resulta em dificuldade ou interdição de reação ou de processo químico.
2 hrs

agree  Christina Paiva
7 hrs

agree  felidaevampire: Aquela e esta. :)
8 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
cadeia lateral mais extensa de metionina


Explanation:
Sug.


Como se trata de uma cadeia diria assim - cadeia lateral mais extensa de metionina.


- Esses resultados indicam que a cadeia lateral mais extensa aumenta a atividade dessas bis-lactonas. Pertenece a: BDTD Ibict ...
biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/id/33946407.html - 33k

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 403

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria Amorim: Concordo
10 mins
  -> Obrigado, Maria Amorim

agree  Cristiana Veleda
22 mins
  -> Obrigado, Cristina